DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4946
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOrdonez, Karen Lorena Taunama-
dc.date.available2023-06-20-
dc.date.available2023-08-07T15:28:48Z-
dc.date.issued2023-07-28-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4946-
dc.description.abstractThis work has as its theme Playing in the learning process and development in early childhood education. Our general objective was to analyze the importance of play for the children's world and its contributions in children's learning and development. The specific ones were: discussing the importance of games for the teaching and learning process of children; review Brazilian legislation on early childhood education; understand the features and contributions of the treasure basket, heuristics section, tray of experimentation and role playing for the development and formation of child. To achieve the objectives, a bibliographical research was carried out and documentary with a qualitative and dialectical approach. In the results and discussions, we discussed the legislation of early childhood education such as the LDB, DCNEI and BNCC, clarifying the rights of children in the educational field and in the act of playing, in addition to to discuss the contribution of the game that the researches of the theoretical reference pointed. We conclude play is an essential part of education planning infantile because it helps children to develop and express their perceptions about what they are learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincadeira. Aprendizagem. Desenvolvimento. Educação Infantilpt_BR
dc.subjectJoke. Learning. Development. Child educationpt_BR
dc.titleA Brincadeira no processo de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantilpt_BR
dc.title.alternativePlay in the process of learning and development in Early Childhood Educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T15:28:48Z-
dc.contributor.advisor1Printes, Jocicleia Souza-
dc.description.resumoO referido trabalho tem como tema A brincadeira no processo de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil. Tivemos como objetivo geral analisar a importância da brincadeira para o mundo infantil e suas contribuições na aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Os específicos foram: discutir a importância das brincadeiras para o processo de ensino e aprendizado das crianças; revisar a legislação brasileira sobre a educação infantil; compreender as características e contribuições do cesto de tesouro, seção heurística, bandeja de experimentação e a brincadeira de papeis para o desenvolvimento e formação da criança. Para alcançar os objetivos, foi realizado uma pesquisa bibliográfica e documental de abordagem qualitativa e dialética. Nos resultados e discussões, discorremos sobre a legislações da educação infantil como a LDB, DCNEI e BNCC, esclarecendo os direitos das crianças no campo educacional e no ato do brincar, além de discutirmos a contribuição da brincadeira que as pesquisas do referencial teórico apontaram. Concluímos a brincadeira é parte essencial no planejamento da educação infantil porque ajuda as crianças a se desenvolverem e expressar suas percepções sobre o que estão aprendendo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAMAZONAS. Referencial Curricular Amazonense para Educação Infantil. Manaus: UNDIME/CONSED, 2019. BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996. BRASIL Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacional para a Educação Infantil. DCNEI, de 9 de dezembro de 2009. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. 2017. BITENCOURT, Alexandra Flores et.al. Cesto dos Tesouros. In: Fochi, Paulo (org). O brincar heurístico na creche. Porto Alegre: Paulo Fochi Estudos Pedagógicos, 2018. BITENCOURT, Alexandra Flores et.al. Jogo Heurístico. In: Fochi, Paulo (org.). O brincar heurístico na creche. Porto Alegre: Paulo Fochi Estudos Pedagógicos, 2018. GALLINA, Juliana et.al. Bandeja de Experimentação In: Fochi, Paulo (org.). O brincar heurístico na creche. Porto Alegre: Paulo Fochi Estudos Pedagógicos, 2018. KISHIMOTO. Tizuko Morchida Kishimoto (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 11. Ed.- São Paulo˸ Cortez, 2008. KALLÓ, Éva; BALOG, Gyorgyi. As Origens do Brincar Livre. São Paulo: Omnisciência, 2017. LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica /Maria de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos, -7. ed.-São Paulo: Atlas,2010. MILITÃO, Albigenor. Jogos, Dinâmicas e Vivências Grupos. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000. MIRANDA, Daiana B.; SANTOS, Patrícia G. dos; RODRIGUES, Samira. A importância dos jogos e brincadeiras para a educação infantil. Monografia. Faculdade Multivix-Serra. Serra, p. 45, 2014. MARCOLINO, Susana. A brincadeira de papéis na escola da infância. In: Costa, Sinatra Almeida; Mello, Suely Amaral. Teoria Histórico-Cultural na Educação Infantil: conversando com as professoras e professores. Curitiba: CRV, 2017. NEGRINE. Airton, Concepção do jogo em Vigotski: uma perspectiva psicopedagógica. Rev. Movimento, n. 02, 1995. NEGRINE. Airton. Concepção de jogo em Piaget. In:----------Aprendizagem & Desenvolvimento Infantil: Simbolismo e jogo. Porto Alegre: Prodil, 1994, p.32-45. RIZZI, Leonor; HAYDT, Regina Celia C. Atividades lúdicas na educação da criança. São Paulo. Editora Ática, 2001. RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. A ludicidade na educação infantil: uma atitude pedagógica. Curitiba: Ibepex, 2007. 44 SANTOS, Marli. O lúdico na formação do educador. 4.ª ed. Petrópolis: Vozes,1997,2000. SANTOS, (Org). A ludicidade como ciência. Petrópolis: Vozes, 2001. TARDOS, Ana. As atividades dirigidas. In: FALK, Judit (Org). Abordagem Pikler: Educação Infantil. São Paulo: Omnisciência, 2006. LUIZ, Jessica Martins Marques et.al. As concepções de jogos para Piaget, Wallon, Vigotski. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 19 N˚ 195, Agosto de 2014. Disponível em: http://www.efdeportes.com Acesso em: 12 fev 2023.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESTB_TCC_2023

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Brincadeira no processo de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil.pdf369,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.