DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5281
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Cesar Augusto Andrade-
dc.date.available2023-10-18-
dc.date.available2023-10-25T16:12:31Z-
dc.date.issued2022-05-28-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5281-
dc.description.abstractEducation is fundamental in the process of reducing inequalities economic and promoting the full exercise of citizenship, however, even having at its core an emancipatory purpose for the citizen, there are many empirical evidence that shows schools as reproducers of socioeconomic inequalities, where academic success is highly correlated with income and level of parental education, therefore, the objective This study discusses an analysis of the determinants of performance in the National High School Examination for students in Northern Brazil and how the COVID-19 pandemic affected the performance of candidates in the edition of 2020. To achieve this objective, microdata from editions of 2019 and 2020 of the exam available on the website of the National Institute of Studies and Anísio Teixeira Educational Research - INEP, the results were obtained by through the application of the quantile regression model, as it allows analyze the relationship between the different quartiles of grade distributions and the personal and family characteristics of candidates, such as: race; sex; income; parental education; household characteristics (presence of computer or internet access at home). As a result, it was verified that those students with better socioeconomic conditions obtain the best exam results and that there were no significant differences in performance between the years 2019 and 2020. Therefore, it is concluded that schools in the North of Brazil does not fulfill the role of leveling students, which results in an advantage in Enem for those candidates with greater economic resources, making unequal access to higher education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências Econômicas - Cursopt_BR
dc.subjectPandemia de COVID-19pt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectRegressão Quantílicapt_BR
dc.subjectNorte do Brasilpt_BR
dc.titleEnem no Norte do Brasil: Uma análise comparativa dos determinantes do desempenho entre o ano de 2019 e o ano pandêmico de 2020pt_BR
dc.title.alternativeEnem in the North of Brazil: A comparative analysis of the determinants of performance between the year 2019 and the pandemic year 2020pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-25T16:12:31Z-
dc.contributor.advisor1Lobato, Tarcísio da Costa-
dc.description.resumoA educação é fundamental no processo de redução de desigualdades econômicas e na promoção do pleno exercício da cidadania, no entanto, mesmo tendo em seu cerne um propósito emancipador para o cidadão, são muitas as evidências empíricas que mostram as escolas como reprodutoras de desigualdades socioeconômicas, onde o sucesso escolar está altamente correlacionado com a renda e nível de educação parental, diante disso, o objetivo deste estudo discorre de uma análise dos determinantes do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio dos estudantes do Norte do Brasil e como a pandemia de COVID-19 afetou a performance dos candidatos da edição de 2020. Para alcançar este objetivo, utilizou-se os microdados das edições de 2019 e 2020 do exame disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, os resultados foram obtidos por meio da aplicação do modelo de regressão quantílica, uma vez que permite analisar a relação dos diferentes quartis das distribuições de notas com as características pessoais e familiares dos candidatos, como: raça; sexo; renda; educação dos pais; características domiciliares (presença de computador ou acesso à internet na residência). Como resultado, foi verificado que aqueles estudantes com melhores condições socioeconômicas obtém os melhores resultados no exame e que não houve diferenças significativas de performance entre os anos de 2019 e 2020. Portanto, conclui-se que as escolas do Norte do Brasil não cumprem o papel de nivelar os estudantes, o que resulta em vantagem no Enem para aqueles candidatos com maiores recursos econômicos, tornando o acesso ao ensino superior desigual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEconomiapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESO - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.