DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/521
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Raqueline Gomes-
dc.date.available2017-08-24T15:19:36Z-
dc.date.issued2017-08-22-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/521-
dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo verificar os desafios e perspectivas de ser professor na educação indígena. Justifica-se ao investigar um eixo temático ainda pouco explorado a compreensão sobre o tema, pois é algo fascinante que induz a investigação. A metodologia empregada na construção deste Trabalho de Conclusão de Curso foram especificamente duas. A primeira bibliográfica e de campo com questionários, envolvendo 05 cinco professores indígenas que atuam nas Escolas Indígenas de Tefé. A pesquisa tem embasamento teórico com os seguintes autores, Luis Donizete Benzi Grupioni (2006), Terezinha Machado Maher (2006), Nilda Alves (1992). Os resultados apontam que a os desafios são diariamente enfrentados e são diversos, porém suas expectativas é que a educação indígena possa ser valorizada e a formação continuada para todos os professores que atuam nas escolas indígenas é uma necessidade imediata, a partir da compreensão de que a educação de qualidade se conquista com formação e/ou capacitação contínua para o exercício docente em sala de aula.en
dc.description.abstractThe aim of this paper is to verify the challenges and perspectives of being a teacher in indigenous education. It is justified the investigating because it is a thematic not yet so explored the understanding on the subject, and is this some fascinating that induces the investigation. The methodology used in the construction of this Final Work Course was specifically two: The first bibliographic and the second was search in camp with questionnaires, involving 05 five indigenous teachers who work in that Tefé Schools. The research was based on studies of Luis Donizete Benzi Grupioni (2006), Terezinha Machado Maher (2006), Nilda Alves (1992). The results indicate that the challenges are diverse faced on a daily basis, but their expectations are that it's important the indigenous education imediately to be valued and continued education for all the teachers who work in indigenous schools, based on the understanding that quality education is achieved through continuous training and capacity formation for classroom teaching.en
dc.language.isoporen
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonasen
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormaçãoen
dc.subjectProfessoren
dc.subjectEducação Indígenaen
dc.titleOs desafios e perspectivas de ser professor na educação indígenaen
dc.title.alternativeChallenges and perspectives of being a teacher in indigenous educationen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursoen
dc.date.accessioned2017-08-24T15:19:36Z-
Aparece nas coleções:CEST_TCC_2017

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE SER PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INDÍGENA..pdf482,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons