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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Renan dos Santos-
dc.date.available2023-08-08T14:28:39Z-
dc.date.issued2016-06-24-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Renan dos Santos. Educação inclusiva para crianças com transtorno do espectro autista: contribuições da mediação pedagógica. 2016. 68 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4976-
dc.description.abstractThe right to inclusive education, based on official documents, provides all children with global developmental disorder and typical behaviours, the right to education for all, regardless of their personal, physical or mental dispositions. for all, regardless of their personal, physical or mental dispositions, with the help of a professional support, if necessary. This work seeks to understand and reflect the practice and contributions of pedagogical mediation in the teaching-learning process of the student with ASD, as well as, if this inclusion is a reality as well as, if this inclusion is reality within schools, attending in an accessible way to the autistic child, with regard to school support and the training of the teaching staff to receive these students. A theoretical foundation is based on authors such as: Cunha (2015), Schwartzman (2003), Mercadante (2009), Rodrigues and Spencer (2015). The research is characterised as a field research, with a qualitative qualitative approach, and had as subjects of the study: 2 pedagogical advisors of SEMED, 1 regular class teacher and regular class teacher and 1 auxiliary teacher, who develops the function of pedagogical mediator. Their participation was decisive to understand the possibilities and difficulties in this teaching process. teaching process. After a bibliographical survey, it became evident that there are many policies that that defend this right, but in practice there are significant problems and difficulties for inclusion to happen. happen. The teacher and mediator feel insecure when assuming the responsibility of working for this cause. for this cause. It is concluded that this process of inclusion with the support of pedagogical mediation, should go through reformulations of the teaching staff and school structure in general and materialise in actions, because it is far from the reality sought by its applicants and by what advocates the national policy. Key words: Inclusive education. Pedagogical mediation. Autism spectrum disorder.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectPedagogical mediationpt_BR
dc.subjectAutistic spectrum disorderpt_BR
dc.titleEducação inclusiva para crianças com transtorno do espectro autista: contribuições da mediação pedagógicapt_BR
dc.title.alternativeInclusive education for children with autism spectrum disorder: contributions of pedagogical mediationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-08T14:28:39Z-
dc.contributor.advisor1Machado , Andrezza Belota Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1078436779666761pt_BR
dc.contributor.referee1Saraiva, Emerson Sandro Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0349091061036967pt_BR
dc.contributor.referee2Brito, Jane Lindoso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2930560876080965pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3952015687378279pt_BR
dc.description.resumoResumo: O direito da educação inclusiva, embasada em documentos oficiais, proporciona a todas as crianças inseridas no transtorno global do desenvolvimento e condutas típicas, o direito à educação para todos, independentemente das suas disposições pessoais, físicas ou mentais, com auxílio de profissional de suporte, caso haja necessidade. Este trabalho busca compreender e refletir a prática e contribuições da mediação pedagógica no processo ensino-aprendizagem do aluno com TEA, bem como, se esta inclusão é realidade dentro das escolas, atendendo de forma acessível à criança autista, no que se refere ao apoio escolar e a capacitação do corpo docente para receber estes alunos. A fundamentação teórica está embasada em autores como: Cunha (2015), Schwartzman (2003), Mercadante (2009), Rodrigues e Spencer (2015). A pesquisa se caracteriza como de campo, com abordagem qualitativa, e teve como sujeitos do estudo: 2 assessores pedagógicos da SEMED, 1 professor de classe regular e, 1 professora auxiliar, que desenvolve a função de mediadora pedagógica. A participação deles foi determinante para compreender as possibilidades e dificuldades neste processo de ensino. Após levantamento bibliográfico, ficou evidente a existência de muitas políticas que defendem este direito, mas na prática há mazelas e dificuldades significativas para que a inclusão aconteça. A professora e mediadora se sentem inseguras ao assumir a responsabilidade de trabalhar por esta causa. Conclui-se que este processo de inclusão com suporte da mediação pedagógica, deva passar por reformulações do corpo docente e estrutural escolar em geral e se concretize em ações, pois está longe da realidade buscada por seus requerentes e pelo que preconiza a política nacional. Palavras chave: Educação Inclusiva. Mediação pedagógica. Transtorno do Espectro Autista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEducação inclusivapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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