Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5385
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Nilciana Machado de | - |
dc.date.available | 2023-12-05 | - |
dc.date.available | 2023-12-05T15:11:58Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-10 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Nilciana Machado de. Cultura e educação da nobreza feminina em Homero e Virgílio. 2023. 26f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5385 | - |
dc.description.abstract | This course conclusion article discusses the culture and education of female nobility in Homer and Virgil, highlighting the influences of Homer (Odyssey) on Virgil's work (Aeneid), thus showing the divergences and similarities between selected female characters from both epics. There are many differences between Homeric and Virgilian women. Homer's women actually belong to the Greek nobility; Virgílio's women are foreigners, in the case of Dido, and indigenous in the case of Camila, Dido and Amata. However, they all follow an exemplary way of life. Furthermore, we can see that poets converge and diverge in their conceptions of culture and education, even though Homer is the main archetype, Virgil goes beyond the border and is inspired by values that are typical of Roman women. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura Latina | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Areté | pt_BR |
dc.subject | Mulheres. | pt_BR |
dc.title | Cultura e educação da nobreza feminina em Homero e Virgílio | pt_BR |
dc.title.alternative | Culture and education of female nobility in Homer and Virgil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-05T15:11:58Z | - |
dc.creator.ID | 98267949291 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Grizoste, Weberson Fernandes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9595958464572167 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Grizoste , Weberson Fernandes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9595958464572167 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Nascimento, Dilce Pio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3763557471019923 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Cerdeira, Weslley Dias | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2093734235350350 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo de conclusão de curso traz a cultura e educação da nobreza feminina em Homero e Virgílio evidenciando a influências de Homero (Odisséia) na obra de Virgilio (Eneida), mostrando assim as divergências e semelhanças entre selecionadas personagens femininas de ambas as epopeias. Há muitas diferenças entre as mulheres homéricas e virgilianas. As mulheres de Homero de fato pertencem a nobreza grega; as mulheres de Virgílio são estrangeiras, o caso de Dido, e indígenas o caso de, Camila, Dido e Amata. No entanto todas elas seguem um modo de vida exemplar. Além disso podemos perceber que os poetas convergem e divergem em suas concepções de cultura e educação, mesmo Homero sendo o principal arquétipo, Virgílio ultrapassa a fronteira e inspira-se em valores que são próprios das mulheres romanas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | ADRIANO Maria Helena Felício. A construção da feminilidade na Eneida de Virgílio. Orientador. Luís Henrique Milani Queriquelli.2021. 56 f. TCC-Curso de Letras/Português, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis,2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224468. Acesso em: 10 dez. 2021. AUERBACH, Erich. Mimesis A representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo, Perspectiva, 2001. CARCOPINO, Jerome; FRIEDLAENDER, Ludwig; Apud SAHAD, Fábio Bacila. As mulheres de Virgílio: a representação do feminino na Eneida. Minas Gerais, Cad. Esp. Fem, Uberlândia/MG, v. 24, n. 2, p. 447-466, 2011. CARVALHO, A. F. Representação da mulher na Poesia Latina. Olho d’água. São José do Rio Preto,v. 1, n. 1, p. 135-145, 2009. SILVEIRA Apud EFRAIM, Raquel. Penélope tecelã de enganos. Rev. Kínesis, Vol. IV; n. 08, Dezembro, 2012, p.135-146. EFRAIM, Raquel. Penélope tecelã de enganos. Rev. Kínesis, Vol. IV; n. 08, Dezembro, 2012,p.135-146. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa? São Paulo, ed. Atlas, 2002. GRIZOSTE, Fernandes Weberson. Os Timbiras: os paradoxos antiépicos da Ilíada Brasileira Uma Eneida Brasileira? Coimbra: Universidade de Coimbra Teses, 2014. HOMERO, Odisséia (em versos). Trad. Carlos Alberto Nunes. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997. JAEGER, Werner, Paideia: A formação do homem grego. trad. Artur M. Pereira, São Paulo, Martins Fontes, 2013. PEREIRA, Maria Helena da Rocha. Estudos de História Da Cultura Clássica. Ed. Fundação aloust Gulbenkian, Lisboa, 1990. PEREIRA, Virgínia. Semente de Frustação na Eneida. In MEDEIROS. Walter de, ANDR, Carlos Ascenso, PEREIRA, Virgínia Soares, A Eneida em contraluz, Coimbra Instituto de Estudos Clássicos,1992,77-130. PINHEIRO, Cristina Santos, O Percurso de Dido Rainha de Cartago na Literatura Latina. Coimbra, Clássica Digitália 2010. 25 SAHAD, Fábio Bacila. As mulheres de Virgílio: a representação do feminino na Eneida. Minas Gerais, Cad. Esp. Fem, Uberlândia/MG, v. 24, n. 2, p. 447-466, 2011. VIEGAS, Alessandra Serra. Arete: a virtude em si na Odisséia é uma mulher. Calíope Presença Clássica. Rio de Janeiro. Ano XXIV. Numero 34. p.4-18, 2017. VIRGÍLIO. Eneida. Trad. David Jardim Junior. São Paulo: Ediouro, 1991. ___________ Eneida. Trad. Tassilo Orpheu Spalding. São Paulo: Cultrix, 1999. | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TMP-2023 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cultura e educação da nobreza feminina em Homero e Virgílio.pdf | 281,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.