DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4569
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMendes, Marcelo Fernandes-
dc.date.available2023-02-15-
dc.date.available2023-03-06T14:36:22Z-
dc.date.issued2022-10-15-
dc.identifier.citationMENDES, Marcelo Fernandes. A temática “evolução biológica” na percepção dos acadêmicos ingressantes no curso de licenciatura em Ciências Biológicas do CESP UEA. 2022. 40f. TCC (Graduação em Licenciatura Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4569-
dc.description.abstractExplaining the origin and evolution of life on Earth constituted a paradigm with insufficient answers to a complex question. There were several currents of thought and the most accepted theory in the scientific community was proposed by Charles Darwin, initiating the Evolutionary Biology. Thus, this article sought to characterize the conceptions about biological evolution of students entering in the course Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Estudos Superiores de Parintins, Universidade do Estado do Amazonas. Quali-quantitative in nature, an online questionnaire with structured questions through Google Forms was prepared and applied in September 2022. The research subjects correspond to students entering the 1st period of the course. In the opinions expressed, the existence of difficulty in understanding evolutionary concepts and processes within the high school classroom is remarkable. The influencing factors are religion, personal beliefs and the lack of knowledge of teachers responsible for teaching the topic in basic education. Most of the interviewees assumed that they believe in a divine being and that he created the current beings. In view of this, it is clear that the theme of biological evolution has to be discussed more in regular education, regardless of belief or religion. With this in mind, it is necessary to think about teaching in an interdisciplinary way where the contents of biology can be discussed in classes with history, geography, religious education, philosophy and so on. It should be considered a historical and cultural of the community in which we live, thus enabling a study that promotes interest in individuals. The result of this research is a contribution to future academics who are interested in this evolutionary discussion.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiologia Evolutivapt_BR
dc.subjectEnsino da Biologiapt_BR
dc.subjectProcesso de Ensino-aprendizagempt_BR
dc.titleA temática “evolução biológica” na percepção dos acadêmicos ingressantes no curso de licenciatura em Ciências Biológicas do CESP UEApt_BR
dc.title.alternativeThe theme “biological evolution” in the perception of students entering the undergraduate course in Biological Sciences at CESP UEApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-06T14:36:22Z-
dc.creator.ID024009812-99pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Adailton Moreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9899572378161625pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Adailton Moreira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9899572378161625pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Ademir Castro e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5162043375426666pt_BR
dc.contributor.referee3Castro, Naimy Farias de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5988655555615359pt_BR
dc.description.resumoExplicar o surgimento e evolução da vida na Terra constituiu um paradigma com respostas insuficientes para uma questão complexa. Diversas foram as correntes de pensamento e a teoria mais aceita na comunidade científica foi proposta por Charles Darwin, iniciando a Biologia Evolutiva. Desta forma, esta monografia buscou caracterizar as concepções sobre evolução biológica de acadêmicos ingressantes no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Estudos Superiores de Parintins, Universidade do Estado do Amazonas. De natureza quali-quantitativo, foi elaborado e aplicado no mês de setembro de 2022 um questionário on line com perguntas estruturadas através do Google Forms. Os sujeitos da pesquisa correspondem a acadêmicos ingressantes do 1º período do curso. Nas opiniões expressas é notável a existência de dificuldade no entendimento dos conceitos e processos evolutivos dentro da sala de aula no ensino médio. Os fatores que influenciam são a religião, as crenças pessoais e a falta de conhecimento de professores responsáveis pela ministração do tema no ensino básico. A maioria dos entrevistados assumiu que acreditam em um ser divino e que este criou os seres atuais. Diante disto, percebe-se que o tema evolução biológica tem que ser mais discutido no ensino regular independentemente de crença ou religiões. Com este intuito é preciso pensar no ensino de uma forma interdisciplinar onde os conteúdos de biologia possam ser discutidos nas aulas com a história, a geografia, o ensino religioso, filosofia e etc. Deve-se considerar um histórico e cultural da comunidade na qual vivemos, assim possibilitando um estudo que promova interesse nos indivíduos. O resultado dessa pesquisa é uma contribuição para futuros acadêmicos que tenham o interesse nessa discussão evolucionista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, A.M.R.; EL-HANI, C.N. Um exame histórico-filosófico da biologia evolutiva do desenvolvimento. Scientiæ Zudia, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 9-40, 2010. ALMEIDA, A.V.; FALCÃO, J.T.R. A estrutura histórico-conceitual dos programas de pesquisa de Darwin e Lamarck e sua transposição para o ambiente escolar. Ciência & Educação, v. 11, n. 1, p. 17-32, 2005. AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Biologia. 2ª ed. São Paulo: Editora Moderna, 2005. v. 3, 528p. AMARAL, J.A.; SILVA, M.E.S. Fatores que dificultam ou facilitam o ensino aprendizagem de evolução biológica na visão de professores de biologia em Mossoró/Rn. IX Congresso de Iniciação Cientifica do IFRN tecnologia e inovação para o semiárido, Mossoró/RN, p. 1826-1835, 2012. BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para educação inovadora: uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018. Disponível em: <https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/Metodologias-Ativas-para-uma-Educacao-Inovadora-Bacich-e-Moran.pdf>. Acessado em: 02/01/2022. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> . Acessado em 05 de janeiro de 2022. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria Nacional de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, volume 2, 135p, 2006. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio): Parte III Ciências da Natureza, Matemáticas e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf>. Acessado em: 16/01/2022. CICILLINI, G.A. A evolução enquanto um componente metodológico para o ensino de biologia no 2º grau. Educação e Filosofia, v. 7, n. 14, p. 17–37, 1993. CICILLINI, G.A. A produção do conhecimento biológico no contexto da cultura escolar do ensino médio: a teoria da evolução como exemplo. Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Educação, Campinas, SP, 1997. CID, M.; CORREIA, S. O ensino e a aprendizagem da evolução biológica na sala de aula: a perspectiva de alunos de uma escola secundaria. Revista Portuguesa de Pedagogia, ano 47-I, p. 75-86, 2013. DAWKINS, R. O gene egoísta. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. FREZZA, T.F.; THOMÉ, I.M. A evolução biológica nas aulas de Biologia: concepções de estudantes da 3ª série do ensino médio de uma escola pública estadual de Avaré (SP). Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 13, n. 1, p. 22-41, 2020. DOI: 10.46667/renbio.v13i1.282. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/282. Acesso em: 10 out. 2022. FUTUYMA, D.J. Biologia Evolutiva. 3ª. ed. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética, 2002. GALEGO, L.G.C.; COSTA, S.C. A evolução biológica em produções audiovisuais na formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Research, Society and Development, v. 10, n. 8, p. 1-10, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17212. GARCIA, F.A. Filosofia e a verdade. Acta Scientiarum, Maringá, v. 23, n. 1, p. 251-255, 2001. GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. LIMA, R.C.; SILVA, V.R. Influência das mídias sociais na percepção de alunos do ensino médio da região Tocantina do Maranhão sobre a pandemia Covid-19. Experiências em Ensino de Ciências, v.15, n. 3, 2020. Disponível em https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID804/v15_n3_a2020.pdf. Acesso em 10 outubro 2022. LUCKMANN, C.B.; NOBRE, S.B. A evolução biológica na óptica de alunos do ensino fundamental. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, ano 04, ed. 01, v. 04, p. 113-125, 2019. LUCKMANN, C.B.; SOARES, N.A. A evolução biológica na perspectiva de estudantes do curso de ciências biológicas da universidade Feevale. Revista Prâksis, a. 16, n. 1, p. 243-271, 2019. MARTINS, L.A.C.P. Lamarck e as quatro leis da variação das espécies. Episteme, Porto Alegre, v. 2, n. 3, p. 33-54, 1997. MATIOLI, S.R. Biologia molecular e evolução. Ribeirão Preto: Holos, 2001. 202p. MAYR, E. O desenvolvimento do pensamento biológico: diversidade, evolução e herança. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1998. 1107p. MEGLHIORATTI, F.A.; EL-HANI, C.N.; CALDEIRA, A.M.A. O conceito de organismo em uma abordagem hierárquica e sistêmica da biologia. Revista da Biologia, v. 9, n. 2, p. 7-11, 2012. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/134905>. Acessado em: 22/01/2022. MEYER, D.; EL-HANI, C.N.. Evolução: o sentido da biologia. São Paulo: Editora Unesp, 2005. MOTOKANE, R.A. Natureza da biologia e a teoria da evolução biológica: implicações para o ensino. IX Congresso Internacional Sobre Investigação em Didática das Ciências, Girona, 9-12 de Setembro de 2013. NETO, V.D.P; SANTOS, M.B.L.; MELLO, T.P. Paleontologia e evolução no tempo profundo. In: ARÁUJO, L.A.L. (Org.) Evolução biológica: da pesquisa ao ensino. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2017. 519p. NOBRE, S.B.; LOPES, L.A.; FARIAS, M.E. Ensino de biologia evolutiva (bio-evo): concepções de professores pós-graduandos em ensino de ciências. REnCiMa, v. 9, n. 1, p. 88-102, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.26843/rencima.v9i1.1376>. Acessado em 22/01/2022. 36 PACHECO, D. Biologia evolutiva do desenvolvimento explica origem das formas biológicas. Jornal da USP, 2019. Disponível em: <https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-biologicas/biologia-do-desenvolvimento-explica-origem-das-formas-biologicas/>. Acesso em: 23/02/2022. PALMER, D. Evolução: a história da vida. São Paulo, SP: Ed. Larousse, 2009. 367p. PERES, B.; ARAÚJO, L.G.L.; PINHEIRO, F.L.; PESSANO, E.F.C.; ÁVILA, M.C.N. Biologia evolutiva na visão de finalistas do curso de ciências da natureza-licenciatura. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 10, n. 2, 3 mar., 2020. PIFFERO, E.L.F.; SOARES, R.G.; COELHO, C.P.; ROEHRS, R.. Metodologias ativas e o ensino de biologia: desafios e possibilidades no novo ensino médio. Ensino & Pesquisa, v. 18, n. 2, p. 48-63, 2020. Disponível em: <http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/3568/pdf_123>. Acessado em: 17/12/2021. REIS, C.R.M. Ecologia e evolução: a abordagem evolutiva em livros de ecologia. In: ARÁUJO, L.A.L. (Org.). Evolução biológica: da pesquisa ao ensino. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2017. 519p. RIDLEY, M. Evolução. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. ROSA, R.T.D. Prefácio. In: ARÁUJO, L.A.L. (Org.). Evolução biológica: da pesquisa ao ensino. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2017. 519p. SENE, F.M. Cada caso, um caso. Puro acaso. Ribeirão Preto – SP: Editora SBG, 2009. 236p. SOUZA, I.R.; TONI, D.C; CORDEIRO, J. Genética evolutiva. Florianópolis: Biologia/EAD/UFSC, 2011. 229 p. SOUZA, L.L.; FREITAS, S.R.S. Desafios para o ensino de biologia evolutiva no Amazonas. Brazillan Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 5, p. 46520-46540, 2021. 3 ed. TIDON, R.; LEWONTIN, R.C. Teaching evolutionary biology. Genetics and Molecular Biology, v. 27, n. 1, p. 124-131, 2004. TIDON, R.; VIEIRA, E. O ensino da evolução biológica: um desafio para o século XXI. ComCiência, n.107, Campinas, 2009. ZAMBERLAN, E.; SILVA, M.R. O evolucionismo como princípio organizador da biologia. Dossiê: Darwinismo e Filosofia Temas & Matizes, n. 15, p. 27-41, 2012.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:TMP-2022



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.