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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Katiane Oliveira-
dc.date.available2023-08-17T16:02:06Z-
dc.date.issued2022-10-24-
dc.identifier.citationCOSTA, Katiane Oliveira. Vivências lúdicas na educação infantil em contexto de pandemia covid-19. 2022. 37 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4990-
dc.description.abstractThe theme of this Course Conclusion Paper is Playful Experiences in Early Childhood Education in a Early Childhood Education in the Context of the COVID-19 Pandemic, aims to understand the importance of play in the teaching-learning process of children in early childhood education during the pandemic, with a view to actions concerning remote activities. The research is characterized as bibliographical and field research. from March 2020 to June 2021. Theoretical studies by Lima (2013); Kishimoto (2010), Almeida (2009), Oliveira (2000), as well as official documents such as: the Law of Guidelines and Bases of National Education - LDB (Brazil, 1996), - National curriculum guidelines for early childhood education DCNEI (Brazil, 2010), and the National Common Curricular Base (BNCC, 2017), as well as Federal Federal, State and Municipal Decrees. The study carried out highlights playfulness as a fundamental methodology for children's development through games that explore imagination and memory, as well as fostering affectivity. affectivity. Keywords: Children. Early childhood education. Teaching and learning. Play. Covid-19 pandemic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectPandemia covid-19pt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectPlaypt_BR
dc.subjectCovid-19 pandemicpt_BR
dc.titleVivências lúdicas na educação infantil em contexto de pandemia covid-19pt_BR
dc.title.alternativePlayful experiences in early childhood education in the context of the covid-19 pandemicpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-17T16:02:06Z-
dc.contributor.advisor1Souza, Kelly Christiane Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1196386667892565pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Guiana da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5126167086142764pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema Vivências Lúdicas na Educação Infantil em Contexto de Pandemia da COVID-19, traz como objetivo compreender a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem das crianças na educação infantil durante a pandemia, tento em vista ações concernentes às atividades remotas. A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e de campo, realizada no período de março de 2020 a junho de 2021. Com aportes teóricos os estudos de Lima (2013); Kishimoto (2010), Almeida (2009), Oliveira (2000), além de documentos oficiais como: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Brasil, 1996), – Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil DCNEI (Brasil, 2010), e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), como também os Decretos Federais, Estaduais e Municipais. O estudo realizado evidencia a ludicidade, como metodologia fundamental para o desenvolvimento da criança por meio de brincadeiras e jogos que exploram a imaginação e a memória, bem como favorecem a afetividade. Palavras-chave: Criança. Educação Infantil. Ensino-aprendizagem. Lúdico. Pandemia Covid-19.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo, SP: Loyola, 2009. ANDRADE, S.S.O Lúdico na vida e na escola: desafios metodológicos. Curitiba:APPRIS,2013 BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB .9394/1996 BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017 BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FRIEDMANN, Adriana. O brincar na educação infantil. 1.ed. – São Paulo: Moderna, 2012 FROEBEL, Friedrich. The education of man. Trad. Hailmann, W.N. Nova York: D. Appleton, 1912. GARCIA, G.A. O lúdico da matemática na educação infantil. In: SANTOS, C.H.M. (org). Novas perspectivas em educação. São Paulo: Editora WI, 2019. P. 42-59 GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1996. KISHOMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil do Brasil. Cadernos de Educação de Infância, 2010. MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Brincar prazer e aprendizado. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003 OLIVEIRA, D. H. Percepção de educadores e pais sobre as etapas de 24 a 36 meses do livro Ages and Stages Questionnaires-3 Actividades de Aprendizaje. 2020. 142 p. Dissertação (Mestrado em Terapia Ocupacional) – Programa de PósGraduação em Terapia Ocupacional, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/12863/Disserta%c3%a7%c3 %a3o_daffini.pdf?sequence=2&isAllowed=y. Acesso em: 26/04/ 2022. SANTOS, Santa Marli Pires. A ludicidade como ciência; Petrópolis, vozes,2001 36 SANTOS. Santa Marli Pires dos. O lúdico na formação do Educador: Contribuições na educação infantil. 6º ed. Petrópolis, RJ: Vozes 1997. SOUZA, Cláudia Flor de. A importância do brincar e do aprender das crianças na educação infantil. Psicologia Educacional. Unopar. Rolim de Moura/RO. 2018. VIGOTSKI, Lev Semyonovich. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre, RS: Artmed. 2003. VIGOTSKY L. S. O papel do brinquedo no desenvolvimento. In: VIGOTSKY L. S. A formação Social da mente. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2010. www.amazonas.am.gov.br/2020/03/-do-amazonas-da-inicio-ao-programa-aula-emcasa-com-conteudos-na-internet-e-tv-aberta acesso 14/11/2021 ás 15:57. www.educação.am.gov.br acesso 13/11/2021 acesso ás 14:20 às 15:15. WWW.semed.manaus.am.gov.br/prefeitura-de-manaus-avalia-o-ensinoinfantil-emtemposdepandemia acesso14/11/2021 www.semed.manaus.am.gov.br/prefeitura-finaliza-ano-letivo-da-educacao-infantilcom-o-programa-eba-vamos-brincar acesso 15/12/2021 www.transparencia.am.gov.br acesso em 20/08/2021as11:58pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEducação infantilpt_BR
dc.subject.cnpqLúdicopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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