DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4763
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFélix, Anderson Auanário-
dc.date.available2023-06-14-
dc.date.available2023-07-17T14:47:51Z-
dc.date.issued2023-03-24-
dc.identifier.citationFÉLIX, Anderson Auanário. Dança contemporânea na escola: uma prática pedagógica para a construção corporal, autonomia de movimento e expressividade do aluno. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4763-
dc.description.abstractThe main objective of this study is to apply contemporary dance as a pedagogical strategy to stimulate awareness, autonomy and expressiveness of student’s body movement in the school environment of the municipality of Coari/Am. The present study contributes to the improvement of intellectual knowledge and learning, being relevant for dance professionals working in the municipality and for students who will be submitted to the research, who may have a different perspective from the current one about dance and experience new experiences that will contribute to body construction, autonomy of movement and expressiveness, in addition to enabling a critical look in relation to it. For the academic public, who will realize that despite the growth of the art of dance in recent times in our state, there are still places with a limited idea of what Dance is and its role as an area of knowledge and training of the individual. This research, according to its nature, is classified as Applied Research and, regarding its approach, it is defined as qualitative. Therefore, it is concluded that the students' contact with contemporary dance as a pedagogical practice, even if in a short time, contributed to their bodily construction, their autonomy of movement and their authentic expressiveness, so that they valued their bodily experiences that this phase provides.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectdança contemporâneapt_BR
dc.subjectcontemporary dancept_BR
dc.subjectprática pedagógicapt_BR
dc.subjectpedagogical practicept_BR
dc.subjectconstrução corporalpt_BR
dc.subjectbody buildingpt_BR
dc.subjectautonomiapt_BR
dc.subjectautonomypt_BR
dc.subjectexpressividadept_BR
dc.subjectexpressivenesspt_BR
dc.subjectâmbito escolarpt_BR
dc.subjectschool scopept_BR
dc.titleDança contemporânea na escola: uma prática pedagógica para a construção corporal, autonomia de movimento e expressividade do aluno.pt_BR
dc.title.alternativeContemporary dance at school: a pedagogical practice for body construction, movement autonomy and student expressiveness.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-17T14:47:51Z-
dc.contributor.advisor1Paes, André Duarte-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3744628322964787pt_BR
dc.contributor.referee1Paes, André Duarte-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3744628322964787pt_BR
dc.contributor.referee2Ramos, Érika da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9814703195397808pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Valdemir de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5533408210488102pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5889906659344806pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como principal objetivo aplicar a dança contemporânea como estratégia pedagógica para estímulo à consciência, autonomia e expressividade do movimento corporal dos alunos no âmbito escolar do munícipio de Coari/Am. O presente estudo contribui no aprimoramento do conhecimento intelectual e aprendizado, sendo relevante para os profissionais da dança atuante no município e para os alunos que serão submetidos à pesquisa, que poderão ter uma perspectiva diferente da atual acerca da dança e vivenciar experiências novas que contribuirão para construção corporal, autonomia de movimento e expressividade, além de possibilitar um olhar crítico em relação à mesma. Para o público acadêmico, que perceberá que apesar do crescimento da arte da dança nos últimos tempos em nosso estado, ainda existem locais com uma ideia limitada sobre o que é Dança e seu papel como área de conhecimento e formação do indivíduo. Esta pesquisa, segundo sua natureza, está classificada como Pesquisa Aplicada e, quanto a sua abordagem define-se como qualitativa. Portanto, conclui-se que o contato dos alunos com a dança contemporânea como prática pedagógica, mesmo que em curto tempo, contribuiu para sua construção corporal, sua autonomia de movimento e sua expressividade autêntica, de modo que valorizaram suas experiências corporais que esta fase fornece.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAGAMBEN, Giorgio. O Que é o Contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó : Argos Editora da Unochapecó, 2009. AMAZONAS, Em. Mais de 600 artistas revivem temas de Natal em Coari. Portal Holanda, publicado em 24 de dezembro de 2013. Disponível em: http://www.portaldoholanda.com.br/amazonas/mais-de-600-artistas-revivem-temasde-natal-em-coari. Acessado em novembro de 2021. ASSUMPÇÃO, Andréa Cristhina Rufino. O Balé e a Dança Contemporanea na formação humana: caminhos para emancipação. Revista Pensar a Prática. V.6 (2003). Disponível na Internet: <https://revistas.ufg.br/fef/article/view/52/2643>.Acesso em 10 de fevereiro. 2023. BÉJART, M. (1980). Prefácio. In R. Garaudy, Dançar a Vida (A. G. Filho, & G.Mariani, Trads., 3ª Edição ed., pp. 7 -10). Rio de Janeiro : Nova Fronteira. BOLSANELLO, Débora Pereira. Em Pleno Corpo: Educação Somática, Movimento e Saúde. Juruá Editora: Curitiba, 2008. CAETANO, Patrícia de Lima. Por uma Estética das Sensações: o corpo intenso dos Bartenieff Fundamentals e do Body-Mind Centering. Revista Brasileira de Estudos da Presença, vol. 5, núm. 1, 2015. CARVALHO, M. do Carmo B.; NETTO, J. P. Cotidiano: conhecimento e crítica. São Paulo: Cortez, 1994. DANTAS, Mônica. De que são feitos os dançarinos de “aquilo…” criação coreográfica e formação de intérpretes em dança contemporânea. Porto Alegre, v. 11, n. 2, p.31-57, maio/agosto de 2005. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002. HELLER, A. Sociología de la vida cotidiana. Barcelona: Península, 1977. Acesso em março de 2023. https://brasilcc.blogspot.com/2011/05/coari-historia-e-geografia-de-coari.html https://escolasolucao.com.br/brasil/coariam/#:~. text=A%cidade%20possui%20135%20escolas,fundamental%20e%20195%2 0n0%20m%C3%A9dio https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/10/03/voto-em-papel-em-umacidade- do-am-atrasa-fim-da-apuracao-no-pais.ghtml https://novaescola.org.br/conteudo/5903/danca-contemporanea https://pt.wikipedia.org/wiki/Coari#/media/Ficheiro:Coari_bandeira.jpg https://pt.wikipedia.org/wiki/Coari#/media/Ficheiro:Lago_de_Coari_AM.jpg https://radaramazonico.com.br/prefeitura-de-coari-divulga-programacao-emcomemoracao- ao-aniversario-de-90-anos-da-cidade/ https://www.acritica.com/riqueza-e-escandalo-marcam-o-municipio-de-coari-am- 1.241624 https://www.youtube.com/watch?v=e4AGJYZy6Xo https://www.youtube.com/watch?v=I_nFC9yfIAU https://www.youtube.com/watch?v=YXE6nCrrYh4 LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. Summus, São Paulo. 1978. MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M MARCONI, M. A.Fundamento de Metodologia Cientifica. - 5. ed. - São Paulo : Atlas 2003. MARTINS JUNIOR, Joaquim. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. 8 ed. Pretrópolis, RJ: Vozes, 2014. MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2001. MENDES, Luciano. Coari: História e Geografia de Coari-Amazonas. Conhecimento é tudo, postado em 21/05/2011. MORTARI, Katia Simone Martins. A Compreensão do Corpo na Dança: um olhar para a contemporaneidade. Fundação para a Ciência e a Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, 2009. NASCIMENTO, Alana de Souza. A expressão Corporal em Dança do Aluno Pré_Adolescente na Escola. UEA-Universidade do Estado do Amazonas/ ESAT Escola Superior de Artes e turismo. Curso de Dança. Manaus-AM, 2012. PINTO, Amanda da Silva. Dança como área de conhecimento: dos PCN’s à sua implementação no sistema educacional municipal de Manaus. Manaus: Travessia/Fapeam, 2015. PRODANOV, Cleber Cristiano & FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho Científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2.ed. Novo Hamburgo:Feevale,2013. E-book Metodologia do Trabalho Científico. REDAÇÃO, Acrítica.com. Coari inaugura luzes e anuncia volta do Auto de Natal. Publicado em 04 de dezembro de 2017. Disponível em: http://www.acritica.com/channels/interior/news/coari/-inaugura-luzes-e-auncia-voltado-auto-de-natal. Acessado em fevereiro de 2023. RODRIGUES, G.E.F. O Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. 2003. JOSÉ, A.M.S Dança Contemporânea: Um Conceito Possível? In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 5., São Cristovão. Anais eletrônicos... São Cristovão: EDUCON, 2011. SOUZA, Paulo Henrique A. de. Dança Contemporanea: percepção, contradição e aproximação. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 4, p. 9561270, out./dez. 2013. TADRA, Débora Sicupira Arzua... [et al]. - Metodologia do Ensino de Artes: Linguagem da Dança. Ibpex, Curitiba. 2009 VERGARA, Sylvia C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3.ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2000. VIEIRA, M. S. Abordagens Somáticas do Corpo na Dança. Rev. Bras. Estud. Presença. Porto Alegre v.5, n.1, p.127-147, Jan/Abr. 2015.pt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANÇA CONTEMPORÂNEA NA ESCOLA_ UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO CORPORAL, AUTONOMIA DE MOVIMENTO E EXPRESSIVIDADE DO ALUNO.pdfArquivo principal9,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.