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dc.contributor.authorEleutério, Sabrina Gomes-
dc.date.available2024-04-01-
dc.date.available2024-04-04T15:00:19Z-
dc.date.issued2024-02-21-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5607-
dc.description.abstractSlacklining is considered an adventure body practice (PCA) that uses a nylon tape stretched between two fixed points, allowing the practitioner to walk and perform various maneuvers, requiring balance and concentration. Due to the interaction of this practice, the objective of this study is to carry out a search for productions current literature on the corporal practice of slackline adventure in education school physics, specifically in public schools, aiming to understand comprehensive contribution, implementation and challenges associated with introduction of slackline in this educational context. The study was carried out using a bibliographical research with a qualitative approach, using databases PUBMED electronics, Capes Periodicals and Google Scholar tool. The inclusion criteria adopted were articles and monographs in Portuguese, free access and full text available, from 2017 to 2023. Works that were not aligned with the research objectives were excluded. It was observed that slackline contributes to motor development, balance and student coordination. In addition to the physical benefits, practicing slacklining it also has notable impacts on students' mental health. Despite your importance, teachers often face obstacles such as limitations structures, lack of adequate materials and need for continued training, which make it difficult to insert these practices into classes. Therefore, it becomes necessary understand education in its historical context as a way of seeking transformative solutions to the concrete challenges faced in the area, especially when it comes to introducing new content, in the case of practices of the slacklinept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas corporaispt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectSlacklinept_BR
dc.subjectBody practicespt_BR
dc.titleSlackline como prática corporal de aventura na educação física escolar: uma pesquisa bibliográficapt_BR
dc.title.alternativeSlackline as an adventurous body practice in school physical education: a bibliographical researchpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-04T15:00:19Z-
dc.contributor.advisor1Mota, Vanderlan Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0615265009524070pt_BR
dc.contributor.referee1Mota, Vanderlan Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0615265009524070pt_BR
dc.contributor.referee2Amaral, Sheila Moura do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2703151994157776pt_BR
dc.contributor.referee3Barbosa, Diego Grasel-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0489798681630229pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6651014699656370pt_BR
dc.description.resumoO slackline é considerado uma prática corporal de aventura (PCA) que utiliza uma fita de nylon esticada entre dois pontos fixos, permitindo que o praticante ande e realize diversas manobras, exigindo equilíbrio e concentração. Devido a interação dessa prática, o objetivo desse estudo é realizar uma busca das produções bibliográficas atuais acerca da prática corporal de aventura slackline na educação física escolar, especificamente em escolas públicas, visando compreender de maneira abrangente a contribuição, a implementação e os desafios associados à introdução do slackline nesse contexto educacional. O estudo realizou-se mediante uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, utilizando as bases de dados eletrônicos PUBMED, Portal Periódicos da Capes e a ferramenta Google Acadêmico. Os critérios de inclusão adotados foram artigos e monografias em língua portuguesa, de acesso livre e com texto completo disponível, no período de 2017 a 2023. Foram excluídos os trabalhos que não estavam alinhados com os objetivos da pesquisa. Observou-se que o slackline contribui para o desenvolvimento motor, equilíbrio e coordenação dos estudantes. Além dos benefícios físicos, a prática do slackline também exerce impactos notáveis na saúde mental dos estudantes. Apesar da sua importância, os professores frequentemente enfrentam obstáculos, como limitações estruturais, falta de materiais adequados e necessidade de formação continuada, que dificultam a inserção dessas práticas nas aulas. Logo, torna-se necessário compreender a educação em seu contexto histórico como uma maneira de buscar soluções transformadoras para os desafios concretos enfrentados na área, especialmente quando se trata da introdução de novos conteúdos, no caso da prática do slacklinept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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