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dc.contributor.authorFerreira, Regiane de Oliveira-
dc.date.available2023-08-09T13:32:27Z-
dc.date.issued2022-06-02-
dc.identifier.citationFERREIRA, Regiane de Oliveira. Atuação do pedagogo no liceu de artes e ofícios Claudio Santoro, Manaus/AM. 2022. 43 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4977-
dc.description.abstractThis work deals with the performance of the pedagogue at the Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro- LAOCS, Manaus/AM. The interest in the subject arose from the need to know the role of the pedagogue in the contexts of non-school education, in view of the challenges of the profession today. The general objective is to know the role of the pedagogue in the Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, Manaus/AM, identifying his role in this education environment. The specific objectives are: to know the role of the pedagogue and the importance of acting in non-school education; understand the role of the pedagogue in non-school education spaces in the field of art and culture and in the social field and its importance for these spaces; and, to understand how the pedagogue's interaction with the non-school space is promoted, its importance and relevance in the construction of the teaching-learning process. The research developed was based on a qualitative approach, with a bibliographic and documental survey. At LAOCS, the role of the pedagogue is important in the process of planning and developing educational practices in the field of arts and culture. Professional performance in this educational environment requires knowledge and experience for the promotion of pedagogical practices and organization of pedagogical work. The pedagogue works in a collaborative and dialogic way with other professionals, institutions and the community. Pedagogy is necessary and the role of the pedagogue in the contexts of non-school education is a field of action that enables the development of the profession in today's society. Pedagogy does not only happen in school environments, it is constantly evolving, and regardless of the field of action, it has its importance in society. Keywords: Pedagogue performance. Non-school education. Pedagogical practices. Claudio Santoro School of Arts and Crafts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtuação do pedagogopt_BR
dc.subjectEducação não escolarpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectLiceu de Artes e Ofícios Claudio Santoropt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectNon-school educationpt_BR
dc.subjectPedagogue performancept_BR
dc.titleAtuação do pedagogo no liceu de artes e ofícios Claudio Santoro, Manaus/AMpt_BR
dc.title.alternativePerformance of the pedagogue at the Claudio Santoro High School of Arts and Crafts, Manaus/AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-09T13:32:27Z-
dc.contributor.advisor1Campos, Raimundo Sidnei dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2939166076843358pt_BR
dc.contributor.referee1Paiva, Nataliana de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3930869909835242pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento Filho, Virgílio Bandeira do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0430956097030345pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata da atuação do pedagogo no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro- LAOCS, Manaus/AM. O interesse pela temática surgiu da necessidade de conhecer o papel do pedagogo nos contextos da educação não escolar, tendo em vista os desafios da profissão na atualidade. O objetivo geral é conhecer a atuação do pedagogo no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, Manaus/AM, identificando seu papel neste ambiente de educação. Os objetivos específicos são: conhecer o papel do pedagogo e a importância da atuação na educação não escolar; compreender a atuação do pedagogo em espaços da educação não escolar no campo da arte e cultura e no campo social e sua importância para esses espaços; e, entender como se promove a interação do pedagogo com espaço não escolar, sua importância e relevâncias na construção do processo ensino-aprendizagem. A pesquisa desenvolvida se baseou numa abordagem qualitativa, com levantamento bibliográfico e documental. No LAOCS, a atuação do pedagogo/a é importante no processo de planejamento e desenvolvimento das práticas educativas no campo das artes e da cultura. A atuação profissional nesse ambiente educacional, requer conhecimentos e experiências para a promoção das práticas pedagógicas e organização do trabalho pedagógico. O/A pedagogo/a atua de maneira colaborativa e dialógica com outros profissionais, instituições e comunidade. A pedagogia é necessária e a atuação do pedagogo nos contextos da educação não escolar é um campo de atuação que possibilita o desenvolvimento da profissão na sociedade atual. A Pedagogia não acontece somente nos ambientes escolares, ela está em constante evolução, e independente do campo de atuação, ela tem sua importância na sociedade. Palavras-chave: Atuação do pedagogo. Educação não escolar. Práticas pegagógicas. Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqPrática pedagógicapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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