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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrito Filho, Lázaro Araújo de-
dc.date.available2024-07-09-
dc.date.available2024-07-10T17:03:47Z-
dc.date.issued2023-09-09-
dc.identifier.citationBRITO FILHO, Lázaro Araújo de. Sequência didática no ensino de biologia um estudo sobre a compreensão dos conceitos de Membrana Plasmática e sua aplicação prática. 2023. 49f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5784-
dc.description.abstractGiven the persistent challenges in the field of Science Education, especially in Biology Teaching, it is necessary to adopt innovative teaching approaches that encourage students to think critically, produce knowledge, and relate content to their own realities. One of these approaches is the use of a Didactic Sequence (SD). The general objective of this study was to evaluate the learning process of the "Plasma Membrane" content through the application of a DS in a 1st year class of the Technical Course in Agriculture at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas - Campus Parintins. The research was based on the pedagogical principles proposed by Carvalho (2013) and Silveira (2020). Therefore, a didactic sequence was created that began with an initial assessment to assess students' prior knowledge about the plasma membrane. Then, activities were carried out that evaluated teaching and the creation of didactic models. Finally, an assessment was made of what was learned during classes using didactic models, in order to identify the different types of cells. The results indicated the importance of diversifying teaching tools to promote more effective learning, reaching a greater number of students. This emphasizes the need for educators to reflect on their practices and plan their pedagogical actions in order to overcome limitations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectMembrana Plasmáticapt_BR
dc.titleSequência didática no ensino de biologia um estudo sobre a compreensão dos conceitos de Membrana Plasmática e sua aplicação práticapt_BR
dc.title.alternativeDidactic sequence in biology teaching a study on understanding the concepts of Plasma Membrane and its practical applicationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-10T17:03:47Z-
dc.creator.ID2843068274pt_BR
dc.contributor.advisor1Castro, Naimy Farias de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5988655555615359pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Naimy Farias de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5988655555615359pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Joeliza Nunes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3983892958051440pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Adailtom Moreira da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9899572378161625pt_BR
dc.description.resumoDiante dos desafios persistentes no campo da Educação em Ciências, especialmente no Ensino de Biologia, torna-se necessário adotar abordagens inovadoras de ensino que incentivem os alunos a pensarem criticamente, a produzirem conhecimento, e a relacionarem os conteúdos com suas próprias realidades. Uma dessas abordagens é a utilização de uma Sequência Didática (SD). O objetivo geral deste estudo foi avaliar o processo de aprendizagem do conteúdo "Membrana Plasmática" por meio da aplicação de uma SD em uma turma de 1° ano do Curso Técnico em Agropecuária no Instituto Federal De Educação Ciência E Tecnologia Do Amazonas - Campus Parintins. A pesquisa se fundamentou nos princípios pedagógicos propostos por Carvalho (2013) e Silveira (2020). Assim, foi elaborado uma sequência didática que começou com uma avaliação inicial para avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre a membrana plasmática. Em seguida, foi conduzido atividades que avaliaram o ensino e a criação de modelos didáticos. Por fim, foi feito uma avaliação do que foi aprendido no decorrer nas aulas utilizando os modelos didáticos, a fim de identificar os diferentes tipos de células. Os resultados indicaram a importância de diversificar as ferramentas de ensino para promover uma aprendizagem mais eficaz, alcançando um número maior de alunos. Isso enfatiza a necessidade de os educadores refletirem sobre suas práticas e planejarem suas ações pedagógicas de forma a superar limitações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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