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dc.contributor.authorCosta, Rian Marchão-
dc.date.available2023-09-12-
dc.date.available2023-09-14T14:03:06Z-
dc.date.issued2023-03-17-
dc.identifier.citationCOSTA, Rian Marchão. Resistir e revidar: as representações da comunidade LBTQUIA+ nas poesias marginais veiculadas nas redes sociais. 2023. 55f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5040-
dc.description.abstractThe marginal poetry of the "mimeograph generation" of 1970 revealed itself as a literature of intellectuals who used, at that time, themes, people and contexts on the margins, however, more recently, it has been used by the marginalized themselves, especially by the LGBTQIA+ community (lesbians, (lesbian, gay, bisexual, transgender, queer, intersex, asexual, and a multitude of other identities), as a potentiator of discourses of this part of society, manifestations conveyed in social networks such as Instagram, Facebook, YouTube, Twitter and Tiktok. In this research, the central objective is to analyze the discourse present in marginal poetry in these virtual tools that are used as support tools for discourses of resistance and confrontation. The bibliographical survey aims, thus, to present the characterization of the new form of marginal poetry, as well as to make notes about orality as an integral part of literature and the role of performance to support the gestures, both, orality and performance, which fill gaps that writing does not occupy, based on studies presented by authors such as Ferréz (2005), Eslava (2004), Zumthor (1993, 1997, 2005) and Oliveira (2011). The authors who reference the contextualization of the contributions of social networks as a tool for social manifestation, besides observing how they work as a space of memory and search for justice, are: Machado (2007), Hall (1997) and Bauman (2001). For the theoretical-methodological approaches, more specifically Discourse Analysis, are: Orlandi (2005) and Pêcheux (1975). Thus, this research validates how the representations are found in the discourses, particularly in social networks, through the marginal poems, also presenting a memorial role and search for justice, allowing greater depth in the life experiences of subjects through engagement on the Internet.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentaçõespt_BR
dc.subjectLGBTQIA+pt_BR
dc.subjectPoesia Marginalpt_BR
dc.subjectRedes Sociaispt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.titleResistir e revidar: as representações da comunidade LGBTQUIA+ nas poesias marginais veiculadas nas redes sociaispt_BR
dc.title.alternativeResisting and fighting back: representations of the LGBTQUIA+ community in marginal poetry published on social mediapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-14T14:03:06Z-
dc.contributor.advisor1Maia, Gleidys Meire da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917935210603636pt_BR
dc.contributor.referee1Maia, Gleidys Meire da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917935210603636pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Franklin Roosevelt Martins de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3551399005240673pt_BR
dc.contributor.referee4Santos, Francisco Bezerra dos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5006822830827676pt_BR
dc.creator.Lattes4509458207pt_BR
dc.description.resumoA poesia marginal da “geração mimeógrafo”, de 1970, revelou-se como uma literatura de intelectuais que usavam, naquela época, de temas, pessoas e contextos à margem, contudo, mais recentemente, tem sido usada pelos próprios marginalizados, sobretudo pela comunidade LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais, assexuais e mias uma multiplicidade de identidades), como potencializadora de discursos dessa parcela da sociedade, manifestações veiculadas nas redes sociais, tal qual o Instagram, Facebook, YouTube Twitter e Tiktok. Nesta pesquisa, o objetivo central é analisar o discurso presente nas poesias marginais nessas ferramentas virtuais que são usadas como ferramentas de suporte aos discursos de resistência e enfrentamento. O levantamento bibliográfico visa, assim, apresentar a caracterização da nova forma de poesia marginal, bem como fazer apontamentos acerca da oralidade como parte integrante da literatura e o papel da performance para aporte dos gestos, ambos, oralidade e performance, que preenchem lacunas que a escrita não ocupa, embasados nos estudos apresentados por autores como Ferréz (2005), Eslava (2004), Zumthor (1993, 1997, 2005) e Oliveira (2011). Os autores que referenciam a contextualização das contribuições das redes sociais como ferramenta de manifestação sociais, além de observar como elas funcionam como espaço de memória e busca por justiça, são: Machado (2007), Hall (1997) e Bauman (2001). Para as abordagens teórico-metodológicas, mais especificamente a Análise dos Discuros, são: Orlandi (2005) e Pêcheux (1975). Sendo Assim, esta pesquisa valida como as representações são encontradas nos discursos, de modo particular nas redes sociais, através das poesias marginas, apresentando também um papel memorial e de busca por justiça, permitindo maior aprofundamento nas experiências de vidas dos sujeitos por meio do engajamento na internet.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:TMP-2023



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