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http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4621
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Petrin Brasil da | - |
dc.date.available | 2023-03-17 | - |
dc.date.available | 2023-03-29T18:59:56Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-26 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Petrin Brasil da.AmarElo O Rap de Emicida como recurso didático para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. 2022. 22f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4621 | - |
dc.description.abstract | Music is an important didactic resource for teaching history in schools, we can listen to protest songs from a certain period and realize that they are full of criticism of the context in which they were written. Thus, this article proposes the use of raps in the classroom, emphasizing Emicida's documentary made from the last released album "AmarElo". To develop this work, we chose four central songs to analyze and promote debates, specifically on Afro-Brazilian history and culture, based on laws 10.639/03 and 11.645/08 that make the teaching of African and Indigenous History and Culture mandatory in the curriculum school. In addition, the lyrics of the songs are full of meanings and address important social themes for the production of knowledge. We used authors such as Righi (2011), Pimentel (1997) and Costa (2013). We intend to expand the history teaching resources in the classroom, using the expressions of characters who tell the difficulties of living in peripheries, living with inequalities such as racial, social, gender, and through raps, debates can be promoted among students. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Emicida | pt_BR |
dc.subject | RAP | pt_BR |
dc.subject | História e Cultura Afro-Brasileira | pt_BR |
dc.subject | AmarElo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.title | "AmarElo": O Rap de Emicida como recurso didático para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira | pt_BR |
dc.title.alternative | "AmarElo": Emicida's Rap as a didactic resource for teaching Afro-Brazilian History and Culture | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-29T18:59:56Z | - |
dc.creator.ID | 045989662-89 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Arcângelo da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9113189483754566 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, Arcângelo da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9113189483754566 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carvalho, Mary Tãnia dos Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2426991290991797 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Patrícia Regina Lima da | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9281700169504949 | pt_BR |
dc.description.resumo | A música é um importante recurso didático para o ensino de história nas escolas, podemos ouvir as músicas de protestos de um determinado período e perceber que são repletos de críticas ao contexto em que foram escritas. Dessa forma, este artigo propõe o uso de raps na sala de aula, dando ênfase ao documentário de Emicida feito a partir do último álbum lançado “AmarElo”. Para desenvolver esse trabalho, escolhemos quatro músicas centrais para analisar e promover debates, especificamente sobre a história e cultura afro-brasileira, a partir das leis 10.639/03 e 11.645/08 que tornam obrigatório o ensino da História e cultura Africana e Indígena no currículo escolar. Além disso, as letras das músicas são repletas de significados e abordam temáticas sociais importantes para a produção de conhecimentos. Utilizamos autores como Righi (2011), Pimentel (1997) e Costa (2013). Pretendemos ampliar os recursos de ensino de história na sala de aula, utilizando as expressões de personagens que contam as dificuldades de se viver em periferias, convivendo com desigualdades como as raciais, socais, de gênero, e através dos raps, pode-se impulsionar debates entre os estudantes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | ABREU, Martha; MATTOS, Hebe. Em torno das “Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e 21 africana”: uma conversa com historiadores. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 21, nº41, janeiro-junho de 2008, p. 5-20. BENJAMIN, Walter. “Sobre o conceito de história”. In.: _______________. Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas, v.1., tradução Sérgio Pedro Rouanet. Prefácio: Jeanne Marie Gagnebin. 3ª edição. – São Paulo: Editora Brasiliense, 1987. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. História nas atuais propostas curriculares. In:_____________. Ensino de História: fundamentos e métodos. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2008. CELESTE, Sandro José. Ensino de história, canção e identidades afro-brasileiras: o rap como possibilidade. Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal de Santa Catarina, 2019. CONCEIÇÃO, Larissa Sobral. O movimento hip hop como alternativa de fala para jovens da periferia. XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Campina Grande – PB – 10 a 12 de Junho 2010. COSTA, Duane Brasil; AZEVEDO, Uly Castro de. Das Senzalas às Favelas: Por onde vive a população negra brasileira. Socializando, ISSN 2358-5161, ano 3, nº1, Jul, p. 145-154, 2016. COSTA, Fernando. Gueto ou favela?. Romanica Olomucensia 25.1 (2013): 37–45 (ISSN 1803-4136). DOMINGUES, Petrônio. Movimento Negro Brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo 12 (23), 2007, p. 100-122. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S141377042007000200007>. Acesso em 30 set. 2022. MUNANGA, Kabengele. Origens africanas do Brasil contemporâneo: histórias, línguas, culturas e civilizações. São Paulo: global, 2009. NAPOLITANO, Marcos. Fontes audiovisuais: a história depois do papel. In: PINSKY, Carla (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005, p. 235-289. NASCIMENTO, Danielli Aparecida de Souza; SIMON, Cristiano Biazzo. Hip hop e marginalidade: possibilidades de leitura. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/DanielliASNascimento. Acesso em 10 out. 2022. PIMENTEL, Spency. O livro vermelho do Hip Hop. Trabalho de Conclusão de curso da Universidade de São Paulo, 1997. OLIVEIRA, Roberto Camargos. Música e política: percepções da vida social brasileira no rap. Dissertação do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia/UFU, 2011. 22 REMIDI, José Martinho Rodrigues. Walter Benjamin e a fronteira entre literatura e história. MÉTIS: história & cultura – v. 2, n. 2, p. 191-208, jul./dez. 2002. RIGHI, Volnei José. RAP: ritmo e poesia: construção identitária do negro ao imaginário do RAP brasileiro. Brasília (DF), 2011. SALES, Eric de. O documentário na sala de aula: uma verdade absoluta para o aluno?. ANPUH - XXV Simpósio Nacional de História. Fortaleza, 2009. SILVA, Ademir José da; PIRES, Mateus Marchesan. As letras de rap como recurso metodológico no ensino de geografia e na percepção do espaço vivido. SBN 978-85-8015- 080-3, Cadernos PDE. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2 014_unioeste_geo_artigo_ademir_jose_da_silva>. Acesso em 27 set. 2022. | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação |
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AmarElo O Rap de Emicida como recurso didático para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira.pdf | 353,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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