DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4988
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCamilo, Michelly de Araújo-
dc.date.available2023-08-15T14:26:24Z-
dc.date.issued2016-07-21-
dc.identifier.citationCAMILO, Michelly de Araújo. O livro de literatura infantil: por uma leitura da palavra e da imagem. 2016. 51 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4988-
dc.description.abstractThis work seeks to analyze the relationships that are established between text and illustration in children's literature, as well as the importance of the image to the text in the children's universe, ascertaining how the illustrations collaborate to the understanding of the verbal text. To this end, we conducted a theoretical survey on the subject and an analysis of the images present in the books A Casa Sonolenta (2009), by Audrey Wood, illustrated by Don Wood; Pinote, o Fracote, Janjão, o Fortão (1989), by Fernanda Lopes de Almeida, illustrated by Alcy Linares; and Lino (2010), written and illustrated by André Neves. For analysis, we are concerned with discussing how the relationship between images and text can be attractive for the formation of new readers through their multimodal resources. It is important to remember that to become a good reader, the child needs to engage and interact with the literary work, seeking meaning in what he is reading and understanding the text and how it relates to the world around him, building meanings for what was read. In the process of reader training, reading verbal and non-verbal are fundamental, in addition to the need for readers to develop multiple literacy skills. For this it is of paramount importance that the book has essential elements that please the eye and a text that enchants and stimulates the imagination of those who read it. Keywords: Illustrations; Text; Children's book; Reading.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIlustraçõespt_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectLivro infantilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectIllustrationspt_BR
dc.subjectTextpt_BR
dc.subjectChildren's bookpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.titleO livro de literatura infantil: por uma leitura da palavra e da imagempt_BR
dc.title.alternativeThe children's literature book: for a reading of the word and the imagept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-15T14:26:24Z-
dc.contributor.advisor1Andreatta, Elaine Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237395097967610pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Ádria Simone Duarte de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7915521365617792pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Fátima Maria da Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4271764063399306pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7622880040515772pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca analisar as relações que se estabelecem entre texto e ilustração no livro de literatura infantil, bem como a importância da imagem para o texto no universo infantil, averiguando de que forma as ilustrações colaboram para o entendimento do texto verbal. Para tanto, realizou-se um levantamento teórico acerca do tema e uma análise das imagens presentes nos livros A Casa Sonolenta (2009), do autor Audrey Wood, ilustrado por Don Wood; Pinote, o Fracote, Janjão, o Fortão (1989), da autora Fernanda Lopes de Almeida, ilustrado por Alcy Linares; e Lino (2010), escrito e ilustrado por André Neves. Para análise, nos preocupamos em discutir acerca de como a relação entre as imagens e o texto podem ser atrativas para formação de novos leitores através dos seus recursos multimodais. É importante lembrar que para que se torne um bom leitor, a criança precisa se envolver e interagir com a obra literária, buscando significado naquilo que está lendo e compreendendo o texto e como este se relaciona com o mundo à sua volta, construindo significados para o que foi lido. No processo de formação do leitor, a leitura do verbal e do não verbal são fundamentais, além da necessidade dos leitores desenvolverem habilidades de letramentos múltiplos. Para isso é de suma importância que o livro tenha elementos essenciais que agradem aos olhos e um texto que encante e estimule a imaginação de quem o lê. Palavras-chave: Ilustrações; Texto; Livro infantil; Leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices. São Paulo: ed. Spicione, 1997. ALMEIDA, Fernanda Lopes de. Pinote, o fracote e Janjão, o fortão. São Paulo: Ática, 1989. Disponível em: <http://professoresheroisanonimos.blogspot.com.br/2014/08/livros-deliteratura-infantil-para.html >. Acesso em 06 de junho de 2016. AMATO, Mirian; GARCIA, Neise Aparecida Rodrigues. A Biblioteca na Escola. In: NEY, Alfredina. et al. Biblioteca Escolar: estrutura e funcionamento. São Paulo: Edições Loyola, 1998. AMARILHA, Marly. Imagens sim, palavras não . In: ______. Estão mortas as fadas? Literatura infantil e prática pedagógica. Petrópolis-RJ: Vozes, 1997. ABREU, A. P. B. Revelações que a escrita não faz: a ilustração do livro infantil.Revista eletrônica do grupo de pesquisa em cinema e literatura. Vol. 1, nº 7, Ano VII, Dez/2010. BECKER, Paulo. Natureza e funções da literatura infantil. Disponível em: <https://meusdemonioscantam.files.wordpress.com/2013/04/natureza-e-func3a7c3b5es-daliteratura-infantil.pdf> Acesso em: 04/06/16. BUONO, Regina Del. O que é o corpus de uma pesquisa acadêmica? Disponível em: <http://www.abntouvancouver.com.br/2014/03/o-que-e-o-corpus-de-uma-pesquisa.html> Acesso em: 03/06/16. CAMARGO, Luis. Ilustração do livro infantil. 2 ed. Belo Horizonte: Lê, 1998. CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A. Metodologia Científica. 5° ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002. COSTA, Maria Cristina Castilho. A leitura das imagens. In: ZIBERMAN, Regina; RÖSING, Tania M. K. (Org.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 81-98. (Coleção leitura e formação) DELMANTO, Dileta. A leitura em sala de aula. Almanaque do Programa Escrevendo o Futuro. Ano III. Nº 7. 2009. Disponível em: <www.construirnoticias.com.br>. Acesso em 13 de fevereiro de 2016. DIONÍSIO, Ângela Paiva (org.). Multimodalidades e leituras: funcionamento cognitivo, recursos semióticos, convenções visuais. Recife: Pipa Comunicação, 2014. DIONÍSIO, Ângela P. Gêneros multimodais e multiletramento. In: KARWOSKI, A. M.;. GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Orgs.) Gêneros textuais reflexões e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 23ª Ed. São Paulo: Cortez, 1989. 50 FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5° ed. São Paulo, Atlas, 2010.KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. 11ª ed. Campinas, SP: Pontes, 2007. LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6. ed. São Paulo: Editora Àtica, 2004. LIMA, Graça. Lendo Imagens. In: INSTITUTO C&A; FUNDAÇÃO NACIONAL DO LIVRO INFANTIL E JUVENIL. Nos caminhos da literatura. São Paulo: Peirópolis, 2008.MARTINS, Maria Helena. O que é leitura? São Paulo: Brasiliense, 2003. MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2001. NEVES, André. Lino. Rio de Janeiro: Callis, 2010. Disponível em:<http://professoresheroisanonimos.blogspot.com.br/2014/08/livros-de-literatura-infantilpara.html >. Acesso em 06 de junho de 2016. OLIVEIRA, Cláudio Henrique. QUEIROZ, Cristina Maria de. Leitura em sala de aula: a formação de leitores proficientes. RN, 2009. Disponível em: <http://www.webartigos.com>. Acesso em 13 de fevereiro de 2016. OLIVEIRA, Rui de. Pelos jardins de Boboli: reflexões sobre a arte de ilustrar livros para crianças e jovens. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. RICHE, Rosa Maria Cuba. Texto e Ilustrações: a produção de sentido da leitura. Disponível em: < http://www.cap.uerj.br/site/images/trabalhos_espacos_de_dialogos/34-Riche.pdf> Acesso em: 11/06/2016. SILVA, Moacyr da. A formação do professor centrada na escola: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2002. SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. YUNES, Eliana.Leitura e leituras da literatura infantil. São Paulo: FTD, 1998. ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil na Escola. São Paulo: Global, 2003. WOOD, Audrey e Don. A casa sonolenta. São Paulo: Ática, 2009. Disponível em: <http://professoresheroisanonimos.blogspot.com.br/2014/08/livros-de-literatura-infantilpara.html >. Acesso em 06 de junho de 2016.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqLeiturapt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O livro de literatura infantil - por uma leitura da palavra e da imagem.pdf4,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.