DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5592
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorImbiriba, Matheus Figueira-
dc.date.available2024-03-26-
dc.date.available2024-03-25T15:47:54Z-
dc.date.issued2023-10-27-
dc.identifier.citationIMBIRIBA, Matheus Figueira. Eventos de divulgação científica como espaços não formais de educação em Tefé no Amazonas. 2023. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5592-
dc.description.abstractNon-formal Education spaces are environments suitable for organizing recreational activities and that stimulate learning in different ways. These spaces routinely organize events aimed at Scientific Dissemination, a lighter way of passing on scientific information to a wider audience without segregation. These events provide access to scientific information that is often only shared by its communicators, and with this, an even larger audience becomes aware of certain knowledge, be they adults or children. This research has the guiding objective of analyzing the educational contributions of Scientific Dissemination Events in non-formal spaces in line with Formal Education, carried out with two groups of students from the 5th year of elementary school at the Escola Estadual Professor Isidoro Gonçalves de Souza, in Tefé, in Amazonas, this being a research with a methodological organization of quantitative and qualitative aspects, where participant observation and action research were also carried out, approaches that served as a fundamental pillar for obtaining the results. Data collection was carried out through classroom observations, and during the collection process, knowledge leveling activities took place with the students. To obtain more concrete data, individual interviews were also carried out with each student, in addition to a final display with the knowledge they obtained during the scientific events. To complement this analysis, a questionnaire was administered to the teachers in charge of the classes to find out their perceptions about the use of non-formal spaces for teaching and learning Science. With the data collected and analyzed, it was possible to conclude that there is significant educational potential in scientific events, even outside nonformal spaces, since their impacts go far beyond, promoting great discoveries and debates, including within the classroom. Keywords: Science Teaching, Methodologies, Teaching, Learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino, Aprendizagempt_BR
dc.subjectEspaços não formaispt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectTeaching learningpt_BR
dc.subjectNon-formal spacespt_BR
dc.subjectScientific disseminationpt_BR
dc.titleEventos de divulgação científica como espaços não formais de educação em Tefé no Amazonaspt_BR
dc.title.alternativeScience communication events as non-formal educational spaces in Tefé, Amazonas statept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-25T15:47:54Z-
dc.contributor.advisor1Souza, Luciane Lopes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8792951478804488pt_BR
dc.contributor.referee1Aguiar, José Vicente de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9130080603912569pt_BR
dc.contributor.referee2Cavalcante, Kátia Viana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2715253110435470pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7865253358305367pt_BR
dc.description.resumoOs espaços não formais de Educação são ambientes propícios para a organização de atividades lúdicas e que estimulam o aprendizado de maneiras distintas. Estes espaços organizam corriqueiramente eventos que visam a Divulgação Científica, uma maneira mais leve de repassar informações científicas a um público mais amplo e sem segregações. Estes eventos oportunizam o acesso à informação científica que muitas vezes ficam apenas entre seus comunicadores, e com isso, um público ainda maior passa a ser conhecedor de determinado saber, sejam eles adultos ou crianças. Esta pesquisa tem como objetivo norteador analisar as contribuições educacionais dos Eventos de Divulgação Científica em Espaços não formais em consonância à Educação Formal, realizada com duas turmas de estudantes do 5° ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professor Isidoro Gonçalves de Souza, em Tefé, no Amazonas, sendo esta uma pesquisa de organização metodológica das vertentes quantitativa e qualitativa, onde realizou-se, ainda, a observação participante e a pesquisa-ação, abordagens estas que serviram como pilar fundamental para a obtenção dos resultados. A coleta de dados foi realizada por meio das observações em sala de aula, sendo que durante o percurso de coleta, aconteceram atividades de nivelamento de conhecimentos com os estudantes. Para a obtenção de dados mais concretos, foram realizadas, também, entrevistas individuais com cada estudante, além de uma mostra final com os conhecimentos obtidos por eles durante os eventos científicos. Para complemento desta análise, aplicou-se um questionário com as professoras titulares das turmas para saber quais suas percepções sobre a utilização de espaços não formais para o ensino e aprendizagem das Ciências. Com os dados coletados e analisados, foi possível concluir que há um significativo potencial educacional nos eventos científicos, mesmo fora dos espaços não formais, uma vez que os seus impactos vão muito além, promovendo grandes descobertas e debates, inclusive dentro da sala de aula. Palavras-chave: Ensino de Ciências, Metodologias, Ensino, Aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmica em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
dc.relation.referencesALBAGLI, Sarita. Divulgação científica: informação científica para cidadania. Ciência da informação, v. 25, n. 3, 1996. ALMEIDA, A. J. M. DE, & SUASSUNA, D. M. F. DE A. A formação da consciência ambiental e a escola. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 15, 2012. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2929. Acesso em: 24 de jul. 2023. ARAÚJO, Glauce Barros Santos Sousa et al. Os espaços não-formais de aprendizagem e sua contribuição para a construção de conhecimentos integrados. In: STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães et al. (org.). Espaços não formais de ensino: potencializando a aprendizagem. Lageado: UNIVATES, 2020. p. 110-118. BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. 1. ed. 5. reimp. Rio de Janeiro: Contraponto. 1996 (2005). 315p. BARBOSA, Cláudia dos Santos et al. O potencial didático-pedagógico presente nos espaços não formais da comunidade Punã, Uarini/AM. 2022. BRAGA, Cristiane Nogueira. Eventos científicos como estratégia de aproximação de jovens da ciência. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE A JUVENTUDE BRASILEIRA (5.: 2012: RECIFE – PE). Anais online. Recife: UFPE, 2012. p.1-11. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília: MEC, 2017. 595p. BRITES, Maria José; AMARAL, Inês; SILVA, Marisa Torres da. Literacias cívicas e críticas: refletir e praticar. 2019. BUENO, Wilson da Costa. Jornalismo Científico: Conceitos e Funções. Ciência e Cultura, 37(9), setembro de 1985. BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Científica e Divulgação Científica: Aproximações e Rupturas conceituais. Inf. Inf., Londrina, v. 15, n.esp., p. 1-12, 2010. CARIBÉ, Rita de Cássia do Vale. "Comunicação científica: reflexões sobre o conceito." Informação & Sociedade: Estudos; v. 25, n. 3 (2015); 89-104 24.2 (2015): 104-89. CASCAIS, Maria das Graças Alves; TERÁN, Augusto Fachín. Educação formal, informal e não formal na educação em ciências. Ciência em tela, v. 7, n. 2, p. 1-10, 2014. CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista brasileira de educação, p. 89-100, 2003. DA GLÓRIA GOHN, Maria. Educação não formal, aprendizagens e saberes em processos participativos. Investigar em educação, v. 2, n. 1, 2014. DE CASTRO MOREIRA, Ildeu. A inclusão social e a popularização da ciência e tecnologia no Brasil. Inclusão social, v. 1, n. 2, 2006. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A.; PERNAMBUCO, M.M. Ensino de Ciências: Fundamentos e métodos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2018. 285p. DIFUSÃO. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2020. Disponível em: < https://www.dicio.com.br/difusao/ >. Acesso em: 27/10/2022. DISSEMINAÇÃO. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2020. Disponível em: < https://www.dicio.com.br/disseminacao/ >. Acesso em: 27/10/2022. DIVULGAÇÃO. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2020. Disponível em: < https://www.dicio.com.br/divulgacao/ >. Acesso em: 27/10/2022. DOS REIS, Esterline Félix et al. A importância da Feira Estadual de Ciências para a Divulgação Científica em Roraima. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 3, n. 2, p. 206-219, 2020. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23ª ed. - São Paulo: autores associados: Cortez, 1989. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 46.ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2013.146p. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 57.ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2014. 258p. GHEDIN, Leila Márcia et al. A pedagogia de projetos como um caminho para a alfabetização científica de estudantes por meio das feiras de ciências da educação básica nos municípios de São Luiz do Anauá e Alto Alegre no Estado de Roraima. 2013. GRANDI, Luziene Aparecida; MOTOKANE, Marcelo Tadeu. O potencial pedagógico do trabalho de campo em ambientes naturais: o ensino de biologia sob a perspectiva da enculturação científica. Educere-Revista da Educação da UNIPAR, v. 12, n. 1, 2012. JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Em Extensão, vol.7, n.1, 5 nov. 2008. LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010. LORENZETTI, L. DELIZICOV, D. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. ENSINO – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 03, n. 1, junho de 2001 MACIEL, Hiléia Monteiro; FACHÍN-TERÁN, Augusto. O potencial pedagógico dos espaços não formais da cidade de Manaus. Curitiba: CRV, 2013. MAGALHÃES, Cíntia; DA SILVA, Evanilda; GONÇALVES, Carolina. A interface entre alfabetização científica e divulgação científica. Revista Areté| Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 5, n. 9, p. 14-28, 2012. MARANDINO, Martha. Faz sentido ainda propor a separação entre os termos educação formal, não formal e informal?. Ciência & Educação (Bauru), v. 23, p. 811-816, 2017. MÓNICO, Lisete S. et al. A Observação Participante enquanto metodologia de investigação qualitativa. In: Congresso Ibero-americano di Investigación Cualitativa, 6., 2017, Salamanca (Espanha). Papers. Salamanca: Atas CIAIQ, 2017. p. 724 – 733. MOTTA-ROTH, Désirée; SCHERER, Anelise Scotti. Popularização da ciência: a interdiscursividade entre ciência, pedagogia e jornalismo. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 11, p. 164-189, 2016. NAVAS, Ana Maria. Concepções de popularização da ciência e da tecnologia no discurso político: impactos nos museus de ciências. São Paulo: sn, 2008. PIAGET, Jean. O trabalho por equipes na escola. Tradução de Luiz G. Feiure. Revista de Educação–Diretoria do Ensino do Estado de São Paulo set/dez, 1936. PICHETH, S.F.; CASSANDRE, M.P.; THIOLLENT, M.J.M. Analisando a pesquisa-ação à luz dos princípios intervencionistas: um olhar comparativo. Educação, Porto Alegre, v. 8, n. esp. (supl.), s3 - s13, dezembro/2016. PIVELLI, Sandra Regina Pardini; KAWASAKI, Clarice Sumi. Análise do potencial pedagógico de espaços não formais de ensino para o desenvolvimento da temáticada biodiversidade e sua conservação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5., Bauru, 2005. Anais. Bauru, p. 674, 2005. PROETTI, Sidney. As pesquisas qualitativa e quantitativa como métodos de investigação científica: Um estudo comparativo e objetivo. Revista Lumen-ISSN: 2447-8717, v. 2, n. 4, 2018. QUEIROZ, Ricardo et al. A caracterização dos espaços não formais de educação científica para o ensino de ciências. Revista Areté| Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 4, n. 7, p. 12-23, 2017. REIS, J. A Divulgação da Ciência e o ensino. Ciência & Cultura, São Paulo: SBPC, v. 16, n 4, 1964. RODRIGUES, Maria Waldiana Sousa; DOS SANTOS, Francílio de Amorim. OFICINA DE MATERIAL RECICLÁVEL COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. Revista Form@ re-Parfor/UFPI, v. 7, n. 2, 2019. SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2000. 142 p. SANTOS; SCHNETZLER, R. P. Ciência e educação para a cidadania. In: CHASSOT, A.; OLIVEIRA, J. R. de. Ética e cultura na educação. São Leopoldo: Unisinos, 1998. SÃO TIAGO, S. Divulgação Científica e Educação; Divulgação Científica e sociedade. TV Escola Salto para o futuro. Rio de Janeiro: abril, 2010. SCHUNK, Patricia Batista. Aulas-Passeio na educação infantil: explorando o meio e aprendendo na prática. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 1, p. 3462-3471, 2020. SIANI, Sergio Ricardo; CORREA, Dalila Alves; LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Fenomenologia, método fenomenológico e pesquisa empírica: o instigante universo da construção de conhecimento esquadrinhada na experiência de vida. Revista de Administração Unimep, v. 14, n. 1, p. 166-219, 2016. TOLENTINO-NETO, L. C. B.; POSSEBON, N. B. Ciências nos anos iniciais: contexto brasileiro e possibilidades. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 9., 2013, Girona/Espanha: Anais, CIIDIC, 2013. p. 569 – 573. TRINDADE, D. K. dos S.; ARAÚJO, A. da S.; SILVA, A. T. da; SANTOS, D. de S.; SILVA, H. R.; FONSECA, R. R. de A. A importância das metodologias alternativas no ensino de ciências. Research, Society and Development, v. 11, n. 16, p. e530111638639, 2022. VIEIRA, Valéria; BIANCONI, Maria Lúcia; DIAS, Monique. Espaços não-formais de ensino e o currículo de ciências. Ciência e Cultura, São Paulo, n. 4, Oct./Dec. 2005. WAGENSBERG, J. Museu pra criança ver (e sentir, tocar, ouvir, cheirar e conversar). IN MASSARANI, L (Org). Ciência e criança: a divulgação científica para o público infantojuvenil. Rio de Janeiro: Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz, 2008. XAVIER, Jhonatan; GONÇALVES, Carolina. A relação entre a divulgação científica e a escola. Revista Areté| Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 7, n. 14, p. 182-189, 2014.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:PPGECA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eventos de divulgação científica como espaços não formais de educação em Tefé no Aamzonas.pdf3,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.