Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4830
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Neuriza Figueira Pinheiro de | - |
dc.date.available | 2023-06-20 | - |
dc.date.available | 2023-08-07T12:40:42Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-31 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Neuriza Figueira Pinheiro. Contação de histórias a partir de jogos teatrais e Teatro de formas animadas: trajetória de uma formação pessoal e acadêmica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4830 | - |
dc.description.abstract | This article is an account of the experience of supervised internships, of the Degree in Theater course, at the State University of Amazonas, carried out with students from Elementary School, Elementary School II, High School and in the extension project “Telling and singing stories with the animated forms in the communities”, initially starting from my memories in storytelling, free theater courses and finally, graduation. It aims to share the multiple methodologies and contextualization in storytelling, theatrical games and theater of animated forms, developed in the processes in question. Through this experience, it was possible to understand how the methodologies are intertwined with traditional knowledge and empirical learning, enabling enrichment in the teaching-learning process of students during theater classes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Contação de Histórias | pt_BR |
dc.subject | Storytelling | pt_BR |
dc.subject | Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Theatrical Games | pt_BR |
dc.subject | Jogos Teatrais | pt_BR |
dc.subject | Puppet Theater | pt_BR |
dc.subject | Teatro de Formas Animadas. | pt_BR |
dc.subject | Supervised Internship | pt_BR |
dc.title | Contação de histórias a partir de jogos teatrais e Teatro de formas animadas: trajetória de uma formação pessoal e acadêmica. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-07T12:40:42Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Bordin, Vanessa Benites | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0717531333053959 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bordin, Vanessa Benites | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0717531333053959 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pozzetti, Gislaine Regina | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4028187628948519 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Santos, Eneila Almeida dos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8047829434629710 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Mourão, Vilma Maria Gomes Peixoto | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/0619047385832293 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1204741557152477 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo utiliza-se da autoetnografia como metodologia para o desenvolvimento de um relato da experiência dos estágios supervisionados, do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado do Amazonas, realizado com estudantes do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e no projeto de extensão “Contando e cantando histórias com as formas animadas nas comunidades”, partindo inicialmente de minhas memórias em contação de histórias, aprendizado gerado por transgeracionalidade (processos transmitidos de geração em geração) recebida de meus avós, e cursos livres de teatro e por fim, a graduação. Tem por objetivo compartilhar as múltiplas metodologias para o desenvolvimento da contação de história, dos jogos teatrais e do teatro de formas animadas, desenvolvidas nos processos em questão. Por meio dessa experiência foi possível compreender como as metodologias (contação de história, Pedagogia Griot e pesquisa-ação) estão imbricadas aos saberes tradicionais e as aprendizagens empíricas, possibilitando o enriquecimento no processo de ensino aprendizagem dos estudantes durante as aulas de teatro. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | ALTEMAR, Larissa. A linguagem teatral e a cultura da infância. Organização do Dossiê Ricardo Carvalho de Figueiredo, p. 59-66, 2016. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política – Ensaios sobre literatura e história da cultura. 3. Ed. São Paulo: Editora Brasiliense S.A., 1987. BORDIN, Vanessa Benites. Contando histórias, revelando tradições: encontros com os indígenas no Amazonas. Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, 2020. Tese (Doutorado em Artes). BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. BRAZ, Júlio Emílio. Griot – Histórias que ouvimos na África. Projeto pedagógico. Cia. Melhoramentos de São Paulo – SP, 2009. DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 17ª. Ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987. GIDDENS (2005, p. 158) Sociologia. Trad. Sandra Regina Netz. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. LUZ, Aline. A Contação de Histórias e a Utilização de Jogos Teatrais na Sala de Aula: Possibilidades para o Trabalho do Unidocente. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Teatro – Licenciatura, 2014. PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: José Olympio, 1977. SANTOS, Silvio M. A., O método da autoetinografia na pesquisa sociológica: atores, perspectivas e desafios. Plural, revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP, São Paulo, v.24. 1, 2017, p.214-241. SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais para a Sala de Aula. Um Manual para o Professor. 2. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2010. Site: Editora Opet - A importância da contação de histórias e da leitura na educação. Acesso em 25 de março de 2023. VERAS, Julia S. A. S., Rastros cênicos: um percurso autoetnográfico sobre mulheres encenadoras. Ouro Preto, 2020. 100 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – PPGAC) - Universidade Federal de Ouro Preto. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Teatro | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Contação de histórias a partir de jogos teatrais e Teatro de formas animadas trajetória de uma formação pessoal e acadêmica..pdf | Arquivo principal | 932,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.