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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Daiana Cavalcante Lopes e-
dc.date.available2023-09-11T13:39:30Z-
dc.date.issued2022-10-25-
dc.identifier.citationSILVA, Daiana Cavalcante Lopes e. A importância e os desafios da participação da família na educação dos alunos em uma escola privada de Manaus. 2022. 36 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5024-
dc.description.abstractThis qualitative research with a phenomenological approach aimed to analyze the importance and challenges of the family in the education and learning of students, in the of a teacher and a pedagogue from a private school in Manaus. To this end the aim was to understand how family participation influences the learning process. the ways in which the school seeks to ensure family participation; identify the family's challenges in school participation. Data was collected through semi-structured interviews, participant observation and a field diary. At the end of the study, it was identified that all the interviewees believe in the importance of family participation in the in the teaching-learning process, emphasizing that when they are present, students make progress. progress. There are various strategies that the school has adopted for this this approach, including making room for new technologies. However, there are still many there are still many challenges to be faced in order to achieve a better partnership, such as the overworked parents, and the fact that some, when they do take part, just complain, perhaps because they don't understand the school's planning and the teachers' objectives. Keywords: Family. School. Participation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectParticipação da famíliapt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectFamily participationpt_BR
dc.titleA importância e os desafios da participação da família na educação dos alunos em uma escola privada de Manauspt_BR
dc.title.alternativeThe importance and challenges of family participation in students' education at a private school in Manauspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-11T13:39:30Z-
dc.contributor.advisor1Rotondano, Érica Vidal-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3874466468716941pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Márcio Gonçalves dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5268445515720062pt_BR
dc.contributor.referee2Menezes, Maria Quitéria Afonso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4722394507636507pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa de natureza qualitativa e enfoque fenomenológico teve como objetivo analisar a importância e os desafios da família na educação e a aprendizagem dos alunos, no olhar de uma professora e uma pedagoga de uma escolar particular de Manaus. Para tanto pretendeu-se compreender de que modo a participação da família influencia no processo de aprendizagem; verificar os modos pelos quais a escola busca garantir a participação da família; identificar os desafios da família na participação da escola. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, observação participante e diário de campo. Ao final do estudo, identificou-se que todas as entrevistadas acreditam na importância da participação da família no processo de ensino-aprendizagem, destacando que na presença da mesma os estudantes progridem. São diversas as estratégias que a escola tem adotada para esta aproximação, inclusive dando espaço para as novas tecnologias. No entanto, ainda há muitos desafios a serem enfrentados para a conquista de uma melhor parceria, como o excesso de trabalho dos pais, e o fato de que alguns, quando participam, apenas reclamam, talvez por não entenderem o planejamento da escola e os objetivos docentes. Palavras-chave: Família. Escola. Participação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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