Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5670
Título: | O letramento em saúde na produção científica da enfermagem brasileira: revisão integrativa da literatura |
Título(s) alternativo(s): | Health literacy in Brazilian nursing scientific production: integrative literature review |
Autor(es): | Sena, Juliane Cruz de |
Orientador(es): | Ferreira, Darlisom Sousa |
Palavras-chave: | Letramento em saúde;Literacia em saúde;Alfabetização em saúde;Cultura em saúde;Health literacy |
Data do documento: | 29-Ago-2023 |
Editor: | Universidade do Estado do Amazonas |
Resumo: | Sintetizar a produção científica da enfermagem brasileira sobre o letramento em saúde. Método: Revisão Integrativa de Literatura, realizada em seis etapas, no período de maio a julho de 2023, nas bases de dados Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrievel System Online, Base de dados de Enfermagem e Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud, com os descritores: “Letramento em Saúde”, “Literacia em Saúde”, “Alfabetização em Saúde”, “Cultura em Saúde” e “Cultura sobre Saúde” e recorte temporal de 2016 a 2022. Resultados: A amostra desta revisão foi composta por 39 publicações, principalmente entre 2022 e 2021 (51,2%). Os resultados foram estruturados a partir dos seguintes temas: 1) Letramento em Saúde e às Doenças Crônicas Não Transmissíveis; 2) Letramento em Saúde e os Determinantes sociais; e 3) Instrumentos para a mensuração do Letramento em Saúde: Tradução, Adaptação e Validação. Conclusão: O estudo permitiu sintetizar as evidências científicas da enfermagem brasileira sobre o Letramento em Saúde, assim, atingindo o objetivo proposto. Possibilitando, ainda, a ampliação da discussão sobre a temática, e impulsionando estudos com o objetivo de preencher as lacunas encontradas |
Abstract: | Sintetizar la producción científica de la enfermería brasileña sobre alfabetización en salud. Método: Revisión Integrativa de la Literatura, realizada en seis etapas, de mayo a julio de 2023, en las bases de datos de América Latina y el Caribe en Ciencias de la Salud, Medical Literature Analysis and Retrievel System Online, Base de Datos de Enfermería e Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud, con la descriptores: “Alfabetización en Salud” y “Cultura en Salud” y marco temporal de 2016 a 2022. Resultados: La muestra para esta revisión consistió en 39 publicaciones, principalmente entre 2022 y 2021 (51,2%). Los resultados fueron estructurados a partir de los siguientes temas: 1) Alfabetización en Salud y Enfermedades Crónicas No Transmisibles; 2) Alfabetización en Salud y Determinantes Sociales; y 3) Instrumentos para medir la Alfabetización en Salud: Traducción, Adaptación y Validación. Conclusión: El estudio permitió sintetizar las evidencias científicas de la enfermería brasileña sobre Alfabetización en Salud, alcanzando así el objetivo propuesto. Posibilitando también la ampliación de la discusión sobre el tema, y promoviendo estudios con el objetivo de llenar los vacíos encontrados |
URI: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5670 |
Aparece nas coleções: | ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O letramento em saúde na produção científica da enfermagem brasileira - revisão integrativa da literatura.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.