DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4997
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Maria Isabel Lima de-
dc.date.available2023-08-21T14:54:51Z-
dc.date.issued2016-06-16-
dc.identifier.citationSOUZA, Maria Isabel Lima de. O ensino através do método montessori. 2016. 48 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4997-
dc.description.abstractThe aim of this article is to analyze the Montessori method and how it should be used in early childhood education. Montessori's proposal emerged at the beginning of the 20th century, and was characterized by a period in which the school used traditional methods, and faced with this reality several reformist educators were not satisfied. The interest in this topic arose from the process of education currently being developed in nursery schools in the city of Manaus, as the perception of the Montessori Method showed the advancement of the educational proposal that aims at self-education and discipline, and as practices of principles and knowledge arising from the advancement of science and technology that support education. Keywords: Montessori Method, Traditional Method, Self-education, Discipline.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMétodo Montessoript_BR
dc.subjectMétodo tradicionalpt_BR
dc.subjectAutoeducaçãopt_BR
dc.subjectDisciplinapt_BR
dc.titleO ensino através do método montessoript_BR
dc.title.alternativeTeaching using the Montessori methodpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-21T14:54:51Z-
dc.contributor.advisor1Ramos, Jucelem Guimarães Belchior-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4459142973301767pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Andrezza Belota Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1078436779666761pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Meire Terezinha Silva Botelho de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5482600740372808pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3696780075674000pt_BR
dc.description.resumoO presente tem por objetivo analisar o método montessoriano, e como deve ser trabalhado com a educação infantil. A proposta de Montessori surgiu no início do século XX, e se caracterizou em período onde a escola utilizava os métodos tradicionais, e diante desta realidade vários educadores reformistas não estavam satisfeitos. O interesse sob este tema se deu pelo processo de educação hoje desenvolvida nas escolas de educação infantil na cidade de Manaus, pois a partir da percepção do Método Montessori se observou o avanço da proposta educacional que objetiva uma autoeducação e disciplina, e como práticas de princípios e conhecimentos advindos do avanço da ciência e da tecnologia que dão suporte para a educação. Palavras-chave: Método Montessori, Método Tradicional, Autoeducação, Disciplina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALVES, G. L. A Produção da Escola Pública Contemporânea. Campinas: Autores Associados, Campo Grande: UFMS, 2001. AZEVEDO, E. D. M. Apresentação do Trabalho Montessoriano. In: Ver. De Educação & Matemática nº 3. 1979. ARANHA, Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. 3. Ed. Ver. E ampl. São Paulo: Editora Moderna. 2006. ARANHA, Lúcia de Arruda. História da Educação. São Paulo: Moderna, 1989. ARANHA, Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: Geral e Brasil. 3. Ed. Ver. E ampl. São Paulo: Editora Moderna. 2006. CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Editora. UNESP, 1999. COMENIUS, J. A. Didática Magna. 4. Ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996. CORSARO, W. . Washington, DC: Joseph Henry, 2003. FAZENDA, Ivani C. Arantes. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa.Campinas, SP: Papirus. 1994. FORMOSINHO-OLIVEIRA, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko Morchida; PINAZZA, Mônica Appezzato. (Organizadoras). Pedagogia (s) da Infância Dialogando com o passado construindo o futuro. Porto Alegre. Artmed. 2007 GEERTZ, C. Nova luz sobre a antropologia. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor. 2001. LEVIN, Esteban. A infância em cena Constituição do sujeito e desenvolvimento psicomotor. Petrópolis, Rio de Janeiro. Vozes. 1997. MONTESSORI, Maria. Pedagogia Científica. São Paulo: Flamboyant, 1965. MONTESSORI, Maria. Ideas generales sobre mi método. 3. Ed. Buenos Aires: Losada, 1965. 47 MONTESSORI, Maria. A criança. Tradução de Luiz Horácio da Matta. 2. Ed. Rio de Janeiro: Nórdica. Data. 1987. MONTESSORI, Maria. A educação e a paz. Tradução de Sonia Maria Alvarenga Braga. Campinas, São Paulo: Papirus, 2004. MONTESSORI, Maria. Para educar o potencial humano. Tradução de Miriam Santini, Campinas, São Paulo: Papirus, 2003. RÖHRS, Hermann, Maria Montessori. Tradução: Danilo Di Manno de Almeida, Maria Leila Alves. Recife. Fundação Joaquim Nabuco; Editora Massangana. 2010. SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Campinas, São Paulo: Autores Associados. 2008 STANGROOM. Dr. Jeremy. Pequeno Livro das Grandes Ideias Filosofia. 1. Ed. São Paulo. Ciranda Cultural Editora. 2008. SILVA, Agostinho da. Vida e Obra de Maria Montessori. Lisboa. Inquérito. 1939. SITES Biografia de Édouard Séguin (20.01.1812 28.10.1880). Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Édouard_Séguin> Acessado em 29 de março de 2016 às 11h31min. Biografia de Maria Montessori (31.08.1870 06.05.1952). Disponível em: <https://mmontessori.wordpress.com/2010/06/14/biografia-de-maria-montessori-31-08-1870-%E2%80%93-06-05-1952/> Acessado em 09 de dezembro de 2015 às 18h04min. Biografia de Johann Heinrich Pestalozzi (12.01.1746 17.02.1827). Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Johann_Heinrich_Pestalozzi> Acessado em 29 de março de 2016 às 18h07min. Maria Montessori, A médica que valorizou o aluno. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/medica-valorizou-aluno-423141.shtml?page=3> Acessado em 09 de dezembro de 2015 às 18h07min. 48 REFERÊNCIAS DAS FIGURAS Figura A: Disponível em < www.cronicasdamaternidade.com> Acessado em 13 de maio de 2016 às 09h13min. Figura B: Disponível em <www.montessorifamilia.blogspot.com> Acessado em 13 de maio de 2016 às 09h 20min. Figura C: Disponível em <www.cnsd.com.br> Acessado em 13 de maio de 2016 às 9h26min. Figura D: Disponível em <www.ajudaalunos.com> Acessado em 16 de maio de 2016 às 09h 30min. Figura E: Disponível em <www.meimeiescola.com.br> Acessado em 16 de maio de 2016 às 10h15min. Figura F: Disponível em <www.montessoricampinas.com.br> Acessado em 16 de maio de 2016 às 10h28min. Figura G: Disponível em <www.brincandocomarteeoficio.com.br> Acessado em 20 de maio de 2016 às 15h37min. Figura H: Disponível em <www.larmontessori.com> Acessado em 20 de maio de 2016 às 16h25min. Figura I: Disponível em <www.montessorifamilia.blogspot.com> Acessado em 20 de maio de 2016 às 16h48min.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqAutoeducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqMétodo de ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino através do método montessori.pdf2,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.