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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSampaio, Kiara Henrique-
dc.date.available2024-06-10-
dc.date.available2024-06-12T19:07:27Z-
dc.date.issued2024-02-23-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Kiara Henrique. Metodologias Ativas no ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II em uma escola de várzea de Parintins-AM. 2024. 27f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5743-
dc.description.abstractThis article aims to analyze how active methodologies can contribute to teaching Portuguese language to Elementary School II students in a school in the floodplain area. The specific objectives are: to verify whether active methodologies are present in Portuguese language classes at a floodplain school. Show the importance of using active methodologies in Portuguese language classes. Propose a pedagogical workshop to students using active methodologies. It is based on authors who carry out studies on Active Learning Methodologies such as Lilian Bacich (2018), Soares (2021). In addition to authors who talk about teaching and LP such as Irandé Antunes (2003) and Marcuschi (2002). About rural education Arroyo and Fernandes (1999). Freire (2015) with the pedagogy of autonomy, and others. The main methodology used was qualitative, which included analysis of interviews with teachers and a questionnaire with students, presented in a descriptive way. The important results obtained were about the presence and importance of using active methodologies in teaching Portuguese in elementary school II in a floodplain school. And the positive result of a workshop using the gamification tool, where they were able to learn through an educational game, whose aim was to make them active, participatory and engaged in the class.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectEscolas de Várzeapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental.pt_BR
dc.titleMetodologias Ativas no ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II em uma escola de várzea de Parintins-AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-06-12T19:07:27Z-
dc.creator.ID029.372.692-22pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ribeiro, Edinelza Macedo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5385395813417606pt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Maria Celeste de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3114420279943977pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Maria Celeste de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3114420279943977pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Luís Alberto Mendes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2662595655188770pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Simone Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5176094890954618pt_BR
dc.description.resumoEste artigo objetiva analisar de que forma as metodologias ativas podem contribuir para o ensino de Língua Portuguesa de alunos do Ensino Fundamental II em uma escola da área de várzea. Os objetivos específicos foram: verificar se as metodologias ativas estão presentes nas aulas de Língua Portuguesa de uma escola de várzea. Mostrar a importância de utilizar as metodologias ativas nas aulas de Língua Portuguesa. Propor uma oficina pedagógica aos alunos utilizando as metodologias ativas. A pesquisa está embasada em autores que realizam estudos acerca das Metodologias Ativas de Aprendizagem, como Lilian Bacich (2018), Soares (2021), além de autores que falam sobre ensino de Língua Portuguesa como Irandé Antunes (2003) e Marcuschi (2002); sobre educação do campo Arroyo e Fernandes (1999); Freire (2015) com a pedagogia da autonomia, e outros. A principal metodologia utilizada foi a de ordem qualitativa, a qual contou com análise de entrevistas com professores e questionário com alunos, apresentados de forma descritiva e fundamentada. Os resultados obtidos descrevem acerca da presença e importância do uso das metodologias ativas no ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental II em escola de várzea. E o resultado positivo de uma oficina com utilização da ferramenta gamificação, onde eles puderam aprender por meio de um jogo educativo, cujo intuito era torná-los ativos, participativos e engajados na aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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