DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5044
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTavares, Valmira Sarmento-
dc.date.available2023-09-12-
dc.date.available2023-09-14T14:06:11Z-
dc.date.issued2023-08-01-
dc.identifier.citationTAVARES, Vamira Sarmento. A Literatura Infanto-Juvenil e o teatro na formação do leitor. 2023. 25f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5044-
dc.description.abstractThe present work seeks to show na analysis and critical reflection on reader formation, based on the proposed theme, developed through the qualitative bibliographic method, aiming at the relationship between applied theory and methodological practices in the classroom, demonstrating the importance of theater in children’s and youth literature in the perspective of forming critical and reflective readers who know how to broaden their worldview. In this sense, there were positive signs that prove the interdisciplinarity and intertextuality of theater and its ability to be applied in children’s and youth literature for teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReflexãopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.titleA Literatura Infanto-Juvenil e o teatro na formação do leitorpt_BR
dc.title.alternativeChildren's Literature and theater in the formation of the readerpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-14T14:06:11Z-
dc.creator.ID034.730.172-05pt_BR
dc.contributor.advisor1Sicsú, Delma Pacheco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349998977516397pt_BR
dc.contributor.referee1Sicsú, Delma Pacheco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349998977516397pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Franklin Roosevelt Martins de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3551399005240673pt_BR
dc.contributor.referee3Amoêdo, Francisca Keila de Freitas-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2195704246610177pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca mostrar uma análise e reflexão crítica na formação leitora, com base no tema proposto, desenvolvido por meio do método bibliográfico qualitativo, visando a relação da teoria aplicada as práticas metodológicas em sala de aula, cabendo demonstra a importância do teatro na literatura Infanto-Juvenil na perspectiva para formar leitores críticos e reflexivos que saibam ampliar a visão de mundo. Neste sentindo verificou-se indícios positivos que comprovam a interdisplinariedade e intertextualidade do teatro e sua capacidade de aplicação na literatura infanto-juvenil para o ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARROYO, Leonardo. Literatura Infantil Brasileira. – 3 ed. rev. e ampliada. São Paulo 1918-1986. BRENMAN.Illan.Até as Princesas Soltam Pum. Ilustrações de Lonit Zilberman. São Paulo, 2008 CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil Teoria e Prática. São Paulo: 1998 COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, analise, didática -. ed. – São Paulo Moderna, 2000. DALVI, Maria Amélia/ [orgs]. Leitura de Literatura Na escola - São Paulo: Parárole,2013. DEMASI, domingos [orgs]. Teatro, guia prático. FRANTIZ, Maria Helena Zancam. A literatura nas séries iniciais. Petrópolis/Rs:Vozes,2011. FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula/ 5. Ed., 3º reimpressão. - São Paulo: contexto 2013. GOÉS, Lúcia Pimentel. Introdução à literatura infantil e juvenil. 2 ed. – São Paulo: 1991. MARIA, Joseane. Literatura na Formação de Leitores e Professores/ São Paulo: Paulinas, 2007. MATHA, Penteado Alice Áurea [org.]. Leitor Leitura e Literatura: teoria, pesquisa e prática. – Maringá: Eduem, 2008. ROCHA,Ruth. O Reizinho Mandão, 1973. ZILBERMAN, Regina. A Literatura na Escola. 15º d. São Paulo: Global, 2003. ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na Escola – 10ª ed.- São Paulo: Global, 1998. VERSANI MACHADO, Maria Zélia/ [orgs.]. Escolhas (Literárias) em jogo – autêntica editora 2008.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:TMP-2023

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Literatura Infanto-Juvenil e o teatro na formação do leitor.pdf327,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.