DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5012
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Gabriela da Silva-
dc.date.available2023-08-24T13:45:20Z-
dc.date.issued2022-06-02-
dc.identifier.citationLIMA, Gabriela da Silva. O alfabetizar, a BNCC e minha formação docente. 2022. 52 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5012-
dc.description.abstractReading and writing appear in my daily life when I start school, just as they do in other people's lives. other people and at that moment in my life, I feel very excited about entering the world of letters. the world of letters. As I continue my Pedagogy course, I think back to that first experience with literacy. with literacy, I think about them in relation to my new learning about pedagogical practice and literacy methodology and I begin to look at them in a different way. In the midst of this initial in Pedagogy, we come into contact with public policy issues and certain acronyms permeate this time: LDBEN, DCNE, etc. LDBEN, DCNEB, BNCC, RCA, among others. Thus, the general objective of this research revolved around reflect on the literacy discourses present in the BNCC and their relationship with the reality of local children, based on my of local children, from my perspective as an assistant teacher in initial training. In order to do this, we used the tools of autobiographical narrative research, bringing up small facts that were remarkable in my school and academic training, searching my memories for these emerging events (LARROSA, 2002) with literacy, placing myself in front of myself as a student and teacher. In the theoretical discussion on the subject, I relied on Freire (2011), Soares (2006), Kleiman (1995), among others. Among the memories and reflections on literacy, I find myself practices centered on the processes of coding and decoding, in which the context of the children is not in which the children's context is hardly taken into account, the social use of language is neglected. for a different kind of literacy. KEYWORDS: Literacy. Teacher training. Autobiographical narrative research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPesquisa narrativa autobiográficapt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectAutobiographical narrative researchpt_BR
dc.titleO alfabetizar, a BNCC e minha formação docentept_BR
dc.title.alternativeLiteracy, the BNCC and my teacher trainingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-24T13:45:20Z-
dc.contributor.advisor1Aikawa, Monica Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1717750077563228pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Caroline Barroncas de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7898558694581023pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Wenderson Cruz da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1942620766352256pt_BR
dc.description.resumoA leitura e a escrita surgem eu meu cotidiano quando começo na escola, assim como acontece na vida de outras pessoas e naquele momento da vida, uma grande empolgação toma conta de mim por adentar ao mundo das letras. E ao seguir no Curso de Pedagogia, rememoro essa primeira vivência com a alfabetização, penso nelas na relação com minhas novas aprendizagens sobre prática pedagógica e metodologia da alfabetização e começo a olhá-las de um outro modo. Em meio a essa formação inicial em Pedagogia, temos contato com questões de políticas públicas e certas siglas permeiam esse momento: LDBEN, DCNEB, BNCC, RCA, entre outras. Assim, o objetivo geral desta pesquisa girou em torno de refletir sobre os discursos de alfabetização presentes na BNCC e sua relação com a realidade das crianças locais, a partir de minha perspectiva enquanto professora auxiliar e em formação inicial. Para isso, lançamos mão de ferramentas da pesquisa narrativa autobiográfica, trazendo pequenos fatos marcantes em minha formação escolar e acadêmica, buscando em minhas memórias esses acontecimentos emergentes (LARROSA, 2002) com a alfabetização, colocando-me diante de mim mesma enquanto estudante e professora. Na discussão teórica sobre o tema contei com Freire (2011), Soares (2006), Kleiman (1995), entre outros. Entre as memórias e reflexões sobre o alfabetizar, vejo-me ainda com práticas centradas nos processos de codificação e decodificação, nas quais o contexto das crianças é pouco contemplado, o uso social da língua é tangenciado e sigo em vias de (auto)formação para um alfabetizar de modo outro. PALAVRAS-CHAVE: Alfabetização. Formação docente. Pesquisa narrativa autobiográfica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAZEVEDO, R. S. de.; AMARAL, C. T. do. O trabalho do professor com crianças imigrantes e refugiadas: um estudo teórico do contexto brasileiro. RPD, Uberaba-MG, v.21, n.46, p.01-23, 2021, ISSN 1519-0919. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA: Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC, SEALF: 2019. . Lei nº 11.274, 6 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases para a educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 fev. 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11274.htm. Acesso em: 25 mar. 2022. . Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental Acesso em: 25 mar. 2022. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2015. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/BNCCAPRESENTACAO.pdf . Acesso em: 01 abr. 2022. . Guia Geral do Pró-Letramento. Brasília. 2007. CARVALHO, C. A. de. Alfabetização e letramento: uma análise documental. Trabalho de Conclusão de curso. Curso de Pedagogia. Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Goiano. 42fls. Morrinho, GO: IF Goiano, 2018. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/bitstream/prefix/1061/1/TC_PEDAGOGIA_CRISTIN A%20CARVALHO.pdf Acesso em: 25 mar. 2022. CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Letramento e/ou literacia? – Tema: Leitura e escrita. São Paulo, 2019. DELORY-MOMBERGER, C. Fundamentos epistemológicos da pesquisa biográfica em educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.27, n.01, p.333-346, 2011a. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 46982011000100015&lng=pt&nrm=iso Acesso em 25 mar. 2020. FERREIRO, Emília. Com Todas as Letras. São Paulo: Cortez, 1999. FOUCAULT, M. A escrita de si. In: O que é um autor? Lisboa: Passagens. 1992. pp. 129-160. FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. In: FOUCAULT, M. Ditos e escritos: Genealogia da ética, subjetividade e sexualidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014. p. 177-191. FURIM, M. M. F. S.; CASTORINO, A.; SELUCHINESK, R. D. R. Leitura do mundo e leitura da palavra em Paulo Freire. Revista Humanidades e Inovação, v.6, n.10 – 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1502/1053#:~: 49 text=O%20educador%20Paulo%20Freire%20valoriza,ato%20pol%C3%ADtico%2C %20criador%20de%20conhecimento. Acesso em: 01 abr. 2022. FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 2011. GABRIEL. A. F.; PEREIRA, A. L. Foucault e a Educação: entre o poder disciplinar eas técnicas de si (é possível educar para a liberdade?), Educação em Revista, Marília,v.19, n.2, p. 27-44, Jul.-Dez., 2018. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/7110 Acesso em: 26 mar. 2022. GALLO, S. Repensar a educação: Foucault. Educação & Realidade. v.29, p.79-97, jan/jun, 2004. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25420/14746 Acesso em: 20 mai. 2022. GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1995. GONTIJO, C. M. M.; COSTA, D. M. V.; PEROVANO, N. S. Alfabetização na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Pro-Posições | Campinas, SP | V. 31 | e20180110 | 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/SSfgKgXvXK5VDq6GqfGfwhK/?lang=pt Acesso em: 07mai. 2022. GOULART, C. M. A. Alfabetização em perspectiva discursiva: a realidade discursiva da sala de aula como eixo do processo de ensino-aprendizagem da escrita. Revista Brasileira de Alfabetização - ABAlf | ISSN: 2446-8584 Belo Horizonte, MG, v. 1, n. 9, p. 60-78, jan./jun. 2019. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/download/334/232 Acesso em: 07 mai. 2022. KLEIMAN, A. Modelos de Letramento e as Práticas de Alfabetização na Escola. In: KLEIMAN, A. (org). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 1995. LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. LARROSSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Rev. Bras. Ed., 19, 20-28. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt. MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Â. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs). Gêneros textuais & ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2002. MORAIS, J. Criar leitores: para professores e educadores. São Paulo: Manole, 2013. PASSEGGI, M. C.; NASCIMENTO, G.; OLIVEIRA, R. As narrativas autobiográficas como fonte e método de pesquisa qualitativa em Educação. Revista Lusófona de Educação, v. 33, n. 33, p. 111-125, dez. 2016. 50 PASSEGGI, M. C. (2011). Aproximaciones teóricas a las perspectivas de la investigación (auto) biográfica em educación. Educación y Pedagogia, 61, ( 23), 25- 40. RATUSNIAK, C.; MAFRA, I. dos S.; SILVA, V. P. da. A travessia das infâncias no Amazonas no contexto de distanciamento social. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1364-1382, dez./dez., 2020. Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1980-4512. DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1364 ROGERS, C. R. Tornar-se pessoa. 5. Ed São Paulo: Martins, 2001. SAMPAIO, R. B. Educação infantil pública em Manaus: especificidade amazônicas e desafios pedagógicos. Relatório (Iniciação Científica). Núcleo de Estudo e Pesquisa CEFORT - Comunicação, Tecnologia e Cultura na Educação Presencial e a Distância. Universidade Federal do Amazonas. 49fls. 2014. Disponível em: https://riu.ufam.edu.br/bitstream/prefix/4151/2/Rayanne%20Braga%20Sampaio.pdf Acesso em: 28 mar. 2022. SOARES, M. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2006. . Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2017 ZOZZOLI, C. D. A criança migrante no contexto escolar: uma análise centrada na afetividade. 2009. 143fls. Dissertação (Mestrado). Curso de Psicologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2009. Disponível em: https://www5.pucsp.br/nexin/dissertacoes/donwloads/cecile-diniz%20zozzoli.pdf Acesso em: 28 mar. 2022. ZUMTHOR, P. Escritura e nomadismo: entrevistas e ensaios. Tradução de Jerusa Pires Ferreira; Sônia Queiroz. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.cnpqFormação docentept_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O alfabetizar, a BNCC e minha formação docente.pdf527,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.