DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5575
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCorrêa, Pablo Amaral-
dc.date.available2024-03-15T17:41:50Z-
dc.date.issued2024-02-22-
dc.identifier.citationCORRÊA, Pablo Amaral. A utilização da matemática no desenvolvimento do exercício físico. 2024. 62 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5575-
dc.description.abstractIntroduction: Mathematics is part of people's daily lives, but many are unaware of its applicability and importance. Therefore, we propose a study that would understand mathematics and its applicability in the development of physical exercises. General objective: Understand how mathematics is applied in physical exercise for the best development of muscular hypertrophy. Methodology: Qualitative research, exploratory strategy and field research. Research subjects were three practitioners of the sport of bodybuilding. The research was carried out in a gym, in which the subjects performed 17 exercises on machines and free weights, and all phases were recorded. Results: 402 angles were found, 56% of these angles were obtuse and 37% acute, in addition to finding other mathematics subjects. Final considerations: The research highlights the interconnection between mathematics and the practice of physical exercise, reinforcing the understanding that mathematics is intrinsically present in different aspects of everyday life and stimulating mathematical thinking beyond the classroom environment, permeating the experience of human being. Keyword: Mathematics; Physical exercise; Angles.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectExercício físicopt_BR
dc.subjectÂngulospt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectPhysical exercisept_BR
dc.subjectAnglespt_BR
dc.titleA utilização da matemática no desenvolvimento do exercício físicopt_BR
dc.title.alternativeThe use of mathematics in the development of physical exercisept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-15T17:41:50Z-
dc.contributor.advisor1Amorim Neto, Alcides de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2095519556544958pt_BR
dc.contributor.referee1Pinheiro, Alexandra Salerno-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0794699583715542pt_BR
dc.contributor.referee2Fragata, Andrea Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2479117443442790pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: A matemática faz parte da vida diária dos indivíduos, porém muitos desconhecem a sua aplicabilidade e sua importância. Assim propõe-se o estudo que compreendesse a matemática, a sua aplicabilidade no desenvolvimento dos exercícios físicos. Objetivo geral: Compreender como a matemática se aplica no Exercício físico para o melhor desenvolvimento da hipertrofia muscular. Metodologia: Pesquisa do tipo qualitativa, estratégia exploratória e pesquisa de campo. Sujeitos da pesquisas três praticantes do esporte da musculação. A pesquisa foi realizada em uma academia, na qual os sujeitos realizaram 17 exercícios em máquinas e peso livre, sendo registradas todas as suas fases. Resultados: Foram encontrados 402 ângulos, desses ângulos 56% foram obtusos e 37% agudos, além de encontrar outros assuntos da matemática. Considerações finais: A pesquisa evidencia a interconexão entre a matemática e a prática do exercício físico, reforçando a compreensão de que a matemática está intrinsecamente presente em diversos aspectos do cotidiano e estimulando um pensamento matemático além do ambiente da sala de aula, permeando a vivência do ser humano. Palavra chave: Matemática; Exercício físico; Ângulos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBAUER, M.W; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. 7. Ed. Petropoles, RJ: Vozes, 2008. Blog da sanny, Composição corporal: o que saber para errar menos[guia] , SP, 30 de julho de 2021. Disponível em: https://blog.sanny.com.br/composicaocorporal#:~:text=O%20c%C3%A1lculo%20da%20massa%20%C3%B3ssea,di%C3%A2metro%20do%20f %C3%AAmur%20do%20paciente.&text=A%20medida%20vai%20variar%20de,sexo%20e%20atividades %20f%C3%ADsicas%20praticadas.. Acesso em: 26 de janeiro de 2024. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. 174 p. Acesso em: 20 de outubro de 2023. CALDWELL, G. E.; JAmINSON, C. muscle synergies and isometric torque production: influence of supination and pronation level on elbow flexion. Journal of Neurophysiology, v. 3, n. 70, p. 947-960, 1993. CAMPOS, M.A. Título: Biomecânica da musculação. Ed.1 Rio de Janeiro: Sprint, 2000. CARPENTER, C. S. Biomecânica. Rio de Janeiro: Sprint, 2005. CERVI A, et al. Análise crítica do uso do índice de massa corporal para idosos. Rev Nutr [Internet]. 2005 Nov;18(6):765–75. Available from: https://doi.org/10.1590/S1415- 52732005000600007 CORRÊA, S.C. Fundamentos da biomecânica. 1. Ed. São Paulo: Mackenzie, 2014. GIL, A.C. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas S.A., 2002. HALL, S. Biomecânica básica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1993. IEZZI, G. Fundamentos da matemática elementar 3. 9.ed. São Paulo: Atual, 2013. JOAQUIM, Canal do professor 04 - CLASSIFICAÇÃO DOS ÂNGULOS. Youtube, 18 de jul de 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=t3OaCv3fALU. Acesso em: data que o vídeo foi acessado. Acesso: 24 de setembro de 2023. LEMOS, M; COSTA, F: LEAL, K. Título: Rosca martelo: o que é, para que serve (e como fazer) , Tua saúde, 25 de outubro de 2023, Disponível em: https://www.tuasaude.com/rosca-martelo/ e Acesso em: 26 de janeiro de 2024 LENZI, S. Título: Leg Press 90°, como usar e qual a principal diferença em relação ao 45°?, Treino Master, 2 de maio de 2018, Disponível em: https://treinomestre.com.br/leg-press-90-como-usar-e-qualprincipal-diferenca-em-relacao-ao-45/ e Acesso em: 26 de janeiro de 2024. LIMA, C. S.; PINTO, R. S. Cinesiologia e musculação. Porto Alegre: Artmed, 2006. MARQUES JUNIOR, N.K. Sugestão do Mawashi Geri do Caratê SHotokan com embasamento da biomecânica. Revista Movimenta, v.4, 2011. Disponível em: . Acesso em: 13 julho. 2023. NEUMANN, D.A. Cinesiologia do aparelho musculoesquelético. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. Novacheck TF. The biomechanics of running. Gait Posture. 1998;7(1):77-95. Organização Mundial da Saúde(OMS). Índice de massa corporal. Disponível em: https://www.who.int/data/gho/data/themes/topics/topic-details/GHO/body-mass-index Acesso 23 de janeiro, 2024. PEREIRA, P; OLIVEIRA, J. Título: O leg press 45 graus, EFDesportes, Abril de 2016, Disponível em: https://efdeportes.com/efd215/o-leg-press-45-graus.htm e Acesso em: 26 de janeiro de 2024. Rezende, F. A. C., et al (2010). Aplicabilidade do índice de massa corporal na avaliação da gordura corporal. Revista Brasileira De Medicina Do Esporte, 16(2), 90–94. https://doi.org/10.1590/S1517-86922010000200002 SANTOS, Erick Dias. Manual do Movimento Agachamento. 63 páginas. Relatório Técnico. Mestrado Profissional em Exercício Físico na Promoção da Saúde. Centro de Pesquisa em Ciências da Saúde. Universidade Norte do Paraná, Londrina. 2018. Smartfit, Aprenda a fazer agachamento sumo, SP, 10 de Março de 2021. Disponível em: https://www.smartfit.com.br/news/fitness/agachamento-sumo-como-fazer-corretamente/ em: 26 de janeiro de 2024. SMITH, L. K.; WEISS, E. L.; LEHMKUHL, L. D. Cinesiologia clínica de Brunnstron. 5. ed. São Paulo: manole, 1997. TWIN, L. Título: Saiba como fazer o exercício hack e seus beneficios,Growth suplementos,28 de julho de 2023, Disponível em: https://blog.gsuplementos.com.br/como-fazer-exercicio-hack/ e Acesso em: 26 de janeiro de 2024. Whittle M. Gait analysis: an introduction. Edinburgh/New York: Butterworth--Heinemann; 2003. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Obesity: preventing and managing the global epidemic. Report of a World Health Organization Consultation. Geneva: World Health Organization, 2000. 253 p. (WHO Obesity Technical Report Series, n. 894). Disponível em:<http://www.who.int/nutrition/publications/obesity/WHO_TRS_894/en/ >. Acesso em: 2024pt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A utilização da matemática no desenvolvimento do exercício físico.pdf3,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.