Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4884
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Ana Beatriz Braga | - |
dc.date.available | 2023-06-14 | - |
dc.date.available | 2023-08-07T13:28:35Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-24 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Ana Beatriz Braga. Dança e cognição: possibilidades de letramento a partir de um processo criativo nos anos iniciais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4884 | - |
dc.description.abstract | The scope of this research is to develop Creative Dance within the school environment, from a cognitive process with children who are in the early years. To achieve the objectives, a qualitative, field research was used as a methodology, with the technique of action research, where it was necessary to have a long contact with the students to accompany them, thus evaluating the artistic creation in dialogue with literacy. The Study was divided into three moments: in the first, some Creative Dance classes were taken to learn sounds with the body, thus raising a cognitive process. The second were held Dance classes, linked to the discipline of Portuguese Language, and to start my observation of the reading of the world and interpretation of the students. The third and last moment was the process of choreographic creation entangled in literacy. The result of the research presented how Dance can be a powerful research object for the improvement of teaching and learning within the school and also provide a cognitive process of autonomy in the child's life. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança Criativa | pt_BR |
dc.subject | Creative Dance | pt_BR |
dc.subject | cognição | pt_BR |
dc.subject | cognition | pt_BR |
dc.subject | processo metafórico | pt_BR |
dc.subject | metaphorical process | pt_BR |
dc.subject | letramento | pt_BR |
dc.subject | literacy | pt_BR |
dc.title | Dança e cognição: possibilidades de letramento a partir de um processo criativo nos anos iniciais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-07T13:28:35Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Pinto, Amanda da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2910246309324962 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pinto, Amanda da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2910246309324962 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carvalho, Meireane Rodrigues Ribeiro de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7930661514711090 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Abreu, Jeanne Chaves de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2707740880059445 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como escopo desenvolver o Dança Criativa dentro do ambiente escolar, a partir de um processo cognitivo com crianças que estão nos anos iniciais. Para alcançar os objetivos utilizou-se como metodologia uma pesquisa qualitativa, de campo, com a técnica da pesquisa-ação, onde foi preciso ter um longo contato com os discentes para acompanha-los, assim avaliando a criação artística em diálogo com o letramento. O Estudo foi divido em três momentos: no primeiro foram feitas algumas aulas de Dança criativa para o aprendizado de sons com o corpo, assim suscitando um processo cognitivo. O segundo foram realizadas aulas de Dança, atreladas à disciplina de Língua Portuguesa, e para dar início a minha observação da leitura de mundo e interpretação dos estudantes. O terceiro e último momento foi o processo de criação coreográfica enredada ao letramento. O resultado da pesquisa apresentou como a Dança pode ser um objeto de pesquisa potente para a melhoria do ensino aprendizagem dentro da escola e também proporcionar um processo cognitivo de autonomia na vida da criança. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | ANDRADE, Carolina Romano. Dança para criança: uma proposta para o ensino de dança voltada para a educação infantil. São Paulo: Carolina Romano de Andrade, 2016. DAMASIO, António R. E o cérebro criou o homem. São Paulo: Companhia de Letras, 2011. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários á prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido [livro eletrônico].1, ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4, ed. São Paulo: Atlas, 2002. GIL, Antonio Carlos. M.étodos e técnicas de pesquisa social. 6, ed. São Paulo: Atlas, 2008. KATZ, Helena; GREINER, Christine. Arte e cognição: corpomídia, comunicação, política. São Paulo: Annablume, 2015. LDB, Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, 2017. MARQUES, Isabel. Arte em questão [livro eletrônico]. São Paulo: Cortez, 2014. MARTINS, Mayanna Costa. Ludicidade no processo de aprender dança. Anais do 6º Congresso Científico Nacional de Pesquisadores em Dança – 2ª Edição Virtual. Salvador: Associação Nacional de Pesquisadores em Dança – Editora ANDA, 2021. p. 333-343. NASCIMENTO, M.M. Dança Criativa e Improvisação: benefícios para cognição de crianças e adolescentes. Educação: revista do centro de educação UFSM, 2022. Disponível em https://avauea.uea.edu.br/course/view.php?id=1929. Acesso em 15 de set. 2022. NETO, Arthur; JUNIOR, Nilton. O corpo na aula de Geografia : por uma pedagogia do corpo indisciplinar. Xll Colóquio Internacional - "Educação e Contemporaneidade", Sergipe, volume 12, set, 2018, p.1-13. PINTO, Amanda da Silva. Dança como área de conhecimento. Manaus: Travessia, 2015. _______. Mover e aprender: experiências do movimento na rotina escolar. Anais do VI Encontro Científico da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança - ANDA. Salvador: ANDA, 2019. p. 40-53. RENGEL, L. P. Corpo e Dança como lugares de corponectividade metafórica. R. cient/FAP, v.4, n.1, p.1-19, 2009. Disponível https://avauea.uea.edu.br/course/view.php?id=1929 . Acesso em: 14 set. 2022. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DANÇA E COGNIÇÃO POSSIBILIDADES DE LETRAMENTO (1).mp4 | Anexo | 87,52 MB | MPEG | Visualizar/Abrir |
DANÇA E COGNIÇÃO_POSSIBILIDADES DE LETRAMENTO A PARTIR DE UM PROCESSO CRIATIVO NOS ANOS INICIAIS.pdf | Arquivo principal | 4,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.