DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4486
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, Bruna Beatriz de Oliveira-
dc.date.available2023-01-
dc.date.available2023-01-25T17:05:15Z-
dc.date.issued2022-05-31-
dc.identifier.citationCRUZ, Bruna Beatriz de Oliveira. Crianças e infâncias: um estudo sobre a produção acadêmica dos programas de pós-graduação da UEA nas áreas de ciências humanas e ensino. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4486-
dc.description.abstractThe present study aimed to know the academic production between the years (2018-2020) investigating researches with Amazonian children in the proposal to reflect how they contribute to constitute new conceptual perspectives on the terms "children" and/or "childhoods", fostering the understanding of the "Amazonian Childhoods" as a social construction. In the first chapter, an approach is made to the studies on the Sociology of Childhood, reflecting on the different social configurations that have been established for the subjects of this group. In chapter two, the proposed dialogue identifies the visibility of the Amazonian child by means of the researches found on this bias. The third and last chapter illustrates the discussions on the selected works conjecturing that these researches favor attributing new meanings to the images of the "Amazonian Childhoods". The methodological path was developed by mixed methods: qualitative and quantitative on the Dissertations of the Post-Graduation Programs in the areas of Humanities and Teaching of the Amazonas State University, PPGICH and PPGEEC. The interdisciplinary aspect used to reflect on the chosen productions provided the understanding that the perceptions of the Amazonian child dialog about symbolic trajectories of social invisibilities, in both studies the "Amazonian Childhood" is permeated by a forgetfulness of children's voices, however these researches reiterate the need for children who live in the Amazon to be recognized as subjects of rights and social agents protagonist of knowledgept_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfâncias Amazônicaspt_BR
dc.subjectPesquisa com Criançaspt_BR
dc.subjectVisibilidadespt_BR
dc.subjectAmazonian Childhoodpt_BR
dc.subjectResearch with Childrenpt_BR
dc.subjectVisibilitiespt_BR
dc.titleCrianças e infâncias: um estudo sobre a produção acadêmica dos programas de pós-graduação da UEA nas áreas de ciências humanas e ensinopt_BR
dc.title.alternativeChildren and childhood: a study on academic production of UEA's postgraduate programs in the areas of science humanities and teachingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-01-25T17:05:15Z-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-6743-5875pt_BR
dc.contributor.advisor1Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4893-0883pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7931430917921646pt_BR
dc.contributor.referee1Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4893-0883pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7931430917921646pt_BR
dc.contributor.referee2Portela, Otávio Rios-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3304-0132pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2235476017380738pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Vanderlete Pereira da-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-9353-3110pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9541529698411066pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8511168784839104pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo conhecer a produção acadêmica entre os anos de (2018- 2020) investigando pesquisas com crianças amazônicas na proposta de refletir como contribuem para constituir novas perspectivas conceituais sobre os termos “crianças” e/ou “infâncias”, fomentando compreender as “Infâncias Amazônicas” enquanto construção social. No primeiro capítulo acontece uma aproximação aos estudos da Sociologia da Infância refletindo sobre diferentes configurações sociais que foram sendo estabelecidas aos sujeitos desse grupo. No capítulo dois o diálogo proposto identifica a visibilidade da criança amazônica por meio das pesquisas sobre este viés encontradas. O terceiro e último capítulo ilustra as discussões sobre os trabalhos selecionados conjecturando que essas pesquisas favorecem a atribuição de novos significados para as imagens das “Infâncias Amazônicas”. O percurso metodológico foi desenvolvido por métodos mistos: qualitativo e quantitativo sobre as Dissertações dos Programas de Pós-Graduação nas áreas de Ciências Humanas e Ensino da Universidade do Estado do Amazonas, PPGICH e PPGEEC. A vertente interdisciplinar utilizada para refletir sobre as produções escolhidas proporcionou o entendimento de que as percepções sobre a criança amazônica dialogam sobre trajetórias simbólicas de invisibilidades sociais, em ambos os estudos a “Infância Amazônica” é perpassada por um esquecimento das vozes infantis, no entanto essas pesquisas reiteram a necessidade das crianças que vivem na Amazônia poderem ser reconhecidas como sujeitos de direitos e agentes sociais protagonista de conhecimentos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanaspt_BR
dc.relation.referencesABRAMOWICZ, Anete; RODRIGUES, Tatiane Cosentino. Descolonizando as Pesquisas com Crianças e Três Obstáculos. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 127, p. 461- 474, abr./jun. 2014. ALVES, Railda F; BRASILEIRO, Maria do Carmo; BRITO, Suerde M. de O. Interdisciplinaridade: um conceito em construção. Revista Episteme, Porto Alegre, n. 19, p. 139-148, jul./dez. 2004. ANDRADE, Lucimary Bernabé Pedrosa de. Tecendo os Fios da Infância. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais. São Paulo: Editora UNESP, 2010. ANDRADE, Simei Santos; PACHECO, Tatiana do Socorro Corrêa. Infância e Crianças Ribeirinhas da Amazônia Marajoara: linguagens e práticas culturais. Revista @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v.4, n. 9, p. 104-116, set-dez, 2016. APRESENTAÇÃO. UEA - Programa de Ciências Humanas, 2021. Disponível em: <https://pos.uea.edu.br/cienciashumanas/categoria.php?area=APR>. Acesso em:02/08/2021. APRESENTAÇÃO. UEA - Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências, 2021. Disponível em: <https://pos.uea.edu.br/ensinodeciencia/categoria.php?area=APR>. Acesso em: 02/08/2021. ARENHART, Deise. Culturas Infantis e Desigualdades Sociais. Petrópolis: Vozes, 2017. – (Coleção Ciências Sociais da Educação) ARROYO, Miguel Gonzalez. O Significado da Infância. In: I SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL, 1994, Brasília: MEC/SEF/DPE/COEDI. Anais [...], p. 88-92. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/406231310/Miguel-Arroyo-p-88-a-92- significado-da-Infancia-001906-pdf. Acesso em: 04 jan 2022. BACHELARD, Gaston. A Formação do Espírito Científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução: Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. 130 BALDUS, Herbert; WILLEMS, Emilio. Dicionário de Etnologia e Sociologia. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1939. (Coleção Iniciação Científica: biblioteca pedagógica brasileira). BELTRÃO, Glenda Gabriele Bezerra. Saúde e Infância: o entendimento da relação saúde- doença com as experiências de vida de crianças. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) – Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2020. BETTIOL, Célia Aparecida. A Formação de Professores Indígenas na Universidade do Estado do Amazonas: avanços e desafios. 2017. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual Paulista – UNESP, Presidente Prudente, 2017. BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. Tradução de Daniela Kern; Guilherme J. F. Teixeira. 2. ed. Porto Alegre: Zouk, 2017. . Compreender. In: BOURDIEU, Pierre [et al.]. A Miséria do Mundo. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. . O Poder Simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. (Coleção Memória e Sociedade). BRASIL. Lei nº 8069 de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm>. Acesso em 09 de jan. de 2022. CARVALHO, Nazaré Cristina. Caleidoscópio do Imaginário Ribeirinho Amazônico. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora, v. 16, n. 2, jul./dez. 2014. CORAZZA, S. M. História da infância sem fim. Ijuí, Unijuí. Infância e educação. Era uma vez... Quer que conte outra vez? Petrópolis, Vozes, 2002. CORSARO, William. Sociologia da Infância. Porto Alegre, RS: Artmed, 2011. CHARLOT, Bernard. A Mistificação Pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação. Tradução de Maria José do Amaral Ferreira. São Paulo: Cortez, 2014. (Coleção docência em formação: saberes pedagógicos / coordenação Selma Garrido Pimenta) COHN, Clarice. O que as crianças indígenas têm a nos ensinar? O encontro da etnologia indígena e da antropologia da criança. Revista Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, ano 27, n. 60, p. 31-59, maio/ago. 2021. 131 CUCHE, D. Gênese Social da Palavra e da Ideia de Cultura. Bauru: Edusc, 1999. DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2018. DELGADO, Ana Cristina Coll; MÜLLER, Fernanda. Sociologia da Infância: pesquisa com crianças. Revista Educação e Sociedade: Campinas, vol. 26, n. 91, p. 351-360, Maio/Ago. 2005. DELGADO, Ana Cristina Coll. Estudos socioantropológicos da infância no Brasil: caminhos, problematizações e diálogos. In: MARTINS FILHO, Altino José; PRADO, Patrícia Dias (Orgs.). Das Pesquisas com Crianças à Complexidade da Infância. Campinas: Autores Associados, 2020. (Coleção Educação Contemporânea) DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri. Diferentes infâncias, diferentes questões para a pesquisa. In: MARTINS FILHO, Altino José; PRADO, Patrícia Dias (Org.). Das Pesquisas com Crianças à Complexidade da Infância [livro eletrônico]. Campinas: Autores Associados, 2020. (Coleção educação contemporânea) ELIAS, Norbert. A Sociedade dos Indivíduos. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1994. . O Processo Civilizador: uma construção dos costumes. Vol. 1. Rio de Janeiro: Zahar, 1994a. FAZOLO, Eliane. Pelas Telas do Aramado: práticas culturais e pedagógicas na educação infantil. In: ROCHA, Eloisa A. C.; KRAMER, Sonia. (Orgs.). Educação Infantil: Enfoques em diálogo. Campinas, SP: Papirus, 2011. FERRARI, Dalka Chaves de Almeida. Sexualidade e violência. In: FERRARI, Dalka Chaves de Almeida; VECINA, Tereza Cristina Cruz (orgs.). O Fim do Silêncio na Violência Familiar: teoria e prática. 4 ed. São Paulo: Ágora, 2002. FRAXE, Therezinha de Jesus Pinto; WITKOSKI, Antônio Carlos; MIGUEZ, Samia Feitosa. O Ser da Amazônia: identidade e invisibilidade. Ciência e Cultura. São Paulo. v. 61, n. 3. p. 30-32. 2009. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª. Ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 132 FREITAS, Marcos Cezar de. História da Infância no pensamento social brasileiro. Oufugindo de Gilberto Freyre pelas mãos de Mário de Andrade. In: ______. (Org.) História Social da Infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001. FRIEDMANN, Adriana. Linguagens e Culturas Infantis. São Paulo: Cortez, 2014. GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008. GOMES, Elias Bandeira. O Serviço de Acolhimento de Crianças junto ao Abrigo “Casa Mamãe Margarida”: processo de (des)construção de identidades impostas. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2020. GONSALVES, Elisa Pereira. Conversas sobre a Iniciação à Pesquisa Científica. Campinas: Alínea, 2001. GRAUE, M. Elizabeth; WALSH, Daniel J. Investigação Etnográfica com Crianças:teorias, métodos e ética. - Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003. HECK, Egon; LOEBENS, Franscisco; CARVALHO, Priscila D. Amazônia Indígena: conquistas e desafios. Revista Estudos Avançados, 19 (52), p. 237-255. 2005. HEYWOOD, Colin. Uma História da Infância: da Idade Média à Época Contemporânea no Ocidente. Porto Alegre: Artmed, 2004, 284p Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, maio/ago. 2005. HORN, Cláudia Inês. Pesquisa Etnográfica com Crianças: algumas possibilidades de investigação. Revista Enfoques PPGSA-IFCS-UFRJ. vol. 13 (1). dez. p. 1-19. 2013. JAVEAU, Claude. Criança, Infância(s), Crianças: que objetivo dar a uma ciência social da infância? Tradução de Maria Fonseca. Educação e Sociedade. Campinas,vol. 26, n. 91, p. 379- 389, Maio/Ago. 2005. KRAMER, Sonia. Autoria e Autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. Revista Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 41-59, Julho. 2002. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. A Pré-Escola na República. 3. Ed. São Paulo, 1990. KOHAN, Walter Omar. Infância. Entre Educação e Filosofia. Belo Horizonte:Autêntica, 2003. 133 KUHLMANN JR, Moysés; FERNANDES, Rogério. Sentidos da Infância. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes (org.). A Infância e sua Educação: materiais, práticas e representações. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. KUHLMANN JR, Moysés. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998. LARAIA, Roque de Barros. Cultura um Conceito Antropológico. 18ª. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. LEAL, Gyane Karol Santana; SCHLINDWEIN, Luciane Maria. Brincadeiras, narrativas e imaginação das crianças ribeirinhas da comunidade do limão de baixo em Parintins-Amazonas. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE HUMANIDADES, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO, 4., 2021, Criciúma. Anais [...]. Santa Catarina: Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. 2021. Tema: desafios contemporâneos das sociedades ibero- americanas. Eixo Temático: GT 52 - Infâncias Amazônicas, p. 33-44. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/congressoeducacao/article/view/7020. Acesso em: 16 dez 2021. LIRA, Naraiza Caldas. Percepções da Infância a partir das Narrativas de Pais no Município de Tefé – AM. 2020. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas) – Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2020. LOPES, Jander Janer Moreira, VASCONCELOS Tânia de. Geografia da Infância: Territorialidades Infantis. Currículo sem fronteira, V. 6. N.1, pp.103-127, jan/jun 2006. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol6iss1articles/lop_vasc.pdf. Acesso em: dia 13 de Março de 2020. LOURO, Guacira Lopes. Segredos e mentiras do currículo. Sexualidade e Gênero nas práticas escolares. In: SILVA, Luiz Heron da (Org.). A Escola Cidadã no Contexto da Globalização. 5ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. ______. Gênero, Sexualidade e Educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. MARCHI, Rita de Cassia. Pesquisa Etnográfica com Crianças: participação, voz e ética. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 727-746, abr./jun. 2018. 134 MEDEIROS, Samuel Lucena de. Comprando Saúde: o consumo de remédios e seu contexto na Manaus antiga (1892-1939). Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2020. MENDES, Daniela Cristina Nunes; DANTAS, Elaine Luciana Sobral. Currículo e Experiência na Educação Infantil: sentidos de crianças. In: TANCREDI, Ana Maria Orlandina [et al.]. Infância, cultura, diversidade e inclusão: diversidade e participação em pesquisas com crianças e infâncias. vol. 2. Belém: Eduepa, 2022. (Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias – GRUPECI) MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005. MORTATTI, Maria Rosário Longo. História dos Métodos de Alfabetização no Brasil. Brasília: Ministério da Educação. Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica, 2006. (Conferência proferida durante o Seminário "Alfabetização e letramento em debate"). MOTA, Marinete Lourenço. A Criança na Fronteira Amazônica: o viver no fio da navalha e o imaginário da infância. 2016. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. NORONHA, Evelyn Lauria. As crianças perambulantes-trabalhadoras, trabalhadoras- perambulantes nas feiras de Manaus: um olhar a partir da Sociologia da Infância. 2011. Tese (Doutoramento em Estudos da Criança), área de concentração em Sociologia da Infância. Universidade do Minho, Braga, 2011. OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; COSTA, Hélia; AZEVEDO, Ana. Limoeiros e Laranjeiras: revelando as aprendizagens. Lisboa: Ministério da Educação. Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2009. (Aprender em companhia). OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. Pedagogia(s) da Infância: reconstruindo uma práxis de participação. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko Morchida; PINAZZA, Appezzato (Orgs.). Pedagogia(s) da Infância: dialogando com o passado construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007. PINHEIRO, Maria Joseilda da Silva. Violência sexual contra crianças e adolescentes no Amazonas e os paradoxos do controle social. 2015. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. 135 POPPER, Karl Raymund. Conjecturas e Refutações. Tradução: Sérgio Bath. Brasília: UNB, 1902. (Coleção Pensamento Científico). PROUT, Alan. Reconsiderando a Nova Sociologia da Infância. Tradução de Fátima Murad. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.141, p.729-750, set./dez. 2010. PROUT, Alan; JAMES, Allison. Constructing and Reconstructing Childhood: contemporary issues in the sociological study of childhood. 2. ed. Basingstoke: Falmer Press, 1997. QUEIROZ, Caroline Trapp de; PEREIRA, Rita Marisa Ribes. A Casa, a Rua, a Luta: apontamentos de uma pesquisa com crianças. Revista Humanidades e Inovação, v. 7, nº 28, p. 30-41, fevereiro. 2021. QUINTEIRO, Jucirema. Infância e Educação no Brasil: um campo em construção. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart de; DEMARTINI, Zélia de Brito Fabri; PRADO, Patrícia Dias (Orgs.). Por uma Cultura da Infância: metodologias de pesquisa com crianças. Campinas: Autores Associados, 2002. RIBEIRO, Fabrícia Tavares. Direito das Crianças à Educação em Creches na Cidade de Manaus. 2019. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas) – Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019. RODRIGUES, Eubia Andrea. Rede Urbana no Amazonas: Tefé como cidade de Responsabilidade Territorial na calha do Médio Solimões.2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós – Graduação em Geografia- Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011. SAID, EDWARD W. Cultura e Imperialismo. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. SAMPAIO, Ana Alice Kulina Simon Esteves; BENTO, Patricia Kerschr. “A gente já tem 6 anos e já faz muita coisa, sabia?” Como as crianças veem a escola que têm? Alteridade e heterociência nas percepções infantis. In: TANCREDI, Ana Maria Orlandina [et al.]. Infância, cultura, diversidade e inclusão: diversidade e participação em pesquisas com crianças e infâncias. vol. 2. Belém: Eduepa, 2022. (Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias – GRUPECI) 136 SANTOS, Tânia Regina Lobato dos; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Pesquisas com Crianças em Contextos da Amazônia: o locus e temática dos estudos. Revista FAEEBA – Ed. e Contemp., Salvador, v. 27, n. 51, p. 161-178, jan./abr. 2018. SARMENTO, Manuel Jacinto. Sociologia da Infância: correntes e confluências. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; GOUVEA, Maria Cristina Soares (Orgs.). Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2009. (Coleção Ciências Sociais da Educação) SARMENTO, Manuel Jacinto; GOUVEA, Maria Cristina Soares (Orgs.). Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2009. (Coleção Ciências Sociais da Educação) ______. Gerações e Alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância.Vº Congresso Português de Sociologia Sociedades Contemporâneas: Reflexividade e Acção Atelier: Modernidade, Incerteza e Risco. Braga: Universidade do Minho, p. 39-48, maio. 2004. ______. As Culturas da Infância nas Encruzilhadas da Segunda Modernidade. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz (Orgs.). Crianças e Miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto: ASA, 2004. SILVA, Jeanne Araújo e. Crianças Transgêneros: uma análise da produção científica brasileira dos últimos cinco anos. 2019. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas) – Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019. SILVA, Tássia Cabral da. Educação em Ciências e a Infância: por uma visão das crianças. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) – Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019. SIROTA, Régine. Emergência de uma Sociologia da Infância: evolução do objeto e do olhar. Tradução Neide Luzia de Rezende. Revista Cadernos de Pesquisa, nº. 112, p. 7-31, março. 2001. SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. Estatuto de sujeito, desenvolvimento humano e teorização sobre a criança. In: FREITAS, Marcos Cezar de; KUHLMANN JR, Moysés (Orgs.). Os Intelectuais na História da Infância. São Paulo: Cortez, 2002. STEARNS, Peter N. A Infância. Tradução de Mirna Pinsky. São Paulo: Contexto, 2006. (Coleção História Mundial). 137 SOUZA, Débora de. As Relações das Crianças com o Jardim Botânico: um espaço para ciência. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) – Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2015. SOUZA, Jussara Oliveira de; LEAL, Gyane Karol Santana; SCHLINDWEIN, Luciane Maria. Criança e Infância na Região Amazônica: o brincar na educação infantil e nos anos iniciais. In: TANCREDI, Ana Maria Orlandina [et al.]. Infância, cultura, diversidade e inclusão: diversidade e participação em pesquisas com crianças e infâncias. vol. 2. Belém: Eduepa, 2022. (Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias – GRUPECI) SOARES, Natália Fernandes. Infância e Direitos: participação das crianças nos contextos de vida – representações, práticas e poderes. 2005. Tese (Doutoramento em Estudos da Criança). Área de concentração em Sociologia da Infância. Universidade do Minho, Braga, 2005. TEIXEIRA, Priscila Castro; LEITE, Iani Dias Lauer. A Criança e a Educação Musical: relato infantil sobre fazer e aprender música no projeto “sementes musicais em Santarém/Pará. In: TANCREDI, Ana Maria Orlandina [et al.]. Infância, cultura, diversidade e inclusão: diversidade e participação em pesquisas com crianças e infâncias. vol. 2. Belém: Eduepa, 2022. (Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias – GRUPECI) TRINDADE, Patrícia dos Santos. Enchentes e Vazantes: o brincar das crianças ribeirinhas de Bom Socorro do Zé Açu, Parintins-AM. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE HUMANIDADES, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO, 4., 2021, Criciúma. Anais [...]. Santa Catarina: Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. 2021. Tema: desafios contemporâneos das sociedades ibero-americanas. Eixo Temático: GT 52 - Infâncias Amazônicas, p. 45-55. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/congressoeducacao/article/view/7020. Acesso em: 12 abr 2022. TOMÁS, Catarina Almeida. Há muitos mundos no mundo... direitos da criança, cosmopolitismo infantil movimentos sociais de crianças: diálogos entre crianças de Portugal e Brasil. 2007. Tese (Doutorado em Estudos da Criança). Instituto de Estudos da Criança/Universidade do Minho, Braga, 2007. TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; FREITAS, Maria Natalina Mendes. As Crianças e a Natureza em Contextos Rurais Amazônicos. Revista Exitus, Santarém, v. 12, p. 01-25, e022005, 2022. VEIGA, Cynthia Greive. Infância e modernidade: ações, saberes e sujeitos. In: FARIA FILHO, 138 Luciano Mendes de (Org.). A Infância e sua Educação: materiais, práticas e representações. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. VOGT, C. A Espiral da Cultura Científica. Com Ciência - SBPC/Labjor [conteúdo digital]. 2003. Disponível em: <https://www.comciencia.br/dossies-1-72/reportagens/cultura/cultura01.shtml>. Acessado em: 15 de março de 2022. VOLTARELLI, Monique Aparecida. Estudos da Infância na América do Sul: pesquisa e produção na perspectiva da sociologia da infância. 2017. Tese (Doutorado em Educação), área de concentração em Sociologia da Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.pt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.