Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5574
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Paulo David da Silva | - |
dc.date.available | 2024-03-15T17:40:47Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-07 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Paulo David da Silva. Tecnologias em ação: o impacto das ferramentas computacionais no ensino de matemática. 2024. 40 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5574 | - |
dc.description.abstract | This work is about teaching mathematics using computational tools. In this research we aim to highlight how the use of software in math teaching can affect the students' development. The aim is to improve the process of teaching and learning mathematics. The use of different computer tools in math teaching contributes to student development. In work, we carried out a preliminary analysis of the classes selected for the this research by interviewing the teacher of the subject, referred to here as the collaborating teacher. After the interview, we carried out a After the interview, a probing test was carried out, in which what was presented by the collaborating teacher was confirmed. the collaborating teacher, the intervention was carried out using two computer tools, Scratch and WordWall, in which various activities were carried out the selected math subject. After the After the intervention, another probing test was carried out in which we were able to triangulation of the data based on the results of the two tests. tests, obtaining a positive result. The use of tools can contribute to a more effective and development in a more effective and engaging way, allowing for greater interaction between students and teachers. Keywords: Teaching. Mathematics. Computational tools. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas computacionais | pt_BR |
dc.subject | Teaching mathematics | pt_BR |
dc.subject | Computer Tools | pt_BR |
dc.title | Tecnologias em ação: o impacto das ferramentas computacionais no ensino de matemática | pt_BR |
dc.title.alternative | Technologies in action: the impact of computer tools on math teaching | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-15T17:40:47Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Alves, Neide Ferreira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4068095206484923 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Freitas, Rodrigo Choji de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3915653613278294 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Alcântara Filho, José de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7286458435283357 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4001442532700046 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como tema o ensino da matemática utilizando ferramentas computacionais. Nesta pesquisa visamos destacar como a utilização de softwares no ensino de matemática podem afetar o desenvolvimento dos alunos. Onde o objetivo é melhorar o processo de ensino aprendizagem de matemática. O uso de diferentes ferramentas computacionais no ensino de matemática contribui para o desenvolvimento do discente. No trabalho realizamos uma análise prévia das turmas selecionadas para a realização desta pesquisa por meio de entrevista com o professor da disciplina, denominado aqui de professor colaborador, onde foi apresentado o assunto de matemática como sugestão de trabalho, após a entrevista, foi realizado um exame de sondagem, no qual obteve-se a comprovação do que foi apresentado pelo professor colaborador, foi realizada a intervenção utilizando duas ferramentas computacionais, Scratch e WordWall, no qual foram realizadas diversas atividades referente ao assunto de matemática selecionado. Após a intervenção foi realizado outro teste de sondagem no qual pudemos fazer a triangulação dos dados com bases nos resultados dos dois exames de sondagens obtendo um resultado positivo. Assim, considera-se que utilização de diversas ferramentas computacionais podem contribuir para um desenvolvimento mais eficaz e de forma engajadora, permitindo uma maior interação entre alunos e professores. Palavras-Chave: Ensino. Matemática. Ferramentas Computacionais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | BORBA, M. C; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 3ª. Ed. Belo horizonte: Autêntica, 2005. BRASIL (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). Parte III – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (PCN). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: jul. 2023. D'Ambrosio, U. (1986). Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. São Paulo: Editora Ática. DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de Matemática. São Paulo: Ática, 2003. MARCONDES, G. S. Desafios metodológicos da incorporação de ferramentas computacionais para análises qualitativas. Ideias, [S. l.], v. 4, p. 71– 85, 2014. DOI: 10.20396/ideias.v4i0.8649413. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ideias/article/view/8649413.Aces so em: 4 jul. 2023. MORAES, R. G. et al. Aplicando o software gramática para o ensino de equações e sistemas de equações de 1º e 2º Graus. XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática – CIAEM, 2011, Recife. Anais da XIII Conferência Interamericana de Educação matemática. Recife: EDUMATEC – UFPE, v. 1. P. 1-1, 2011. MORAN, J. M. (2006). Novas Tecnologias e Medição pedagógica. Campinas: Editora Papirus. Scratch. Disponível em https://www.scratch.mit.edu/. Acesso em: jul. 2023. VALENTE, J. A. (1999). O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED. WERTHEIN, Jorge; CUNHA, Célio da. (org.). Ensino de Ciências e Desenvolvimento: o que pensam os cientistas. 2ª. ed. -- Brasília: UNESCO, Instituto Sangari, 2009. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001859/185928por.pdf>. Acesso em: 02/ JAN/2024. TERÁN, A. F.; SANTOS, S. C. S. Ensino de ciências em espaços não formais amazônicos. Curitiba: CRV, 2014. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tecnologias em ação - o impacto das ferramentas computacionais no ensino de matemática.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.