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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFilho, Alonso Fonseca Castro de-
dc.date.available2023-06-20-
dc.date.available2023-08-07T15:02:59Z-
dc.date.issued2023-07-27-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4928-
dc.description.abstractThis Course Completion Work has as its theme: “The Importance of Games for the Teaching and Learning Process in Early Childhood Education”. A researched theme derived from the particular need, and in view of my academic completion I understand that seeking more information about the act of playing in childhood is of paramount importance, in order to masterfully exercise the legal of a teacher, not just acting as a mere professional, but as a human being. “human” who seeks to help in their social environment, this topic deserves attention and debate, because the idea of most people, especially parents of students, is that you cannot learn by playing. The study that was carried out aims to general: To analyze the importance of games for the life and formation of children included in early childhood education. For the work was theoretically based on the main authors such as: LDB (1996), Kishimoto (1996), Piaget (1976), Vygotsky (1991), Paulo Freire (2001), Marconi and Lakatos (2010) Rufino (2014) and among others who collaborated in the construction and development of the work. The research was developed through field and bibliographical studies, which uniquely guided the search in empirical, rhetorical and experiential self-knowledge, with results positive about using the act of playing as a teaching tool and learning, within the line of research we have: Education, Society and Cultural, in which the process of physical and psychic growth is understood, this being society participant, the data instrument technique used, was the non-participant observation whose main objective was observation, public target were two professors graduated in pedagogy who work in the field of Teaching Pre-I. Through the theoretical foundation, it was evidenced that children learn happiest in playing, just as they seek to acquire at the same time knowledge that will serve as a bridge to the next new stage that awaits you in the future. elementary School. Therefore, the work has been showing the importance of playfulness for the life and formation of children included in early childhood education, where with the playing, the physical, motor and cognitive aspects are developed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantil, Brincadeiras, Aprendizagempt_BR
dc.subjectEarly Childhood Education, Games, Learningpt_BR
dc.titleA importância das brincadeira no processo de Ensino Aprendizagem na Educação Infantilpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of play in the teaching-learning process in early childhood educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T15:02:59Z-
dc.contributor.advisor1Jankauskas, Rosi Meri Bukowitz-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema: “A Importância das Brincadeiras para o Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil”. A temática pesquisada derivou-se da necessidade particular, e diante de minha finalização acadêmica compreendo que buscar mais informações sobre o ato de brincar na infância é de suma relevância, para assim exercer com maestria o legal de professor, não apenas exercer como um mero profissional, mas como um ser “humano” que busca ajudar em seu meio social, este tema é merecedor de atenção e debate, pois a ideia da maioria das pessoas, principalmente dos pais de alunos, é que não se pode aprender brincando. O estudo que foi elaborado tem como objetivo geral: Analisar a importância das brincadeiras para a vida e formação das crianças inseridas na educação infantil. Pois o trabalho teve como base teórica os principais autores como: LDB (1996), Kishimoto (1996), Piaget (1976), Vygotsky (1991), Paulo Freire (2001), Marconi e Lakatos (2010) Rufino (2014) e dentre outros que colaboraram na construção e desenvolvimento do trabalho. A pesquisa desenvolveu se através do estudo de campo e bibliográfica, que nortearam de maneira singular a busca em autoconhecimento empírico, retorico e experiencial, tendo resultados positivos quanto a utilizar o ato da brincadeira como ferramenta de ensino e aprendizagem, dentro da linha de pesquisa temos: Educação, Sociedade e Cultural, na qual compreende-se o processo de crescimento físico, psíquico sendo esta participante da sociedade, a técnica de instrumento de dados usado, foi a observação não participante que teve como objetivo maior a observação, público alvo foram duas professoras graduadas em pedagogia que atuam na área de Ensino Pre-I. Por meio da fundamentação teórica evidenciou-se que as crianças aprendem de maneira mais feliz brincando, assim como buscam adquirir ao mesmo tempo conhecimento que lhe servirão de ponte para a nova etapa seguinte que a espera no ensino fundamental. Por tanto o trabalho vem mostrando a importância da ludicidade para a vida e formação das crianças inseridas na educação infantil, onde com o brincar são desenvolvidos os aspectos físicos, motor, cognitivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESTB_TCC_2023

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