DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4895
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCorrea, Luciana Soprano-
dc.date.available2023-06-15-
dc.date.available2023-08-07T13:33:01Z-
dc.date.issued2023-03-29-
dc.identifier.citationCORREA, Luciana Soprano. Uso da videodança como uma prática pedagógica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4895-
dc.description.abstractThe following research aims to use videodance as a pedagogical practice, capable of developing in students several skills mentioned in the Arts component of the National Common Curricular Base (BNCC). In order to reach the objectives, a search for theoretical references and the choice of a methodology was used, in which it was proposed to analyze this pedagogical practice as capable of enhancing the student as a whole through the development of general skills and/or Art/BNCC. The study was divided into four parts. In the first part, Laban's dynamics were used, which he brought us, the studies he did on the factors and actions of movement, where the body was worked to create movements that helped in the immersion of bodies in the creation of videodance. In the second part, the construction process of the videodance works began, only ten students in the class proposed to participate in the research, so we formed only one team, and throughout the process the necessary guidelines were carried out, using the contents taught, in addition to meticulous observations about the interaction between students, creativity, participation, dedication, criticality of each one. In the third part, some categories were used to analyze the collected data, such as: the creation of videodance and the development of skills. In the fourth and last part, the results were compared, and it was concluded that, in the way that the language of videodance was used and with the contents approached for its creation, most of the students were able to develop several competences of the component de Artes/BNCC, as videodance permeates several areas, stimulating the student as a complete being. Therefore, it is noticeable how much the Arts teacher needs to be always in search of methods and practices that can stimulate not only the appreciation of Art, but also Art as a form of knowledge, capable of preparing the student for the world, and the videodance intentionally worked as a pedagogical practice, within a teaching context, can undoubtedly generate positive learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectvideodançapt_BR
dc.subjectvideodancept_BR
dc.subjectpedagógicapt_BR
dc.subjectpedagogicalpt_BR
dc.subjectcompetênciaspt_BR
dc.subjectskillspt_BR
dc.subjectartept_BR
dc.subjectartpt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.titleUso da videodança como uma prática pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T13:33:01Z-
dc.contributor.advisor1Pinto, Amanda da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2910246309324962pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Amanda da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2910246309324962pt_BR
dc.contributor.referee2Passos, Yara dos Santos Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Muriell Gonçalves da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9004070980462661pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7356864589684250pt_BR
dc.description.resumoA seguinte pesquisa visa utilizar a videodança como uma prática pedagógica, capaz de desenvolver nos alunos várias competências citadas no componente de Artes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para o alcance dos objetivos, utilizou-se primeiramente de uma busca por referenciais teóricos e a escolha de uma metodologia, onde propôs-se a analisar esta prática pedagógica como capaz de potencializar o aluno como um todo através do desenvolvimento das competências gerais e/ou específicas da Arte/BNCC.O estudo se dividiu em quatro partes. Na primeira parte, foi utilizada a dinâmica de Laban, a qual nos trouxe, os estudos que ele fez sobre os fatores e as ações do movimento, onde trabalhou-se o corpo para a criação de movimentos que ajudaram na imersão dos corpos na criação da videodança. Na segunda parte, foi iniciado o processo de construção da obra de videodança, apenas dez alunos da turma se propuseram a participar da pesquisa, então formamos apenas uma equipe, e durante todo o processo foram realizadas as orientações necessárias, utilizando os conteúdos ministrados, além de observações minuciosas a respeito da interação entre os alunos, da criatividade, da participação, da dedicação, da criticidade de cada um. Na terceira parte, foram utilizadas algumas categorias para fazer as análises dos dados coletados, como: a criação da videodança e o desenvolvimento das competências. Na quarta e última parte, foi realizada a comparação dos resultados, e chegou-se a conclusão de que, da forma que foi utilizada a linguagem da videodança e com os conteúdos abordados para sua criação, a maioria dos alunos conseguiram desenvolver diversas competências do componente de Artes/BNCC, pois a videodança permeia diversas áreas, estimulando o aluno como um ser completo. Portanto, é perceptível o quanto o docente de Artes necessita estar sempre em busca de métodos e práticas, que possam estimular não somente a apreciação da Arte, mas também a Arte como forma de conhecimento, capaz de preparar o aluno para o mundo, e a videodança trabalhada como uma prática pedagógica de forma intencional, dentro de um contexto de ensino, pode, sem dúvidas, gerar uma aprendizagem positiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAIRES, D.S. Criação em videodança: corpos em contaminação. Orientador: Monica Fagundes Dantas, 2018. 109 f. Dissertação (Mestrado em artes cênicas), Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/180508/001070289.pdf?sequence =1&isAllowed=y. Acesso em: 10 jan. 2023. ARAÚJO, A. C. Videodança na escola: Processos de criação entre crianças e uma artista-docente no ensino fundamental I. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019. Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Realize Editora, 2019. BOZZANO, H., FRENDA, P., GUSMÃO, T. Janelas da Arte. 2. ed. São Paulo: IBEP, 2018. (Arte Ensino Médio - Manual do Professor) BRASIL. Lei nº 13.185, de 6 de novembro de 2015. Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano CLII 213, p. 1, 9. nov. 2015. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20152018/2015/Lei/L13185.htm Acesso em: 14 fev. 2023. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. BRUM, L. Videodança: uma arte do devir. In: Caldas, Paulo.; Leonel, Brum et al. (org.). Dança em foco – Ensaios Contemporâneos de Videodança. Rio de Janeiro: Editora Aeroplano, 2011, p. 75-113. CERBINO, B.; MENDONÇA, L. Audiovisual, videodança e dança: conceitos e devoramentos. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPAP, 20., 2011, Rio de Janeiro. Anais [...] Rio de Janeiro: UERJ, 2011. 1 CD-ROM. FRANCO, M. A. do R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 247, p. 534 – 551, set./dez. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S2176-6681/288236353. Acesso em: 20 jan. 2023. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura). GALANOPOULOU, C. Um século de filmes de Dança. In: CALDAS, P. et al. (org.). Dança em foco: entre imagem e movimento. Rio de Janeiro: Oi Futuro, 2008. v.3, p.21-23. GERBASE, C. Primeiro filme, 2013. O livro: enquadramentos: planos e ângulos. Disponível em: https://www.primeirofilme.com.br/site/o-livro/enquadramentos-planose- angulos/. Acesso em: 11 de out. 2022. GIL, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. LIMA, J. S. O. de. Videodança: o corpo em movimento na tela. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. MARQUES, I. A. Dançando na Escola. Motriz: Revista de Educação Física, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 20-28, jun. 1997. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6496. Acesso em: 10 fev. 2023. OLIVEIRA, I. A. A dialogicidade na educação de Paulo Freire e na prática do ensino de filosofia com crianças. Movimento: Revista de educação, Rio de Janeiro, v. 7, p. 228-253, 2017. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32633. Acesso em: 02 fev. 2023. OLIVEIRA, Valdemir. [Entrevista sobre a trajetória da linguagem da Vídeodança na Escola Superior de Artes e Turismos da UEA]. WhatsApp: [Professor UEA], 1 mensagem WhatsApp. PASSOS, Y. dos S. C. [Entrevista sobre sua atuação na Disciplina de Estudos Contemporâneos do Corpo VI, na utilização da Videodança, como prática didática e pedagógica]. WhatsApp: [Professor UEA], 1 mensagem WhatsApp. RENGEL, L. P. et al. Elementos do movimento na dança. Salvador: UFBA, 2017. E-book. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream /capes/174968/2/eBook_Elementos_do_movimento_na_Danca- Licenciatura_em_Danca_UFBA.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023. Sapucaia, N. T. M) A dança e o exercício da leitura-uma proposta interdisciplinar para a escola. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Escola Superior de Artes e Turismo, Manaus: 2019. Disponível em: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/bitstream/ riuea/1606/1/A%20dan%c3%a7a%20e%20o%20exerc%c3%adcio%20da%20leitura %20-20uma%20proposta%20interdisciplinar%20para%20a%20escola.pdf Acesso em: 19 jan. 2023. SPANGHERO, M. A Dança dos encéfalos acesos. São Paulo: Itaú Cultural, 2003. Disponível em: https://www.academia.edu/463865/A_dan%C3%A7a_dos_enc%C3%A9falos_aceso s. Acesso em: 17 jan. 2023. VÍDEODANÇA. Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. ISBN: 978-85-7979-060-7. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo14324/videodanca. Acesso em: 15 fev. 2023.pt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
USO DA VIDEODANÇA COMO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA (ANEXO).mp4Anexo1,09 GBMPEGVisualizar/Abrir
USO DA VIDEODANÇA COMO UMA PRATICA PEDAGOGICA.pdfArquivo principal4,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.