DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5779
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, José Paulo Oliveira da-
dc.date.available2024-07-09-
dc.date.available2024-07-10T16:41:14Z-
dc.date.issued2024-02-07-
dc.identifier.citationSILVA, José Paulo Oliveira da. Provérbios: uma análise a partir do olhar do ator-encenador sobre o espetáculo “Culto das Primícias”. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5779-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the process of construction of the performative show “Culto das primícias” from the perspective of the actor-director and the creative process for the state of performance, using the research method proposed by SALLES (1998) in criticism of the creative process. Fortin’s (2010) ethnography and auto-ethnograghy are also present as a methodological process of descriptive research, where the artist's own reports mix with the scene, contributing to the state of performance of the show.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriaçõespt_BR
dc.subjectAtorpt_BR
dc.subjectEncenadorpt_BR
dc.subjectHomossexualpt_BR
dc.subjectPerformativopt_BR
dc.subjectCreationpt_BR
dc.subjectActorpt_BR
dc.subjectDirectorpt_BR
dc.subjectHomosexualpt_BR
dc.subjectPerformativept_BR
dc.titleProvérbios: uma análise a partir do olhar do ator-encenador sobre o espetáculo “Culto das Primícias”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-10T16:41:14Z-
dc.contributor.advisor1Soares, Taciano Araripe-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4359059295155712pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Taciano Araripe-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4359059295155712pt_BR
dc.contributor.referee2Dias , Wellington Douglas dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3191786586059664pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Madirson Francisco-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de construção do espetáculo performativo “Culto das primícias” a partir do olhar do ator-encenador e o processo criativo para o estado de atuação, usando o método de investigação proposto por SALLES (1998) na crítica do processo criativo. A etnografia e a auto-etnografia de Fortin (2010) também se faz presente como processo metodológico da pesquisa descritiva, onde os relatos do próprio artista se misturam com a cena contribuindo para o estado de atuação do espetáculo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBOGAS FRAGA, A; BENEVIDES, B; LARRAT, S. Mortes e violências contra LGBTI+ no Brasil: Dossiê 2021. Florianópolis, SC: Acontece, ANTRA, ABGLT, 2022. BOGART, Anne. A preparação do diretor: sete ensaios sobre arte e teatro. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. BARBA, Eugenio. Queimar a casa: origens de um diretor. São Paulo: Perspectiva, 2010. BROOK, Piter. A porta aberta: reflexões sobre a interpretação e o teatro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. CORNAGO, Óscar. Atuar “de verdade”: a confissão como estratégia cênica. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, n. 13, p. 99-111, setembro, 2009. FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005 FORTIN, Sylvie. Contribuições possíveis da etnografia e da auto-etnografia para a pesquisa na prática artística. Cena, [S.L.], n. 7, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cena/article/view/11961. Acessado: entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024. SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP: Annablume, 1998. SOARES, Taciano Araripe. Bionarrativas Cênica: dispositivos de comoção em obras do Ateliê 23. 2021. Orientadora: Deolinda Catarina França de Vilhena. 228 f. il. Tese (Dourado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, 2021.pt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqTeatropt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Provérbios _ uma análise a partir do olhar do ator-encenador sobre o espetáculo _Culto das Primícias_.pdfarquivo principal1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.