Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5834
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Agnes Barbosa da | - |
dc.date.available | 2024-08-08 | - |
dc.date.available | 2024-08-12T15:20:53Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-09 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Agnes Barbosa da. Considerações sobre escolhas de arcadas, região de arco e dinâmicas: compassos 42-56 do 1° movimento do concerto do No° 4 para violino em ré maior e W.a Mozart, por vencedores do Menuhin. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5834 | - |
dc.description.abstract | This study aims to elucidate and highlight diverse nuances of performances through an interpretative analysis of the first movement of Wolfgang Amadeus Mozart's Concerto No. 4 in D Major, based on presentations by winners of the Menuhin Competition in their respective years. The literature review presents analytical criteria related to bowing techniques, articulation, and dynamics in specific passages. Mozart's violin concertos notably stand out for their stylistic complexity, showcasing exceptional technical mastery and a profound understanding of the expressive and idiomatic characteristics of the instrument. This comparative analysis seeks to meticulously explore both the intrinsic similarities and divergences in the performance choices of laureates in the Menuhin Violin Competition. By considering both the technical-musical aspects and the interpretative nuances of the winners, the aim is to discern distinctive elements that led to their achievements in this highly esteemed competitive arena. In summary, this research reveals diverse possibilities regarding the interpretations of the winners, subtly expanding the cognitive understanding for the execution of Concerto No. 4, KV218. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Análise Interpretativa | pt_BR |
dc.subject | Concertos de Mozart | pt_BR |
dc.subject | Concurso Menuhin | pt_BR |
dc.subject | Escolhas de Interpretação | pt_BR |
dc.subject | Interpretive Analysis | pt_BR |
dc.subject | Mozart concerts | pt_BR |
dc.subject | Menuhin Competition | pt_BR |
dc.subject | Interpretation Choices | pt_BR |
dc.title | Considerações sobre escolhas de arcadas, região de arco e dinâmicas: compassos 42-56 do 1° movimento do concerto do No° 4 para violino em ré maior e W.a Mozart, por vencedores do Menuhin. | pt_BR |
dc.title.alternative | Considerations on arcade choices, bow region and dynamics: bars 42-56 of the 1st movement of the No. 4 concerto for violin in D major and W.a Mozart, by Menuhin winners. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-12T15:20:53Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Soares, Bárbara Bianca Carvalho | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7147536200590014 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Soares, Bárbara Bianca Carvalho | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7147536200590014 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Jouk, Igor | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2960827762323362 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Krastanova, Miroslava Trykova | - |
dc.description.resumo | Este trabalho busca elucidar e apontar diversidades de performances através da análise interpretativa sobre o primeiro movimento do Concerto N° 4 em Ré Maior de Wolfgang Amadeus Mozart, com base em apresentações de vencedores do Concurso Menuhin em seus respectivos anos. Por meio da revisão de literatura, são apresentados critérios para análise no que refere às arcadas, articulação e dinâmica em determinados compassos. Os concertos para violino de Mozart, notadamente se destacam pela complexidade estilística que evidencia um domínio técnico ímpar e uma compreensão profunda das características expressivas e idiomáticas do instrumento. A presente análise comparativa tem por objetivo explorar meticulosamente as semelhanças e divergências intrínsecas às escolhas de performances dos laureados na Menuhin Violin Competition. Ao considerar tanto os aspectos técnico-musicais quanto as nuances interpretativas dos vencedores, busca-se discernir elementos distintivos que culminaram em suas conquistas nesse cenário competitivo de elevada estima. Em suma, a presente pesquisa encontrou possibilidades diversas no que diz respeito às interpretações dos vencedores, demonstrando e ampliando, de maneira sutil, a compreensão cognitiva para a execução do Concerto N° 4 KV218. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | COOK, N. Mudando o objeto musical:: abordagens para a análise da performance. Música em Contexto, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 7–32, 2007. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/11022 FLESCH, Carl. The Art of Violin Playing. Nova York. Carl Flesch, Inc., 1924. RATNER, Leonard G. Classic Music, expression, form and style, 1980. 1985. PADOVANI, Bruna. Estruturas discursivas nos concertos para violino de Mozart: uma análise tópica . 2019. Universidade de São Paulo. ROSEN, Charles; TEMERSON, Catherine. Plaisir de jouer, plaisir de penser. Eshel, 1993. SALLES, Mariana Isdebski. Arcadas e golpes de arcos: a questão da técnica violinítisca no Brasil: proposta de definição e classificação de arcadas e golpes de arco. 2° edição/ Mariana Isdebski Salles - Brasília : Thesaurus, 2004. SILVA, Lilian Maria Pereira da et al. Extratos do tratado sobre os princípios fundamentais para tocar violino de Leopold Mozart: tradução e análise. 2014. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6623 MARQUES, Henrique de O. Dicionário de termos musicais Inglês, Francês, Italiano, Alemão, Português. 2a edição. Lisboa: Editorial Estampa, 1996. MOZART, Leopold; A treatise on the Fundamental Principles of Violin Playing.Tradução: Editha Knocker. New York: Oxford University Press, 1948.______ ; Versuch einer grundlichen Violinschule. Deutschen Nationalbibliothek: Bärenreiter, 2009. MOZART, Leopold. Versuch einer gründlichen Violinschule. Auspurg, 1756 https://menuhincompetition.org/about/ https://emcy.org/competitions/menuhin-competition/ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Considerações sobre escolhas de arcadas, região de arco e dinâmicas compassos 42-56 do 1° movimento do concerto do No° 4 para violino em ré maior e W a Mozart por vencedores do Menuhin.pdf | Arquivo principal | 11,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.