Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5779
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, José Paulo Oliveira da | - |
dc.date.available | 2024-07-09 | - |
dc.date.available | 2024-07-10T16:41:14Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, José Paulo Oliveira da. Provérbios: uma análise a partir do olhar do ator-encenador sobre o espetáculo “Culto das Primícias”. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5779 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to analyze the process of construction of the performative show “Culto das primícias” from the perspective of the actor-director and the creative process for the state of performance, using the research method proposed by SALLES (1998) in criticism of the creative process. Fortin’s (2010) ethnography and auto-ethnograghy are also present as a methodological process of descriptive research, where the artist's own reports mix with the scene, contributing to the state of performance of the show. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Criações | pt_BR |
dc.subject | Ator | pt_BR |
dc.subject | Encenador | pt_BR |
dc.subject | Homossexual | pt_BR |
dc.subject | Performativo | pt_BR |
dc.subject | Creation | pt_BR |
dc.subject | Actor | pt_BR |
dc.subject | Director | pt_BR |
dc.subject | Homosexual | pt_BR |
dc.subject | Performative | pt_BR |
dc.title | Provérbios: uma análise a partir do olhar do ator-encenador sobre o espetáculo “Culto das Primícias” | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-10T16:41:14Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Soares, Taciano Araripe | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4359059295155712 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Soares, Taciano Araripe | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4359059295155712 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Dias , Wellington Douglas dos Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3191786586059664 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Souza, Madirson Francisco | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de construção do espetáculo performativo “Culto das primícias” a partir do olhar do ator-encenador e o processo criativo para o estado de atuação, usando o método de investigação proposto por SALLES (1998) na crítica do processo criativo. A etnografia e a auto-etnografia de Fortin (2010) também se faz presente como processo metodológico da pesquisa descritiva, onde os relatos do próprio artista se misturam com a cena contribuindo para o estado de atuação do espetáculo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | BOGAS FRAGA, A; BENEVIDES, B; LARRAT, S. Mortes e violências contra LGBTI+ no Brasil: Dossiê 2021. Florianópolis, SC: Acontece, ANTRA, ABGLT, 2022. BOGART, Anne. A preparação do diretor: sete ensaios sobre arte e teatro. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. BARBA, Eugenio. Queimar a casa: origens de um diretor. São Paulo: Perspectiva, 2010. BROOK, Piter. A porta aberta: reflexões sobre a interpretação e o teatro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. CORNAGO, Óscar. Atuar “de verdade”: a confissão como estratégia cênica. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, n. 13, p. 99-111, setembro, 2009. FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005 FORTIN, Sylvie. Contribuições possíveis da etnografia e da auto-etnografia para a pesquisa na prática artística. Cena, [S.L.], n. 7, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cena/article/view/11961. Acessado: entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024. SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP: Annablume, 1998. SOARES, Taciano Araripe. Bionarrativas Cênica: dispositivos de comoção em obras do Ateliê 23. 2021. Orientadora: Deolinda Catarina França de Vilhena. 228 f. il. Tese (Dourado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, 2021. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Teatro | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Provérbios _ uma análise a partir do olhar do ator-encenador sobre o espetáculo _Culto das Primícias_.pdf | arquivo principal | 1,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.