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dc.contributor.authorFerreira, Valéria Mendes-
dc.date.available2023-07-06-
dc.date.available2023-07-20T18:46:57Z-
dc.date.issued2021-12-22-
dc.identifier.citationFERREIRA, Valéria Mendes. Cadastur: obrigatoriedade, cumprimento da legislação e importância para o trade turístico no Estado do Amazonas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4795-
dc.description.abstractTourism was one of the sectors that had the greatest impact during the pandemic and planning now needs to be done to resume its activities. Thus, it is important to use aid tools for the planning of tourist activities as well as for the development of the Amazon tourism trade. Forest accommodation is increasingly growing in the Amazon tourism market and for activities involving this type of accommodation to be offered with a quality service, regulated by law, it is necessary to have greater involvement between the public sector, the private initiative and all tourism actors. As a way of analyzing the services offered in the state of Amazonas, the reference indicator is the Register of Tourist Service Providers (Cadastur). The tool has been seen as a guiding instrument for tourism, generating greater visibility and promotion of tourist activity. The register becomes important for the tourist as it serves as a source of consultation, allowing them to have access to the services and activities developed, thus the general objective of this research was to analyze the current situation of tourist service providers in the state of Amazonas, specifically the forest accommodation, with regard to registration with the Ministry of Tourism and regarding the specific objectives were: to discuss the importance of tourism planning and its support tools; identify and characterize service providers with Cadastur in Amazonas (forest accommodation); understand how or how Cadastur can influence tourism business and help service providers during the pandemic. In the methodological aspect, the approach is qualitative and quantitative and the methodological objectives are descriptive and exploratory. Finally, as for the survey results, it appears that entrepreneurs are dissatisfied with the labor available in the state for the sector, in addition it is noted that Amazonas needs to work more in its actions to promote the destination, making its products known nationally and internationally.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCadasturpt_BR
dc.subjectAlojamento de florestapt_BR
dc.subjectAmazonaspt_BR
dc.subjectOrdenamentopt_BR
dc.subjectCadaturpt_BR
dc.subjectForest accommodationpt_BR
dc.subjectAmazonspt_BR
dc.subjectOrderingpt_BR
dc.titleCadastur: obrigatoriedade, cumprimento da legislação e importância para o trade turístico no Estado do Amazonaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-20T18:46:57Z-
dc.contributor.advisor1Novo, Cristiane Barroncas Maciel Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/279812163465023pt_BR
dc.contributor.referee1Novo, Cristiane Barroncas Maciel Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2798121634650231pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Glaubécia Teixeira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5283480268117621pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Ricardo Jorge da Cunha-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4300407932755780pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8882460944879148pt_BR
dc.description.resumoO turismo foi um dos setores mais impactos durante a pandemia e é preciso planejamento para a retomada de suas atividades. Desta forma, é importante o uso das ferramentas de auxílio para o ordenamento das atividades turísticas bem como para o restabelecimento do trade turístico amazonense. Dentro desse setor, os alojamentos de florestas encontram-se cada vez mais crescentes no Amazonas e para que as atividades que envolvem esse tipo de hospedagem sejam ofertadas com um serviço de qualidade, regulamentados pela lei, é necessário ter mais envolvimento entre o setor público, a iniciativa privada e todos os atores do turismo. Como forma de analisar os serviços ofertados no estado do Amazonas, procura-se ter como indicador referência o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). A ferramenta tem sido observada como instrumento norteador para o turismo, gerando maior visibilidade e fomento para a atividade turística. O cadastro torna-se importante para o turista pois serve como fonte de consulta, possibilitando que o mesmo tenha acesso aos serviços e atividades desenvolvidas. Desta forma o objetivo geral desta pesquisa foi analisar a atual situação dos prestadores de serviços turísticos no estado do Amazonas, especificamente os alojamentos de florestas, no que tange ao cadastramento junto ao Ministério do Turismo (MTur) e quanto aos objetivos específicos foram: discutir a importância do planejamento turístico e suas ferramentas de auxílio; identificar e caracterizar os prestadores de serviço com Cadastur no Amazonas (alojamento de floresta); entender de que forma ou como o Cadastur pode influenciar nos negócios turísticos e auxiliar os prestadores de serviços durante a pandemia. No aspecto metodológico o estudo se caracterizou como estudo de caso, com abordagem qualitativa e quantitativa e os objetivos metodológicos foram descritivos e exploratórios. Por fim, quanto aos resultados da pesquisa verificou-se que os empreendedores estão insatisfeitos com a mão de obra disponível no estado para o setor, além disso nota-se que o Amazonas precisa trabalhar mais em suas ações de promoção do destino, tornando seus produtos conhecidos no âmbito nacional e internacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAMAZONASTUR. Amazonastur inicia pré-cadastro para auxílio estadual dos profissionais do turismo. Disponível em: <http://www.amazonastur.am.gov.br/amazonastur-reabre-prazo-de-pre-cadastro-para-profissionais-do-turismo-receberem-auxilio-estadual/>. Acesso em: 4 de maio de 2021. ANDRADE, J. V. de. Turismo: Fundamentos e Dimensões. São Paulo: Editora Ática, 1992. ARENDT, E. J. Introdução a economia do turismo. Campinas, São Paulo: Alínea, 2000. AURÉLIO, B. H. Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995, p.22. BARRETTO, M. Manual de iniciação ao estudo do turismo. Campinas: Papirus, 1998. BENI, M. C. Análise estrutural do turismo. 11a ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006. _______ Política e Planejamento do turismo no Brasil. São Paulo: Aleph, 2006. BRASIL, Ministério do Turismo. Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil: Módulo Operacional 8 – Promoção e Apoio à Comercialização. Brasília: Ministério do Turismo, 2007:15. Disponível em: <http://www.regionalizacao.turismo.gov.br/images/roteiros_brasil/promocao_e_apoio_a_comercializacao.pdf>. Acesso em outubro de 2021. BRASIL. 2008. Lei n° 11.771 de 17 de setembro de 2008. Política Nacional de Turismo. Disponível em: Acesso em 25 nov. 2021. BRASIL. Decreto Federal nº 9.094/2017. Dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos. BRASIL. Lei nº 11.771 de 17 de setembro de 2008. Regulamenta a Lei no 11.771, de 17 de setembro de 2008, que dispõe sobre a Política Nacional de Turismo, define as atribuições do Governo Federal no planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor turístico, e dá outras providências. BRASIL. Ministério do Turismo. Manual de Orientações para Cadastramento dos Prestadores de Serviços Turísticos no Ministério do Turismo. BRASIL. Ministério do Turismo. Secretaria de Políticas de Turismo Programa de Qualificação a Distância para o Desenvolvimento do Turismo: formação de gestores das políticas públicas do turismo. Alexandre Panosso Netto, Francisco José Pereira da Silva, Luiz Gonzaga Godoi Trigo. – Florianópolis: SEAD/FAPEU/UFSC, 2009.312 p. CASTRO, C. A. P. de. Sociologia aplicada ao turismo. São Paulo: Atlas, 2002. CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008. CRUZ, R. C. Política de turismo e território. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2001.INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2010. IBGE, 2010. Disponivel em: <https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/am.html>. Acesso em: 03 março de 2021. LOPES, B.; AMARAL, J. N.; CALDAS, W. Políticas públicas: conceitos e práticas. Belo Horizonte: Sebrae/MG, 2008. Mathieson, A e Wall, G. (1990). Tourism: Economic, Physical and Social Impacts. New York: John Wiley & Sons. Ministério do Turismo. Dados e Fatos. Disponível em: <http://dadosefatos.turismo.gov.br/gloss%C3%A1rio-do-turismo/882-a.html.>.Acesso em outubro de 2021. Ministério do Turismo. Plano Nacional do Turismo: 2018/2022- “Mais emprego e renda para o Brasil”.Brasília, 2018. Disponível em <https://www.gov.br/turismo/pt-br/centrais-deconteudo/pnt-2018-2022-pdf>. Acesso em: 29 out. 2021. MOURA, J. A. M. Os Frutos da Qualidade. 3ª ed. São Paulo: Makron Books, 1999. Observatório de Turismo da UEA. Relatório dos Indicadores dos empreendimentos: Amazonas Cluster de Turismo (2021). Escola Superior de Artes e Turismo. Universidade do Estado do Amazonas, 2021. Disponível em: <https://observatur.uea.edu.br/.>. Acesso em outubro de 2021. OLIVEIRA, A. P. Turismo e Desenvolvimento: Planejamento e Organização. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000. RAFFOUR, Guy. 2002. O impacto das novas tecnologias de informação e comunicação no setor do turismo: questões e recomendações. RAMOS, A. C. S. M. Alojamento de Floresta no Amazonas: Uma análise para classificação. Dissertação (Mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí). Balneário de Camboriú, SC: Univali. 2012.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.cnpqTurismopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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