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http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5791
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lima, Beatriz Freitas de | - |
dc.date.available | 2024-07-11 | - |
dc.date.available | 2024-07-15T15:56:29Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-24 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Beatriz Freitas de.Saberes culturais amazônicos como recursos pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem. 2023. 55f. TCC (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5791 | - |
dc.description.abstract | This Course Completion Work entitled Amazonian Cultural Knowledge as Pedagogical Resources in the Teaching-Learning Process aimed to understand the extent to which Amazonian cultural knowledge can constitute pedagogical resources in the teaching-learning process in a Children's Educational Center, located in peasant territory. The research is based on authors such as: Arroyo (1999) Geertz (1989), Tardif (2012), Molina; Sá (2012), Ghedin; Borges (2007) Silva et.al (2018), among others who corroborated for a deeper understanding of the theme. The research work was constituted by the qualitative bias, presenting dialectical materialism as an approach and as a type of field research, having as research subject a teacher of the II period of the Centro Educacional Infantil “Claudir Carvalho” in the Santa Maria Community in the glebe of Amazon Village. For data collection, the semi-structured interview technique was used, starting from four questions. The technique of observation and workshop was also carried out. Finally, the study concludes with the result of data analysis based on the principle that culture plays a very important role in the teaching-learning process, where the teacher contributes to education as he values the knowledge produced and the identity of the field using the constitution of resources. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo na Amazônia | pt_BR |
dc.subject | Saberes Culturais Amazônicos | pt_BR |
dc.subject | Recursos Pedagógicos | pt_BR |
dc.subject | Ensino Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Saberes culturais amazônicos como recursos pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title.alternative | Amazonian cultural knowledge as pedagogical resources in the teaching and learning process | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-15T15:56:29Z | - |
dc.creator.ID | 039.532.922-18 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Simone Souza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5176094890954618 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Simone Souza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5176094890954618 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Vasconcelos, Georgina Terezinha Brito de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9048233991419879 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Albarado, Edilson da Costa | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4984362527208200 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Saberes Culturais Amazônicos como Recursos Pedagógicos no Processo de Ensino Aprendizagem visou compreender em que medida os saberes culturais amazônicos podem se constituir recursos pedagógicos no processo de ensino aprendizagem em um Centro Educacional Infantil, localizado em território camponês. A pesquisa fundamenta-se em autores, tais como: Arroyo (1999) Geertz (1989), Tardif (2012), Molina; Sá (2012), Ghedin; Borges (2007) Silva et.al (2018), dentre outros que corroboraram para uma compressão mais aprofundada da temática. O trabalho de investigação constituiu-se pelo viés qualitativo, apresentando como abordagem o materialismo dialético e como tipo uma pesquisa de campo, tendo como sujeito da pesquisa uma professora do II período do Centro Educacional Infantil “Claudir Carvalho” na Comunidade Santa Maria na gleba de Vila Amazônia. Para a coleta de dados, utilizou-se da técnica de entrevista semiestruturada, partindo de quatro perguntas. Realizou-se ainda a técnica de observação e oficina. Por fim, o estudo conclui-se com o resultado da análise dos dados partindo do princípio de que a cultura tem um papel muito importante no processo de ensino aprendizagem, onde o professor contribui para a educação à medida que valoriza os saberes produzidos e a identidade do campo utilizando-se do constituir de recursos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | ARROYO e FERNANDES, Miguel Gonzalez Arroyo e Bernardo Mançano Fernandes. A educação básica e o movimento social do campo: Articulação Nacional por uma Educação Básica do Campo, Brasília, 1999. BÍBLIA SAGRADA. Edição Pastoral. Cristal. Campanha Nacional de doação de bíblias. Editora Paullus, São Paulo, 1990. BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares - Conselho Escolar e o respeito e a valorização do saber e da cultura do estudante e da comunidade, V.3, Brasília, 2004. BRASIL. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Resolução 01/2002 do CNE/CEB, n°1, Brasília, 2002. CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo. In: Dicionário da Educação do Campo. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Expressão Popular. Rio de Janeiro, São Paulo, 2012. CAMPOS, Raimundo Sidnei dos Santos. 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dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
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