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dc.contributor.authorSilva, Elizandra Maria Oliveira-
dc.date.available2023-01-30-
dc.date.available2023-01-25T17:13:52Z-
dc.date.issued2022-10-21-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4492-
dc.description.abstractIn this monograph an analysis of the impact (displacement and force) on a human torso through the vertical and rotational motions of a bus used in public transport is presented. The bus is modeled using the so-called ½ (half) vehicle with two degrees of freedom (2GDL) model. First, the least favorable location for the passenger to be located on the bus is identified. Subsequently, the passenger is modeled sitting at this location on the bus, where the linear and angular displacements suffered by the bus during its travel on a track described by a harmonic function are applied to it. Finally, the passenger is modeled individually as if he were traveling directly along this track to prove the efficiency of the bus' damping system. For the theoretical and numerical background, the authors Flores (2015) and Martins (2019) were used, respectively. For numerical treatment purposes, speed variations of 10 km/h, 20 km/h, 30 km/h, 40 km/h, 50 km/h, and 60 km/h were implemented along with the vehicle and person parameters in the rigid body dynamics equation written in the MATLAB® software routine. As a result it is expected that the value of the vertical displacement of the person will be higher in the case where the vehicle is empty, and then the force through the bus will be lower compared to that of the base track.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelo ½ veículopt_BR
dc.subject2GDLpt_BR
dc.subjectveículo ônibuspt_BR
dc.subjectpassageiropt_BR
dc.subjecttorsopt_BR
dc.subjectTwo DOF half car modelpt_BR
dc.subjectbus vehiclept_BR
dc.subjectpassengerpt_BR
dc.titleAnálise do impacto de vibrações causadas a um passageiro de transporte público através de modelagem computacionalpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the impact of vibrations caused to a public transport passenger through computer modelingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-01-25T17:13:52Z-
dc.creator.ID0244254257190133pt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares Junior, Hugo Mario-
dc.contributor.advisor1ID6348967633592601pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6348967633592601pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Marcos Dantas-
dc.contributor.referee1ID6521766717113975pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6521766717113975pt_BR
dc.contributor.referee2Hechavarría Pérez, José Ramón-
dc.contributor.referee2ID5332618410837096pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5332618410837096pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0244254257190133pt_BR
dc.description.resumoNesta monografia é apresentada uma análise do impacto (deslocamento e força) sobre torso humano através dos movimentos vertical e de rotação de um ônibus utilizado em transporte público. O ônibus é modelado através do chamado modelo ½ (meio) veículo com dois graus de liberdade (2GDL). Primeiramente, é identificado o local menos propício para o passageiro estar localizado no ônibus. Posteriormente, o passageiro é modelado sentado neste local do ônibus, onde se lhe aplicam os deslocamentos linear e angular sofrido pelo ônibus durante o trajeto numa pista descrita por uma função harmônica. Por fim, o passageiro é modelado individualmente como se estivesse percorrendo diretamente esta pista para, assim, comprovar a eficiência do sistema de amortecimento do ônibus. Para o embasamento teórico e numérico foram utilizados os autores Flores (2015) e Martins (2019) respectivamente. Para fins de tratamento numérico foi implementado variações de velocidade de 10 km/h, 20 km/h, 30 km/h, 40 km/h, 50 km/h e 60 km/h juntamente com os parâmetros do veículo e da pessoa na equação da dinâmica do corpo rígido escrita na rotina de software MATLAB®. Como resultado é esperado que o valor do deslocamento vertical da pessoa seja maior no caso em que o veículo esteja vazio e em seguida que a força pelo ônibus seja menor em relação a da base pista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqMétodos de Síntese e Otimização Aplicados ao Projeto Mecânicopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:EST - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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