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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTakeda e Silva, Cecília Harumi-
dc.date.available2024-04-26-
dc.date.available2024-04-30T15:48:36Z-
dc.date.issued2022-09-02-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5676-
dc.description.abstractProduce type 2 diabetes mellitus educational technology for adults and the elderly. Methods: Methodological research carried out in two stages: literature review and construction of the first version of the guide. Results: In the literature review, a synthesis of 10 articles was obtained; From the analysis, 10 generating themes emerged, which constituted the structure of the guide. The first version of the guide entitled “The guide to Type 2 Diabetes Mellitus: information on self-care for adults and the elderly” has 44 pages and is organized into 17 topics: summary, presentation, “what is Type 2 Diabetes Mellitus?”, classification of Diabetes, causes of type 2 Diabetes Mellitus, “how does type 2 Diabetes Mellitus act?”, complications of type 2 Diabetes Mellitus, signs and symptoms of type 2 Diabetes Mellitus, pharmacological treatment, glycemic control, healthy eating, physical exercise, care feet, support net and glycemic control sheet, final words and references. Conclusion: The literature review made it possible to synthesize the knowledge necessary for the construction of educational technology on type 2 diabetes mellitus for adults and the elderly. Evidence-based production thus emerges as a strategy to be applied by nursing professionals to build educational technologiespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiabetes mellitus tipo 2pt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectType 2 diabetes mellituspt_BR
dc.titleTecnologia educacional sobre diabetes mellitus tipo 2 para adultos e idosos: produção baseada em evidênciaspt_BR
dc.title.alternativeEducational technology on type 2 diabetes mellitus for adults and the elderly: evidence-based productionpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-30T15:48:36Z-
dc.contributor.advisor-co1Teixeira, Elizabeth-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6939587645193038pt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Darlisom Sousa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5657330710281879pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Darlisom Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5657330710281879pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Fernanda Farias de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5428039351010359pt_BR
dc.contributor.referee3Reis, Leonardo Naves dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3465295062173197pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5952020719900537pt_BR
dc.description.resumoProduzir uma tecnologia educacional diabetes mellitus tipo 2 para adultos e idosos. Métodos: Pesquisa metodológica realizada em duas etapas: revisão da literatura e construção da primeira versão do guia. Resultados: Na revisão da literatura obteve-se uma síntese de 10 artigos; da análise emergiram 10 temas geradores, que constituíram a estrutura do guia. A primeira versão do guia intitulado “ O guia sobre Diabetes Mellitus tipo 2: informações sobre autocuidado para adultos e idosos” possui 44 páginas e está organizado em 17 tópicos: sumário, apresentação, “o que é Diabetes Mellitus tipo 2?”, classificação do Diabetes, causas do Diabetes Mellitus tipo 2, “como o Diabetes Mellitus tipo 2 age?”, complicações do Diabetes Mellitus tipo 2, sinais e sintomas do Diabetes Mellitus tipo 2, tratamento farmacológico, controle glicêmico, alimentação saudável, exercício físico, cuidado com os pés, rede de apoio e folha de controle glicêmico, palavras finais e referências. Conclusão: A revisão de literatura possibilitou a síntese do conhecimento necessário para a construção da tecnologia educacional sobre diabetes Mellitus tipo 2 para adultos e idosos. A produção baseada em evidências emerge, assim, como estratégia a ser aplicada pelos profissionais de enfermagem para a construção de tecnologias educacionaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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