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Título: A percepção dos acadêmicos de ciências biológicas do Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas sobre a importância de atividades práticas no ensino de biologia
Título(s) alternativo(s): The perception of biological science students at the Centro de Estudos Superiores de Parintins at the State University of Amazonas on the importance of practical activities in teaching biology
Autor(es): Batista, Anyele da Costa
Orientador(es): Silva, Adailton Moreira da
Palavras-chave: Aulas Práticas;Formação de Professores;Ensino de Biologia
Data do documento: 12-Set-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BATISTA, Anyele da Costa. A percepção dos acadêmicos de ciências biológicas do Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas sobre a importância de atividades práticas no ensino de biologia. 2023. 27f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023
Resumo: O presente estudo visa caracterizar a percepção dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), sobre a importância de atividades práticas no Ensino de Biologia através do relato do entendimento quanto à realização das práticas, as dificuldades na execução dessas aulas na graduação e a percepção sobre a importância da temática na formação de novos docentes. Os sujeitos da pesquisa correspondem a 52 acadêmicos que estavam no 3º e 5º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (CESP/UEA) no período de 12/2022 a 03/2023, os quais foram informados dos objetivos e assinaram um TCLE. Através de uma abordagem quanti-qualitativa houve a aplicação de um questionário com perguntas objetivas e subjetivas. A análise dos resultados permitiu inferir como os acadêmicos se posicionam sobre a utilização, aplicação ou execução de aulas práticas no Ensino de Biologia e na sua formação docente. Evidenciouse que as práticas são ferramentas indispensáveis para um aprendizado efetivo, sendo reconhecidas pelo seu papel facilitador e motivador dos estudantes. O relato confirma que tanto teoria como a prática são necessárias para uma melhor assimilação dos conteúdos e conceitos dentro das Ciências Biológicas; que há uma deficiência na utilização e aplicação de aulas práticas no ensino médio afetando a qualidade da aprendizagem na graduação; e que existem dificuldades como falta de materiais, recursos didáticos, equipamentos, estrutura de laboratório e interesse do acadêmico que afetam a execução das aulas na formação dos futuros professores. Sugere-se que novos estudos sobre esta temática devam ser realizados para um melhor entendimento da relação ensino-aprendizagem com o uso de atividades práticas nas Ciências Biológicas.
Abstract: The present study aims to characterize the perception of academics of the Degree in Biological Sciences, Center for Higher Studies of Parintins (CESP), University of the State of Amazonas (UEA), about the importance of practical activities in the teaching of biology through the report of the understanding regarding the performance of the practices, the difficulties in the execution of these classes in graduation and the perception about the importance of the theme in the formation of new professors. The research subjects correspond to 52 academics that were in the 3rd and 5th period of the Degree in Biological Sciences (CESP/UEA) from 12/2022 to 03/2023, who were informed of the objectives and signed a TCLE. Through a quantitative and qualitative approach, a questionnaire with objective and subjective questions was applied. The analysis of the results made it possible to infer how the academics are positioned on the use, application or execution of practical classes in the teaching of biology and in their teacher training. It was evident that practices are indispensable tools for effective learning, being recognized for their facilitating and motivating role for students. The report confirms that both theory and practice are necessary for a better assimilation of contents and concepts within the biological sciences; that there is a deficiency in the use and application of practical classes in high school, affecting the quality of learning in graduation; and that there are difficulties such as lack of materials, teaching resources, equipment, laboratory structure and academic interest that affect the execution of classes in the training of future teachers. It is suggested that further studies on this topic should be carried out for a better understanding of the teaching-learning relationship with the use of practical activities in the biological sciences.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5140
Aparece nas coleções:TMP-2023



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