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dc.contributor.authorYoshida, Lissa Megumi-
dc.date.available2023-06-13-
dc.date.available2023-07-17T14:25:19Z-
dc.date.issued2023-03-17-
dc.identifier.citationYOSHIDA, Lissa Megumi. Desafios da docência no ensino remoto emergencial de música durante a pandemia de 2020: relato de 5 professores em diferentes situações de ensino de música durante o distanciamento social no Brasil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4748-
dc.description.abstractIn this work we seek to present the challenges that teachers faced in the 2020 pandemic, and the possible solutions. Here are reports from teachers who have experienced, in practice, the education process remotely during the social isolation. There are also included in this monograph, definitions of terms such as Distance Education (DE) and Emergency Remote Education (ERE). There is even a chart with the main technological tools and their functions, as well as links for the lector to see for himself. At last, there was verified the necessity of having familiarity with virtual technologies, so that it would be possible to have a more fluid development of the classes, and noticed too, that in an overall level, the teachers were successful in implementing emergency remote teaching. Therefore, it is intended to encourage as many music educators as possible to report their experiences in the virtual teaching environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectIsolamento Socialpt_BR
dc.subjectEnsino Remoto de Emergênciapt_BR
dc.subjectTecnologias Virtuaispt_BR
dc.subjectSocial Isolationpt_BR
dc.subjectEmergency Remote Teachingpt_BR
dc.subjectVirtual Technologiespt_BR
dc.titleDesafios da docência no ensino remoto emergencial de música durante a pandemia de 2020: relato de 5 professores em diferentes situações de ensino de música durante o distanciamento social no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeTeaching challenges in emergency remote teaching of music during the 2020 pandemic: report of 5 teachers in different music teaching situations during social distancing in Brazilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-17T14:25:19Z-
dc.contributor.advisor1Soares, Bárbara Bianca Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7147536200590014pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Bárbara Bianca Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7147536200590014pt_BR
dc.contributor.referee2Jouk, Igor-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2960827762323362pt_BR
dc.contributor.referee3Krastanova, Miroslava Trykova-
dc.description.resumoNeste trabalho busca-se apresentar os desafios que os docentes enfrentaram na pandemia de 2020, e as possíveis soluções. Aqui se encontram relatos de professores que viveram, na prática, o processo de educação de forma remota durante o isolamento social. Também consta na presente monografia, as definições dos termos como Educação a Distância (EaD) e Ensino Remoto de Emergência (ERE). Inclusive, há uma tabela com as principais ferramentas tecnológicas e suas funcionalidades, bem como links para que o leitor possa ver por si mesmo. Por fim, verificou-se a necessidade de se ter familiaridade com as tecnologias virtuais, para que fosse possível ter um desenvolvimento das aulas mais fluidas, e notou-se também, que de modo geral, os professores obtiveram êxito em implementar o ensino remoto de emergência. Pretende-se, portanto, incentivar o máximo possível de educadores musicais a relatar suas experiências no ambiente virtual de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARRUDA, Eucídio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257–275, 15 maio 2020. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621>. Acesso em: 29 ago. 2022. BARROS, Matheus Henrique Da Fonseca. Educação musical, tecnologias e pandemia. Ouvir OU ver, v. 16, n. 1, p. 292–304, 24 jul. 2020. Acesso em: 2 out. 2022. BARROS, Monalisa Alves. Ferramentas interativas na educação a distância: benefícios alcançados a partir da sua utilização. 2010, [S.l: s.n.], 2010. p. 1–10. Disponível em: <https://dicasinterativas.files.wordpress.com/2013/06/ferramentas-interativas-na-educacao-a-distancia-beneficios-alcancados-a-partir-da-sua-utilizacao1.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2022. BIANCHINE, Edilene Maria Muniz de Abreu. A gestão democrática no CEP Escola de Música de Brasília: estudo das práticas da gestão democrática escolar na promoção da qualidade educativa e administrativa na escola. Lisboa: [s.n.], 1 mar. 2021. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10400.14/33052>. Acesso em: 7 de mar. de 2023. BRASIL. Decreto n° 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasil, n.100, p.3. 26 mai. 2017. Seção 1. Disponível em: <https://www.in.gov.br/web/dou/-/decreto-n-9-057-de-25-de-maio-de-2017-20238503>. Acesso em: 2 out. 2022. CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros - TIC Domicílios 2020 (Edição COVID-19 - Metodologia adaptada). Disponível em: < https://data.cetic.br/explore/?pesquisa_id=1&unidade=Domic%C3%ADlios>. Acesso em: 08 mar. 2023. GARCIA, Tânia Cristina Meira et al. Ensino remoto emergencial: proposta de design para organização de aulas. SEDIS-UFRN ed. Rio Grande do Norte: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29767>. Acesso em: 3 out. 2022. HOSGES, Charles et al. Diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia, v. 2, p. 1–12, 6 jan. 2020. Disponível em: <https://escribo.com/revista/index.php/escola/article/view/17>. Acesso em: 2 out. 2022. LINS, Rubevan Medeiros; MOITA, Márcia Helena Veleda; DACOL, Silvana. Interatividade na Educação a Distância. Fortaleza, CE, Brasil: [s.n.], out. 2006. Disponível em: <https://abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2006_TR540364_8555.pdf>. Acesso em: 2 out. 2022. PANTONI, Rodrigo Palucci; CRUZ, Nelly Kazan Sancho. APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO EAD SOB A PERSPECTIVA DO USO DE FERRAMENTAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS. I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP - I CONEPT, v. 1, p. 1–6, set. 2015. Disponível em: <http://ocs.ifsp.edu.br/submissao/index.php/conept/i-conept/paper/view/35>. Acesso em: 29 ago. 2022. PROGRAD/UEA. NOTA TÉCNICA 001. [S.l.]: Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas. Disponível em: <https://covid19.uea.edu.br/documentos/#:~:text=Nota%20T%C3%A9cnica%20001%2F2020%20PROG,das%20atividades%20acad%C3%AAmicas%20a%20serem>. Acesso em: 3 out. 2022. ROCHA, Alexandre Fritzen Da. Ensino de música e tecnologia em tempos de isolamento social: um relato de docência. 2021. 1–37 f. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021. SILVA, Janilson do Nascimento. Ensino Remoto Emergencial: um olhar para a prática de professores de Música da EMUFRN. Natal: [s.n.], 9 abr. 2021. Teaching Definition & Meaning - Merriam-Webster. Disponível em: <https://www.merriam-webster.com/dictionary/teaching>. Acesso em: 9 out. 2022. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS. Conselho Universitário. Resolução n° 012/2020, de 17 de junho de 2020. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS. Conselho Universitário. Resolução n° 010/2020, de 28 de abril de 2020. Aprova Ad Referendum a REVOGAÇÃO da Resolução 063/2019 e a APROVAÇÃO do novo calendário acadêmico para o ano letivo de 2020, em função da situação de Calamidade Pública na Saúde, decretada pelo Governo do Estado do Amazonas decorrente da pandemia COVID-19. Amazonas: Conselho Universitário, 2020. Disponível em: <http://www.transparencia.am.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Resolu%C3%A7%C3%A3o-n.-010.2020-CONSUNIV.pdf>. Acesso em: 2 out. 2022. VAZ, Fernanda Mendes. Prática docente no ensino remoto emergencial: uma pesquisa exploratória com professores de música. Brasília: [s.n.], 22 nov. 2022.pt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

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