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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinheiro, Paulo Cesar Peres-
dc.date.available2023-09-27-
dc.date.available2023-09-27T15:10:08Z-
dc.date.issued2023-08-24-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5090-
dc.description.abstractThe present work aims to investigate the potential of using gamification and its techniques as an educational strategy to promote engagement and student motivation in chemistry teaching in the city of Tefé, Amazonas. In each stage, specific work methodologies were used and aimed at achieve the proposed research objectives. The results show that gamification despite being an active methodology with the potential to streamline work environments, learning and providing meaningful learning to students is not yet being fully explored at school. Both the class teacher and the students respondents are not familiar with gamification in education, unaware of its techniques and mechanisms. It is important to highlight that the activity applied gamification received a positive evaluation from students, who highlighted that they felt motivated and that the game “Labyrinth of Elements” helped in learning the periodic table content. Furthermore, the majority of students performed satisfactory in the post-game evaluation exercise. Therefore, the use of gamification in classroom can be an effective strategy to break the class routine and awaken the student interest in Chemistry contentpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.titleGamificação no Ensino de Química: Jogo "Labirinto dos Elementos" no Ensino de Tabela Periódica.pt_BR
dc.title.alternativeGamification in Chemistry Teaching Maze of Elements Game in Teaching the Periodic Table.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-27T15:10:08Z-
dc.contributor.advisor1Junior, Erasmo Sergio Ferreira Pessoa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7282200898786302pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar a potencialidade da utilização da gamificação e suas técnicas como estratégia educacional para promover o engajamento e motivação dos alunos no ensino de química na cidade de Tefé, Amazonas. Em cada etapa, foram empregadas metodologias de trabalho específicas e direcionadas para alcançar os objetivos propostos da pesquisa. Os resultados mostram que a gamificação apesar de ser uma metodologia ativa com potencial para dinamizar ambientes de aprendizagem e proporcionar uma aprendizagem significativa aos alunos ainda não está sendo plenamente explorada na escola. Tanto a professora da turma quanto os alunos entrevistados não estão familiarizado com o terno gamificação na educação, desconhecendo suas técnicas e mecanismos. É importante ressaltar que a atividade gamificada aplicada recebeu avaliação positiva dos alunos, que destacaram se sentirem motivados e que o jogo “Labirinto dos Elementos” ajudou na aprendizagem do conteúdo de tabela periódica. Além disso, a maioria dos alunos teve um desempenho satisfatório no exercício avaliativo pós-jogo. Portanto, a utilização da gamificação em sala de aula pode ser uma estratégia eficaz para quebrar a rotina das aulas e despertar o interesse dos alunos nos conteúdos de Química.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CEST_TCC_2023

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