DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4996
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Márcia Regina Hoshihara-
dc.date.available2023-08-22-
dc.date.available2023-08-21T14:53:34Z-
dc.date.issued2016-06-22-
dc.identifier.citationCARVALHO, Márcia Regina Hoshihara. A contação de histórias no segundo período na educação infantil pré-escolar. 2016. 77 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4996-
dc.description.abstractThe aim of this paper is to present the results of an immanent field study to storytelling held in a Municipal Elementary School located in South-Central Zone of Manaus in order to investigate the importance of storytelling in early childhood education pre- school. Allowed reflect how the storytelling can contribute to the formation of readers, with classes in the second period of pre-school. Furthermore, he pointed to the possible difficulties encountered by teachers in the realization of storytelling. As for the theoretical framework were consulted: Abramovick, Coelho, Lajolo, Zilberman and others. As for the methodology, the research can be classified as bibliographic and field descriptive qualitative approach. As for the data analysis method was chosen for content analysis. It also sought through the questionnaire proposed teachers identify the conceptions and difficulties of teaching about the storytelling in the reference room. From the analyzes it was noticed that the storytelling is relevant to the interaction of the child with the world of reading and children's literature, therefore, must be present in the reference room. Keywords: Education. History. Literature.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.titleA contação de histórias no segundo período na educação infantil pré-escolarpt_BR
dc.title.alternativeStorytelling in the second period of pre-school educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-21T14:53:34Z-
dc.contributor.advisor1Nascimento, Maria Evany do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1578488589056350pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Joyce Camila-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1361563305444580pt_BR
dc.contributor.referee2Evangelista, Camilla dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9504332804720988pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8405237133280826pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de um estudo de campo imanente à Contação de Histórias realizado em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental localizada na Zona Centro-Sul de Manaus com o objetivo de investigar a importância da contação de histórias na educação infantil pré-escolar. Permitiu refletir de que forma a contação de histórias pode contribuir na formação de leitores, com turmas do segundo período da pré-escola. Além disso, apontou para as possíveis dificuldades encontradas pelos docentes na realização da contação de histórias. Quanto ao referencial teórico foram consultados: Abramovick, Coelho, Lajolo, Zilberman dentre outros. Quanto à metodologia, a pesquisa pode ser classificada como descritiva bibliográfica e de campo com abordagem qualitativa. Quanto ao método de análise de dados optou-se pela análise de conteúdo. Buscouse também através do questionário proposto as professoras, identificar as concepções e dificuldades das docentes a cerca da contação de histórias na sala de referência. A partir das análises realizadas percebeu-se que a contação de historia é relevante para a interação da criança com o mundo da leitura e da literatura infantil, portanto, deve estar presente na sala de referência. Palavras-chave: Educação. História. Literatura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesABRAMOVICK, Fanny. Literatura Infantil Gostosuras e bobices 5ª. ed. São Paulo,Scipione, 2006. ANDRADE, Gênese. Org. São Paulo: (Coleção Bibliografia Universitária Pearson). Pearson Education do Brasil, 2014. ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007. BISSOLI, Michelle de Freitas & CHAGAS, Liliane Maria de Moura. Infância e Leitura: Formação da Criança leitora e produtora de texto. Manaus: valer, 2012. BRASIL. Constituição Federal. Art. 208, inciso IV. Brasília: 1988. BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da EducaçãoNacional: nº 9394/96. Brasília: 1996. CADEMARTORI, Lígia. O que é literatura infantil. São Paulo: Brasiliense, 3ªedição, 1986. CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia 14. ed. Ática 2012. CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 8a ed. São Paulo: Cortez.2006. COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática 1ª. Ed. São Paulo: Moderna, 2000. CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil: Teoria e Prática. São Paulo: Ática, 13.Ed.1994. FARIA Maria Alice. Como usar a literatura Infantil na sala de aula. São Paulo: Contexto 5ª.Ed.2013. GAGLIARDI, Eliana. AMARAL, Heloisa. Trabalhando com os gêneros do discurso: narrar contos de fada. São Paulo: FTD,2001. KUHLMANN, Júnior Moises. Infância e educação Infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação. 5ª. Ed. atual.Ortog.2010. LAJOLO Marisa,ZILBERMAN Regina: Literatura Infantil Brasileira Histórias e Histórias.6. Ed. São Paulo Ática. 1999. LENDO.Org. Site: http://www.lendo.org/guia-definitivo-contacao-historias/. Acesso em: 12 de maio 2016. MEIRELES Cecília. Problemas da literatura Infantil 3. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1984. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Referencial Curricular Nacional para a educação Infantil.Secretária de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, Volume 3 Conhecimento de Mundo.1988. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/ Secretaria Básica, Brasília: MEC, SEB, 2010.NASCIMENTO, Evany. Eu conto, Tu contas, Ele Conta. II Seminário de Arte na Educação. Universidade do Estado do Amazonas, 2014. 70 NOVA ESCOLA. Site: http://novaescola.org.br/creche-pre-escola/ler-diferente-contarhistorias-683010.shtml?page=1. Acesso em: 20 de janeiro 2016. PANUZZO, Neiva Zenaide Petry. RAMOS, Flávia Broccheto. Caxias do Sul RS, 2015. RAPPAPORT, Clara Regina; FIORI, Wagner da Rocha; DAVIS, Cláudia. Psicologia do desenvolvimento. V.1 ed. Pedagógica e Universitária, 1981. SILVA, Joelma Freitas da. Monografia: A influência da prática de leitura/contação de histórias nas atitudes de criança em sala de aula: Experiência no PIBID. (2014).SOUSA, Solange Jobim e, SALGADO, Raquel Gonçalves in: Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Manuel Sarmento, Maria Cristina Soares de Gouveia (orgs). 2. Ed.Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. YUNES, Eliana in: Lenice Gomes, Fabiano Moraes, organização: Ilustrações Tati Moés. A arte de encantar: O contador de histórias contemporâneo e seus olhares. 1ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2012. ZILBERMAN, Regina. A literatura Infantil na Escola Global 11. Ed. 2003.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.subject.cnpqEducação infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A contação de histórias no segundo período na educação infantil pré-escolar.pdf2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.