DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4832
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Ester dos Santos-
dc.date.available2023-06-14-
dc.date.available2023-08-07T12:41:14Z-
dc.date.issued2023-03-27-
dc.identifier.citationSOUZA, Ester dos Santos. Dança e escola: o que pensam os alunos do Ensino Fundamental 2 sobre a arte da Dança no contexto escolar? Ouvindo suas vozes! 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4832-
dc.description.abstractWhen we mention dance in the school environment, some students bring their preconceptions related to their daily experiences, or what comes to mind are ready choreographies, and this is not the purpose of dance in the educational context. Dance is considered a legitimate area of knowledge in the legal frameworks of education and it has beneficial effects when well applied. Thus, we sought to investigate in a qualitative sphere which are the main perceptions/understandings that elementary school students have about the art of dance in the context of a public school. The specific objectives of this research were: to research the importance of teaching Dance/Art at school, in view of the legal frameworks, to enable the students to discuss the experience of dance at school, to describe how dance has been applied at school in the arts subject and to describe the main perceptions/understandings that the students have about dance in the school context, discussing the possible cultural reasons for them. In this way, the methodology followed a qualitative and descriptive approach, going through methodological procedures about the field study, using as an instrument for data collection the observation during the process with the students, the application of a questionnaire and a structured interview. Once the data was collected, the interpretation of the results obtained was approached through content analysis, based on the theorists that contextualize dance at school. Therefore, by listening to the perception of each adolescent about their experience with dance in the educational context, we perceived the different forms that dance takes when it enters the school context. By listening to their voices, we became certain of the importance of having a greater and deeper dialogue between Art/Dance, school and society. Through these reflections in dance it is possible to delve into new realities of perceiving and acting in the world, besides inspiring students to act in a more critical and conscious way.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjecteducationpt_BR
dc.subjectdançapt_BR
dc.subjectdancept_BR
dc.subjectexperiênciapt_BR
dc.subjectexperiencept_BR
dc.subjectpercepçãopt_BR
dc.subjectperceptionpt_BR
dc.titleDança e escola: o que pensam os alunos do Ensino Fundamental 2 sobre a arte da Dança no contexto escolar? Ouvindo suas vozes!pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T12:41:14Z-
dc.contributor.advisor1Ramos, Érika da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9814703195397808pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Érika da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9814703195397808pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Amanda da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2910246309324962pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Rosiane Costa dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5402202712261802pt_BR
dc.description.resumoO ensino da dança na escola tem passado por inúmeros conceitos, quando citamos dança no ambiente escolar alguns alunos trazem suas preconcepções relacionadas às suas experiências cotidianas, ou o que vem à mente são coreografias prontas e esse não é o propósito da dança no contexto educacional. A dança é considerada área de conhecimento de forma legítima nos marcos legais da educação e que surte efeitos benéficos quando bem aplicada. Assim, buscou-se investigar em esfera qualitativa quais as principais percepções/compreensões que os alunos do ensino fundamental 2 têm sobre a arte da dança e no contexto de uma escola pública? Tendo como objetivos específicos desta pesquisa: pesquisar a importância do ensino da Dança/Arte na escola, ante aos marcos legais, possibilitar aos estudantes discussões sobre a vivência em dança na escola, descrever como a dança tem sido aplicada na escola na disciplina de artes e descrever as principais percepções/compreensões que os alunos têm acerca da dança no contexto escolar, discutindo os possíveis porquês culturais das mesmas. Desse modo, a metodologia encaminhou-se pelo carácter qualitativo, tipo descritiva, percorrendo pelos procedimentos metodológicos acerca do estudo de campo, utilizando-se como instrumento para a coleta de dados a observação durante o processo com os alunos, aplicação de questionário e entrevista estruturada. Dado as coletas, abordou-se a partir da análise de conteúdo, a interpretação dos resultados obtidos, com base nos teóricos que contextualizam a dança na escola. Portanto, ao ouvir a percepção de cada adolescente a respeito da sua experiência com a dança no âmbito educacional, percebemos as diferentes formas que a dança toma ao adentrar no contexto escolar. Ao ouvir suas vozes, tivemos a certeza da importância de haver um diálogo maior e mais profundo entre a Arte/Dança, escola e sociedade. Através destas reflexões em dança é possível aprofundar-se em novas realidades de se perceber e atuar no mundo, além de inspirar os estudantes a atuarem de forma mais crítica e consciente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARAÚJO, Christiane. A dança na disciplina de Arte: Transposição entre as linguagens artísticas. Campo Grande, MS. Life Editora. 2021. BARRETO, Débora. Por quê dançar na escola em uma época de crise? Nuancesvol. 1, n°. p.37-39, 1995. BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto: imagem e som: um manual prático. Guareschi, P. A. (trad.), 7ª edição, Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. BELL, Judith. Como realizar um projeto de investigação (3ª edição). Lisboa: Gradiva – Publicações Lda, 2010. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – Brasília : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017.p,58. BRASIL/MEC. Lei no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 2005. Disponível em <https://www2.senado. leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf>. Acesso:28.12.2022 . BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC. Brasília, 2019. BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares nacionais: arte - ensino de quinta à oitava séries. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF,1998. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p. Disponível em <https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/CON1988_05.10.1988/CON198 8.pdf>. Acesso: 29.12.2022. BONORINO, Sabrina. Representações de Corpo, gênero e sexualidade produzidas na dança no contexto escolar. Santa Maria, Rio Grande do Sul. 2012. CÂMARA, Rosana Hoffman. Análise de Conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações.Revista Interinstitucional de Psicologia, 6 (2), jul - dez, 2013, 179 - 191. FERREIRA, Maria. O corpo segundo Merleau-Ponty e Piaget. V15. São Paulo. Ciências & Cognição. 2010. FUX, Maria. Dança experiência de vida / Maria Fux. 15°ed. São Paulo: Summus, 1983 GIL, Antônio Carlos.Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. - 4. ed São Paulo: Atlas, 2002. GIL, Antonio Carlos .Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos Gil. - 6. ed São Paulo: Atlas,2008. LAVILLE, Christian e DIONNE, Jean. A construção do Saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas.Porto Alegre: Editora UFMG, 1999. MATTOS, Lucia.Breves Notas sobre o Ensino da Dança no Sistema Educacional Brasileiro. In: O ensino de dança no mundo contemporâneo: definições, possibilidades e experiências. / organização, Rosiane Câmpelo dos Santos - Edvânia Braz Teixeira Rodrigues - Goiânia: Kelps, 2011. MARQUES, Isabel. Dança na Escola: Arte e ensino. Linguagem da Dança: Arte e Ensino.TV ESCOLA/ SALTO PARA O FUTURO.2012 – Rio de Janeiro (RJ). MARQUES, Isabel. A Linguagem da Dança; arte e ensino. 1.ed. São Paulo. Digitexto, 2010 MARQUES, Isabel. Dançando na Escola. Departamento de Metodologia de Ensino - Faculdade de Educação-UNICAMP, v. 3, n.1. São Paulo,1997. MOLINA, Alexandre J. (Im)pertinências curriculares nas licenciaturas em dança no Brasil. 2008. 131f. Dissertação (Mestrado em Dança). Escola de Dança, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008. NANNI, Dionísia.O Ensino da Dança na Estruturação/Expansão da Consciência Corporal e da Auto-estima do Educando.Fitness & Performance Journal. Instituto Crescer com Meta Rio de Janeiro. vol. 4, núm. 1, pp. 45-57, 2005. NETO,João Cabral de Neto. A escola,sua aproximação com a realidade e o trabalho coletivo. Semana Pedaggógica - 2º semestre. Seed/PR, p. 2-13, 2015. NÓBREGA, Terezinha Petrucia. Corpo, Percepção e conhecimento em Merleau Ponty. Estudos de psicologia. Rio Grande do Norte.2008. NÓBREGA, Terezinha Petrucia da. Qual o lugar do corpo na educação? Notas sobre o conhecimento, processos cognitivos e currículo. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 91, p. 599-615, Maio/Ago. 2005. PAPALIA, Diane E. FELDMAN, Ruth Duskin (Colab.). Desenvolvimento Humano. 12ª ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2013. PINTO, Amanda. Dança Como Área de conhecimento: dos PCN'S à sua implementação no sistema educacional municipal de Manaus.-pt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANÇA E ESCOLA O QUE PENSAM OS ALUNOS DO ENS. FUNDAMENTAL 2 SOBRE A ARTE DA DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR OUVINDO SUAS VOZES.~1.pdfArquivo principal610,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.