DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4620
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTavares, Lincoln dos Santos-
dc.date.available2023-03-17-
dc.date.available2023-03-29T18:57:26Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.citationTavares,Lincoln dosa Santos. Ensino da História refletindo a partir da experiência do estágio docente. 2020. 16f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4620-
dc.description.abstractThis study originated from the experiences of Supervised Internships in History where we discuss and articulate local history in classroom debate. It presents the experience of the workshop-classes with video presentations to the students of the Federal Institute of Amazonas – Parintins campus - IFAM with the discussions of the theoretical references worked in the classroom. The article goes through the experience of the internship highlighting the multiple ways of teaching history starting from themes of history articulating internal spaces and external environments of the school space, involving students in the historical process in which they live, valuing them as historical subjects and encouraging critical historical analysis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectHistória Localpt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.titleEnsino da história: refletindo a partir da experiência do estágio docentept_BR
dc.title.alternativeTeaching of History: reflecting from the experience of the teaching internshippt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-29T18:57:26Z-
dc.creator.ID671856062-68pt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Mary Tânia dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2426991290991797pt_BR
dc.contributor.referee1Bianchezzi, Clarice-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3976946815719032pt_BR
dc.contributor.referee2Medeiros, Mônica Xavier de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/840080952606622pt_BR
dc.contributor.referee3Silveira, Diedo Omar da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2646291847306206pt_BR
dc.description.resumoEste estudo se originou das experiências dos Estágios Supervisionados em História onde discutimos e articulamos a história local no debate em sala de aula. Apresenta a experiência das oficinas-aulas com apresentações de vídeos aos alunos do Instituto Federal do Amazonas – campus Parintins - IFAM com as discussões dos referencias teóricos trabalhados em sala de aula. O artigo perpassa pela experiência do estágio destacando as múltiplas formas de ensinar História partindo de temas da História local articulando espaços internos e ambientes externos do espaço escolar, envolvendo os discentes no processo histórico em que vivem valorizando-os como sujeitos históricos e incentivando a análise crítica histórica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Acompanhamento de frequência escolar é melhor desde 2004. Ministério da Educação. 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/bolsafamilia#:~: text=Para%20participar%20do%20Bolsa%2DFam%C3%ADlia,75%25%20da%20ca rga%20hor%C3%A1ria%20mensal. Acesso em: 01 dez de 2020. AMARAL, Claudia; ALVES, Eliseu; JESUS, Elisabete; PINTO, Maria Helena. Sim, a história é importante! O trabalho de fontes na perspectiva da educação histórica. 2012. AZEVEDO, Crislane Barbosa. De Docência em história [recurso eletrônico]: experiências de estágio supervisionado e formação do professor-pesquisador / Crislane Barbosa de Azevedo, organizadora. – Natal, RN: EDUFRN, 2017. CARTILHA 2019. Uso adequado dos Veículos Escolares. FNDE, 2019. p.10-11. BARROS, José D’Assunção. O Projeto de Pesquisa em História: da escolha do tema ao quadro teórico/José D`Assunção Barros. 4.ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. CAIMI, Flávia Eloisa. Meu lugar na história: de onde vejo o mundo? In: BRASIL. Secretaria da Educação Básica. História: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 2010. (Coleção: Explorando o ensino. Coordenação: Margarida Maria Dias de Oliveira), p. 59-82. CERRI, Luis Fernando; FERREIRA, Angela Ribeiro. Notas sobre a demanda sociais de representação e os livros Didáticos de História. IN: O livro Didático de História: políticas educacionais, pesquisa e ensino. (ORG) Margarida Maria Dias de Oliveira e Maria Inês Sucupira Stamatto. EDUFRN, Natal: 2007. GIL, Carmem Zeli de Vargas. Estágio de docência em História: saberes e práticas na educação para o patrimônio. In: GIL, Carmem Zeli de Vargas; TRINDADE. Rhuan Targino Zaleski. Patrimônio Cultural e Ensino de História. 1 ed. Porto Alegre, RS: Edelbra, 2014. p.37-51. MOSS, Débora. Atividades Extracurriculares. Qual é o Limite? Revista Crescer- GLOBO. São Paulo, 2016. Disponível em: https://revistacrescer.globo.com/Familia/Rotina/noticia/2016/02/atividadesextracurriculares- qual-e-o-limite.html Acesso em: 30 Out de 2020. OLIVEIRA, Almir Félix Batista. Patrimônio, memória e ensino de história.IN: OLIVEIRA, Margarita Dias de; CAINELLI, Marlene Rosa; OLIVEIRA, Almir Félix Batista (ORG). Ensino de História: Múltiplos ensinos em múltiplos espaços. Natal, RN: EDFURN, 2008.p.95-101. OLIVEIRA, Diana Farias. Aula Expositiva de novo? Limites e Possibilidades na aula de História. Natal/RN,2010.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino da História refletindo a partir da experiência do estágio docente.pdf123,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.