DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5022
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima , Valdecy Patrício de-
dc.date.available2023-09-05-
dc.date.available2023-09-11T13:30:30Z-
dc.date.issued2023-08-22-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5022-
dc.description.abstractThrough observations and workshops carried out in a public school, it was possible to highlight and understand the crisis in the teaching of reading and writing in the final grades of elementary school, so that the student often concludes elementary school without knowing how to read critically or interpret a text. This discussion is the product of a field research that investigated the reading and writing practices developed in the classroom to detect/minimize the difficulties of students in the final years of elementary school in the school selected in the study. The bibliographic survey was based on Lerner (2002), Grossi (2008), Mercado (2002), Leopoldo (2002), among others. The methodology was guided by Gil (2010), Martins (1986), Marconi and Lakatos (2017), to carry out the bibliographic survey, techniques and methods of research work. The research consisted of 22 students of both sexes, being students of a 9th grade class of the morning shift and 01 teacher trained in the area of Portuguese Language who teaches classes in Elementary School II. The results collected in a descriptive and interpretative way show that at the Municipal School located in Tefé/AM, students have the habit of reading frequently, however, contact with diverse texts happens only in the classroom. In this sense, it is essential to highlight that reading brings benefits by adding knowledge, expanding vocabulary and improving writing. In view of the above, it is good to point out that the teacher faces major challenges in the classroom, with regard to the practice of reading and writing by students, who show little enthusiasm when it comes to reading and writingpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectReading and writingpt_BR
dc.subjectInterpretaçãopt_BR
dc.subjectInterpretationpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.titleA importância da Leitura e Escrita nas séries finais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of Reading and Writing in the final grades of Elementary Schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-11T13:30:30Z-
dc.contributor.advisor1Monteiro, Rosineide Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4151776187258374pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Rosineide Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4151776187258374pt_BR
dc.contributor.referee2Zurra, Raiziana Mary de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5820211205607128pt_BR
dc.contributor.referee3Costa , Teresinha de Jesus de Sousa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9201296495966758pt_BR
dc.description.resumoAtravés de observações e oficinas realizadas em uma escola pública foi possível evidenciar e conhecer a crise no ensino da leitura e da escrita nas séries finais do ensino fundamental, de modo que, o aluno, muitas vezes, conclui o ensino fundamental sem saber ler criticamente ou interpretar um texto. Essa discussão é produto de uma pesquisa de campo que investigou as práticas de leitura e escrita desenvolvidas em sala de aula para detectar/minimizar as dificuldades dos educandos dos anos finais do ensino fundamental na escola selecionada no estudo. O levantamento bibliográfico fundamentou-se em Lerner (2002), Grossi (2008), Mercado (2002), Leopoldo (2002), dentre outros. A metodologia norteou-se em Gil (2010), Martins (1986), Marconi e Lakatos (2017), para a realização do levantamento bibliográfico, técnicas e métodos do trabalho de investigação. A pesquisa constituiu-se por 10 alunos de ambos os sexos, sendo eles discentes de uma turma do 9° ano do turno matutino e 01 professora formada na área de Língua Portuguesa que ministra aula no Ensino Fundamental II. Os resultados recolhidos de forma descritiva e interpretativa demonstram que na Escola Municipal localizada em Tefé/AM os alunos possuem o hábito da leitura de forma frequente, no entanto, o contato com textos diversificados acontece somente em sala de aula. Neste sentido, é essencial destacar que a leitura traz benefícios ao agregar conhecimentos, amplia o vocabulário e melhora a escrita. Pelo exposto, é bom salientar que que o professor enfrenta grandes desafios em sala de aula, no que se refere à prática da leitura e escrita dos alunos, que apresentam pouco entusiasmo na hora de ler e escrever.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CEST_TCC_2023

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Importância da Leitura e a Da Escrita nas Séries Finais do Ensino Fundamental.pdf600,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.