Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5793
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Matos, Rayza Jhennifer Soares de | - |
dc.date.available | 2024-07-10 | - |
dc.date.available | 2024-07-15T16:35:47Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-27 | - |
dc.identifier.citation | Matos, Rayza Jhennifer Soares de. Literatura Amazonense em libras uma experiência com estudantes ouvintes no ensino médio. 2024. 25f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5793 | - |
dc.description.abstract | The main objective of this article is to analyze the use of Amazonian literature, specifically legends translated into Brazilian Sign Language, with hearing students in secondary school. We understand the importance of working with Amazonian literature in a different way, using Libras so that we can socialize knowledge. To this end, we used legends adapted into sign language using images and signs. We will bring in authors such as Cosson (2006), Paulinho (2010), Sicsú (2013), Vinente (2023), Strobel (2008) e Mourão (2012), among others who highlight literature and sign language. As a methodology, we will use qualitative research based on the selection of Amazonian literature to be explored in the classroom with high school students, considering the dialectological approach method, which aims to analyze the reality of literature teaching and propose possibilities for presenting the narratives of the Amazonian imaginary in Libras from an inclusive perspective and valuing the Deaf Community. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura Amazonense | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | Literatura Amazonense em LIBRAS uma experiência com estudantes ouvintes no Ensino Médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Amazonian Literature in LIBRAS an experience with hearing students in high school | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-15T16:35:47Z | - |
dc.creator.ID | 702.873.872-83 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Amoedo, Francisca Keila | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2195704246610177 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Amoedo, Francisca Keila | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2195704246610177 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Castro, Franklin Roosevelt Martins de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3551399005240673 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Azevedo, Marlon Jorge Silva de | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/2798510567572411 | pt_BR |
dc.description.resumo | A temática desenvolvida neste artigo traz como objetivo principal analisar o uso da literatura amazonense, especificamente as lendas com tradução para Língua Brasileira de Sinais com estudantes ouvintes no Ensino Médio. Entendemos a importância de trabalhar a literatura amazonense de forma diferenciada, utilizando a Libras para que possamos socializar os conhecimentos. Para este fim, foram utilizadas lendas adaptadas para a língua de sinais por meio de imagens e sinais. Traremos autores como Cosson (2006), Paulinho (2010), Sicsú (2013), Vinente (2023), Strobel (2008) e Mourão (2012), dentre outros que destacam a literatura e a língua de sinais. Como metodologia, utilizaremos a pesquisa qualitativa a partir da seleção de literaturas amazonenses a serem exploradas em sala de aula com alunos do ensino médio, considerando o método de abordagem dialetológico, o qual pretende analisar a realidade do ensino da literatura e propor possibilidades de apresentar as narrativas do imaginário amazônico em Libras numa perspectiva inclusiva e valorização da Comunidade Surda. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | AUSUBEL, D. P., Novak, J. D., Hanesian, H. (1980). Psicologia educacional. 2ed., Rio de Janeiro: Interamericana. 625p. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017. COELHO, Maria do Carmo Pereira. As narrações da cultura indígena da Amazônia: lendas e histórias. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, São Paulo, 2003. COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006. FREIRE; Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo, editora Paz e terra, 25° ed. 2002 GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GOWIN, D. B. (1981). Educating. Ithaca, N.Y.: Cornell University Press. 210 p. KARNOPP, Lodenir. Literatura surda. Santa Catarina: CEE/UFSC, 2008. LEITE, Letícia de Sousa; GUIMARÃES, Lúrian Kézia Leite. A Literatura Surda e sua contribuição na formação de sujeitos críticos. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, n. 6, Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia/CEPAE, 2014. NOVAK, J. D. & Gowin, D, B. (1988). Aprendendo a aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. 212p. 2020 PAULINO, Graça. Saramago na Pedagogia: Leitura literária e seu uso docente. In: MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei Teodoro. Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Ed. UFMG, p. 404-416, 2010. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez Editora, 2017. SICSÚ, Delma Pacheco. O imaginário em narrativas da literatura infantojuvenil amazonense. Dissertação (Mestrado em Letras e artes) – Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2013. STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. 3. ed. Florianópolis: UFSC, 2013. SOUZA, Márcio. A literatura no Amazonas: as letras na pátria dos mitos. São Paulo: Revista Poligramas, 2008. SOUZA. Marcio. A expressão amazonense – do colonialismo ao neocolonialismo. Manaus. Editora Valer, 2003. VINENTE, Erick Pantoja. As lendas regionais amazônicas em Língua Brasileira de Sinais por meio da percepção surda. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade do Estado do Amazonas, Parintins, 2023. | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Literatura Amazonense em LIBRAS uma experiência com estudantes ouvintes no Ensino Médio.pdf | 885,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.