Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4894
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Tavares, Larissa Cardoso | - |
dc.date.available | 2023-06-15 | - |
dc.date.available | 2023-08-07T13:32:45Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-22 | - |
dc.identifier.citation | TAVARES, Larissa Cardoso. Figurino e criação de sentidos para o espetáculo entorpecer: uma 'escrevivência'. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4894 | - |
dc.description.abstract | This study encompasses the discussions and exchanges of experiences within a cooperative creation, focusing on the construction of signs through the costume element for the show “Entorpecer”, with the main objective of understanding this process of cooperative creation of costumes for the construction of the work, which was requested by the disciplines of the seventh period, being these Classical Dance VI and Contemporary Studies of the Body VI, and which in a way involves and permeates other disciplines such as Choreographic Processes, Composition, these are part of the curriculum of the bachelor's degree in dance. It also aims to give voice to academics who have been in contact with this topic. In the same way that we will contextualize the concept of collective creation and the implications that these means of creation involves, the historicity and importance of the costume for the scene, it is proposed to present the chosen form for analysis and discussion of the collected data, called “Escrevivência” by Conceição Evaristo, based on the non-hierarchization of voices. And based on interviews with the academics participating in the research, based on a semi-structured script of questions, being flexible to the needs of questions that instigate the delivery knowledge and through notes made in a field diary during the process, to bring a discussion and comparison about the perspectives of each academic within the work, how their experiences collaborated for the construction of their conceptions about what makes the costume design, following a different way of doing this element, and thus, promoting the development of the artist as a whole, enabling the sensitivity of creating the scenic element figurine that carries so much significance. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Criação Coletiva | pt_BR |
dc.subject | Collective Creation | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | dance | pt_BR |
dc.subject | Figurino | pt_BR |
dc.subject | Costume Design | pt_BR |
dc.subject | Processo Colaborativo | pt_BR |
dc.subject | Collaborative Process | pt_BR |
dc.title | Figurino e criação de sentidos para o espetáculo entorpecer: uma 'escrevivência' | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-07T13:32:45Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Getúlio Henrique Rocha | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5769970032043027 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lima, Getúlio Henrique Rocha | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5769970032043027 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Costa, Raissa Caroline Brito | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5760249627090319 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Passos, Yara dos Santos Costa | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3886129763007101 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo engloba as discussões e trocas de vivências dentro de uma criação coletiva, tendo como foco a construção de signos através do elemento figurino para o espetáculo Entorpecer, com o objetivo central de compreender esse processo de criação coletiva dos figurinos para a construção da obra, a qual foi requisitada pelas disciplinas do sétimo período, sendo elas Dança Clássica VI e Estudos Contemporâneos do Corpo VI, e que de certo modo envolve e permeia outras disciplinas como Processos Coreográficos, Composição, estas que fazem parte da grade curricular do curso de bacharel em dança. Tendo também como intuito dar voz aos acadêmicos que estiveram em contato com este tópico. Da mesma forma que iremos contextualizar o conceito da criação coletiva e implicações que envolve este meio de criação, a historicidade e importância do figurino para a cena, propõe-se assim, apresentar a forma escolhida para análise e discussão dos dados coletados, denominada a “escrevivência” por Conceição Evaristo, baseando-se na não hierarquização de vozes. A partir de entrevistas com os acadêmicos participantes da pesquisa baseando em um roteiro de perguntas semiestruturado, sendo flexível às necessidades de perguntas que instigam a entrega de seus conhecimentos e por meio de anotações feitas em um diário de campo durante o processo, trazer para essa pesquisa uma discussão e comparação sobre as perspectivas de cada acadêmico dentro da obra, como suas vivências colaboraram para a construção de suas concepções sobre o que faz ser o figurino, trilhando uma forma diferente de se fazer este elemento, e assim, promovendo um desenvolvimento do artista como um todo, possibilitando a sensibilidade de criar o elemento cênico figurino que tanto carrega significâncias. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | ARY, R.; SANTANA, M. Da criação coletiva ao processo colaborativo. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 23–44, 2015. DOI: 10.20396/pita.v5i2.8647190. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8647190. Acesso em: 11 mar. 2023. CHARONE. Neder Roberto. A criação de figurino: reflexões e exercício (II). Anais ABRACE, Belém, PA. v. 2, n. 1, p. 118-133. 2018. DE SOUZA, Elisa. AS ESCREVIVÊNCIAS DE CONCEIÇÃO EVARISTO COMO ESCRITA DE NÓS: SABERES QUE ATRAVESSAM PRÁTICAS PESSOAIS E PEDAGÓGICAS. Revista Em Favor de Igualdade Racial, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 41–51, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/5018. Acesso em: 12 out. 2022. EVARISTO, Conceição. CONCEIÇÃO EVARISTO – “A escrevivência serve também para as pessoas pensarem”. [Entrevista concedida a] Tayrine Santana, Itaú Social, e Alecsandra Zapparoli, Rede Galápagos. Itaú Social, São Paulo. Novembro, 2020. GERHARDT, Tatiana Engel (org.), SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Mabel Botelli. A criação coletiva em dança, construindo singularidades e coletividade. In: TRANS-IN-CORPORADOS: CONSTRUINDO REDES PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PESQUISA EM DANÇA, 2017, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2017. Disponível em: <https://proceedings.science/trans-in-corporados-2017/papers/a-criacao-coletiva-em-danca-construindo-singularidades-e-coletividade?lang=pt-br> Acesso em: 11 mar. 2023. MINAYO, M. C. de Souza, DESLANDES, S., GOMES, R. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 31. ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. OLIVEIRA, L. H. S. DE. "Escrevivência" em Becos da memória, de Conceição Evaristo. Revista Estudos Feministas, v. 17, n. Rev. Estud. Fem., 2009 17(2), p. 621–623, maio 2009. ROCHA, L. V. Dança e coautoria em rede: processos de criação em grupo. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 5, n. 2, 2019. DOI: 10.36025/arj.v5i2.17927. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/17927. Acesso em: 11 mar. 2023. VIANA, Fausto; PEREIRA, Dalmir Rogério. Figurino e cenografia para iniciantes [recurso eletrônico] – 2. ed. – São Paulo: ECA/USP, 2021. VIEIRA, Marcílio de Souza. O que pode o figurino na dança? Revista Artes da Cena, Goiânia, v. 2, n.1, p. 97- 108, Dezembro, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/index.php/artce | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FIGURINO_E_CRIAÇÃO_DE_SENTIDOS_PARA_O_ESPETÁCULO_ENTORPECER_Uma_'escrevivência'_-_Larissa_Cardoso_Tavares.pdf | Arquivo principal | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.