Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5813
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Geovane Felipe Oliveira de | - |
dc.date.available | 2024-07-25T15:52:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Geovane Felipe Oliveira de. Tecnologia assistiva como recurso didático para alunos com deficiência visual no ensino de geometria euclidiana. 2024. 35 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5813 | - |
dc.description.abstract | This work seeks to contribute to the teaching of mathematics to visually impaired students by the use of assistive technology that can be used as a teaching resource in the teaching of Euclidean geometry. used as a didactic resource in the teaching of Euclidean geometry. problem was: how low-cost materials can be applied as technology for visually impaired students in the teaching of Euclidean geometry? geometry? The general objective was to analyze the application of technology to help visually impaired students in the process of teaching and learning Euclidean geometry. process of teaching and learning Euclidean geometry. The methodology was qualitative, and the choice of this methodology is justified by the need to the need to investigate and understand educational phenomena from the perspective of the participant, in order to identify their needs in relation to the use of assistive technology in the teaching of Euclidean geometry. The research strategy was exploratory research, which in turn was used to collect information about the participant's educational needs and to develop the low-cost assistive technology resource. Case case study was used because this research was carried out with a 19-year-old blind participant blind participant who had recently graduated from elementary school. At the end of the study, after applying the Assistive Technology, there was an improvement in the visually impaired participant's perceptions and understanding of the of the visually impaired participant in the teaching and learning process of Euclidean geometry Keywords: Geometry. Assistive Technology. Visual impairment. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia assistiva | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Geometry | pt_BR |
dc.subject | Assistive technology | pt_BR |
dc.subject | Visual impairment | pt_BR |
dc.title | Tecnologia assistiva como recurso didático para alunos com deficiência visual no ensino de geometria euclidiana | pt_BR |
dc.title.alternative | Assistive technology as a teaching resource for visually impaired students teaching Euclidean geometry | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-25T15:52:10Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Jorge de Menezes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4086151519369862 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Thaís Melo dos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6110810672703820 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Gracineide Carvalho de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0252948211517577 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho busca contribuir com o ensino da matemática para alunos com deficiência visual abordando o uso de tecnologia assistiva que possa ser usada como recurso didático no ensino da geometria euclidiana, o problema de pesquisa foi: como os materiais de baixo custo pode ser aplicado como tecnologia assistiva para alunos com deficiência visual no ensino de geometria euclidiana? Tendo como objetivo geral analisar a aplicação de Tecnologia Assistiva de baixo custo que auxilie os alunos com deficiência visual no processo de ensino e aprendizagem de geometria euclidiana. A metodologia desenvolveu se em cunho qualitativo, a escolha dessa metodologia se justifica pela necessidade de investigar e compreender os fenômenos educacionais sob a perspectiva do participante, a fim de identificar suas necessidades em relação ao uso da tecnologia assistiva no ensino da geometria euclidiana. A estratégia de investigação foi a pesquisa exploratória, que por sua vez, foi utilizada para coletar informações sobre as necessidades educacionais do participante e para desenvolver o recurso em tecnologia assistiva de baixo custo. Utilizou-se o estudo de caso pois esta pesquisa foi realizada com um participante cego de 19 anos recém-formado no ensino básico. Ao final do estudo, após a aplicação da Tecnologia Assistiva notou se uma melhora nas percepções e no entendimento do participante com deficiência visual no processo de ensino e aprendizagem da geometria euclidiana Palavras-Chave: Geometria. Tecnologia Assistiva. Deficiência Visual. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | BARBOSA, Paula Marcia. O Ensino da Geometria. Monografia de Pós-Graduação, Rio de Janeiro: ISEP, 2003. BERNARDO, Fábio Garcia; GARCEZ, Wagner Rohr; DOS SANTOS, Rodrigo Cardoso. Recursos e metodologias indispensáveis ao ensino de matemática para alunos com deficiência visual. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 9, n. 1, 2019. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Tecnológica. Biodisel. 2006. Disponível em http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/cartilha_biodiesel.pdf. Acesso em 25 de janeiro de 2011 e 10 de março de 2015. CORRÊA. A. EXPLORANDO O GEOPLANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. UNIJUI. 2017. FERNANDES, S. H. A. A.; HEALY, L. Ensaio sobre a inclusão na Educação Matemática. Unión. Revista Iberoamericana de Educación Matemática – UNION, Federación Iberoamericana de Sociedades de Educación Matemática – FISEM, v. 10, p. 59-76, 2007 FERRONATO, Rubens. A construção de instrumento de inclusão no ensino de matemática. Dissertação. Universidade Federal de Santa Catarina – Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção. Florianópolis, 2002. GALVÃO FILHO, T. A. et al. Conceituação e estudo de normas. In: BRASIL, Tecnologia Assistiva. Brasília: CAT/SEDH/PR, 2009, p. 13-39. GIL, A. COMO ELABORAR PROJETOS DE PESQUISA. et al. 4 edição, São Paulo, Editora ATLAS S.A 2002. HELENA, M. GEOMETRIAS EUCLIDIANA E NÃO EUCLIDIANAS: ASPECTOS HISTÓRICOS E REFLEXÕES SOBRE SEU ENSINO in: IX SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO RIO DE JANEIRO, 2020. LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Livros didáticos: obstáculos verbalistas e substancialistas ao aprendizado da ciência química. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. v. 74, n. 177, p. 309-334. Brasília, 1993. MANZINI, E. J. Tecnologia assistiva para educação: recursos pedagógicos adaptados. In: Ensaios pedagógicos: construindo escolas inclusivas. Brasília: SEESP/MEC, p. 82-86, 2005. MELCHOR, Maria Celina. O sucesso escolar através da avaliação e da recuperação. Novo Hamburgo: s.ed., 1998. MENDES. Iran Abreu; BRITO, Arlete de Jesus; CARVALHO, Dione Lucchesi; MIGUEL, antônio; História da Matemática em atividades didáticas; Editora Livraria da Fisica, 2009 MIACHEL, G. O CONHECIMENTO PRÉVIO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS ESTRELAS. Revista Latino-Americana de Educação em 33 Astronomia, São Carlos (SP), n. 12, p. 7–29, 2011. DOI: 10.37156/RELEA/2011.12.007. Disponível em: https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/161. Acesso em: 6 mar. 2023. MINISTÉRIO DA SAÚDE. PORTARIA Nº 3.128, DE 24 DE DEZEMBRO DE 2008 Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Regulamentação de artigos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/pessoa-com deficiencia/acoes-e-programas/regulamentacao-de-artigos-da-lei-brasileira-de inclusao-da-pessoa-com deficiencia#:~:text=A%20Lei%20Brasileira%20de%20Inclus%C3%A3o,visando %20a%20sua%20inclus%C3%A3o%20social PANTOJA CORRÊA, J. N.; BRANDEMBERG, J. C. Tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de matemática em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 22, p. 34–54, 2020. DOI: 10.30938/bocehm.v8i22.4176. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4176. Acesso em: 6 mar. 2023. SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C.F.; LUCIO M.P.B. Metodologia de Pesquisa 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Matemática | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tecnologia assistiva como recurso didático para alunos com deficiência visual no ensino de geometria euclidiana.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.