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http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4698
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Castilho Filho, Ricardo Cesar dos Santos | - |
dc.date.available | 2023-06-05 | - |
dc.date.available | 2023-06-06T14:51:58Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-16 | - |
dc.identifier.citation | CASTILHO FILHO, Ricardo Cesar dos Santos. A Suíte BWV 1007 de J. S. Bach (1685-1750) ao violão: uma proposta adaptativa historicamente fundamentada. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4698 | - |
dc.description.abstract | This work consists on building a proposal for transcribing J. S. Bach’s Cello suite BWV1007 to the guitar, by means of procedures which were used by Bach and his contemporaries, under the goals of investing the use of such procedures for a modern instrument as the guitar. On the grounds of deductive model, our methodological basis consisted on musicological research ground primary and secondary sources, and on analysing, under a critical aproach, academical dissertations and thesis around transcription processes from bowed strings instruments for plucked strings ones. We thought choices for the aim of assuring workout a for transcribing J. S. Bach’s works to the guitar in this day and age. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Violão | pt_BR |
dc.subject | Transcrição | pt_BR |
dc.subject | Violoncelo | pt_BR |
dc.subject | J.S. Bach | pt_BR |
dc.subject | Guitar | pt_BR |
dc.subject | Transcription | pt_BR |
dc.subject | Cello | pt_BR |
dc.title | A Suíte BWV 1007 de J. S. Bach (1685-1750) ao violão: uma proposta adaptativa historicamente fundamentada | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-06T14:51:58Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Souto, Luciano Hercílio Alves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2780655792417777 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souto, Luciano Hercílio Alves | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2780655792417777 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3633926295444257 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Caiado, Nelson Fernando | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2815984703168794 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1436365344123388 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho consiste na elaboração de uma proposta de transcrição para violão da suíte BWV 1007, composta por J. S. Bach (1685-1750) para violoncelo, por meio do uso de procedimentos transcritivos utilizados por Bach e seus contemporâneos, com o objetivo de investigar o uso desses procedimentos em um instrumento moderno como o violão. A base metodológica se fez através do modelo dedutivo, que consistiu na investigação musicológica em fontes primárias e secundárias, e na análise, sob uma abordagem crítico-reflexiva, de dissertações e teses acerca dos processos de transcrições no repertório de instrumentos de cordas friccionadas para instrumentos de cordas dedilhadas. Foram buscadas alternativas que permitam sua aplicabilidade nos dias atuais, na realização de propostas de transcrição das obras de J. S. Bach ao violão. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | BORGES, Rafael. O uso de scordaturas para execução no violão de obras compostas para alaúde barroco: Transcrição e exemplos extraídos da obra de Silvius Leopold Weiss. Dissertação – UFRGS, Porto Alegre, 2007. CARDOSO, Renato de Carvalho. Repertório Barroco e suas possibilidades ao violão: aspectos teóricos e métodos transcritos a partir das cordas dedilhadas. Dissertação de Mestrado apresentado ao Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. São Paulo: 2014. COLOMBO, Tiago. Ciaccona em ré menor BWV 1004 de J. S. Bach: um estudo das articulações e uma transcrição para violão. Dissertação de mestrado, Porto Alegre, 2005. COLOMBO, Tiago. As ligaduras longas na ciaccona em ré menor BWV 1004 de J. S. Bach e sua adaptação em transcrição para violão. Revista MÚSICAHODIE, vol. 6 – nº2, 2006. COSTA, Gustavo Silveira. Seis sonatas e partias para violino solo de J.S Bach ao violão: fundamentos para adaptação do ciclo. Tese – Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes, Departamento de Música. São Paulo, 2012. COSTA, Gustavo Silveira. O uso de campanelas e ligados na Suíte BWV 995 para alaúde como referência para a adaptação de articulação do repertório bachiano ao violão. VII Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP – Curitiba, 2013. KOONCE, Frank. The lute works of Johann Sebastian Bach. San Diego: Kjos Music company, 2002. MAMMI, Lorenzo. A notação gregoriana: Gênese e significado. Revista Música. São Paulo, V.9 e 10. Pp. 21-50, 1998-99. NOGUEIRA, Gisela Gomes Pupo. A viola com anima: uma construção simbólica. Tese de Doutorado apresentada à Escola de Comunicações e Artes – ECA, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008. RODRIGUES, Pedro. A técnica de arranjo e transcrição de Johann Sebastian Bach. DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música, [S. l.], UNIRIO, n. 14, p. 150-200, jun. 2015. 43 TYLER, James. A Guide to Playing the Baroque Guitar. Indiana: Indiana University press, 2011. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso |
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