DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4481
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira , Nelma Catulino de-
dc.date.available2023-01-
dc.date.available2023-01-25T13:05:34Z-
dc.date.issued2022-04-29-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Nelma Catulino de. Educação escolar indígena: processos de implementação e efetividade das políticas educacionais na comunidade Porto Praia de Baixo (Tefé-AM). 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4481-
dc.description.abstractThis research analyzes the implementation of public policies of indigenous school education between 2011 and 2021 and their effectiveness in the indigenous territory of Porto Praia de Baixo, Municipality of Tefé. The Municipality of Tefé, although it has only the indigenous land Barreira da Missão demarcated and recognized by the Brazilian State, concentrates numerous territories where the presence of indigenous peoples is significant and potential reference for their political mobilization processes in the Region of the Middle River Solimões and Tributaries, as it concentrates the presence of public institutions, being also reference in trade, health and education to neighboring municipalities. The objectives of this research were to contextualize the historical process of ethnic mobilization of indigenous peoples who contributed to the implementation of indigenous school education in the territory of Porto Praia de Baixo; Identify and characterize the public policies of school education implemented in the Porto Praia de Baixo community, from 2011 to 2021; and Analyze the effectiveness of the policies implemented for indigenous school education in the community context. We used the qualitative research method, as well as the bibliographic review, document analysis and semi-structured interviews; developing an interdisciplinary approach between the social sciences in dialogue with history and education. The analysis allowed us to highlight, from public policies for indigenous school education, an understanding of the dynamics between State and Society and, above all, how social movements (groups and social agents) contribute to the implementation and effectiveness of educational actions in the indigenous territory of the community of Porto Praia de Baixo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEducação escolar indígena e Estadopt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectIndigenous school education and Statept_BR
dc.titleEducação escolar indígena: processos de implementação e efetividade das políticas educacionais na comunidade Porto Praia de Baixo (Tefé-AM)pt_BR
dc.title.alternativeIndigenous school education: implementation processes and effectiveness of educational policies in the Porto Praia de Baixo community (Tefé-AM)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-01-25T13:05:34Z-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-4066-2036pt_BR
dc.contributor.advisor1Rapozo, Pedro Henrique Coelho-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3843-5811pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2679908172389276pt_BR
dc.contributor.referee1Rapozo , Pedro Henrique Coelho-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3843-5811pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2679908172389276pt_BR
dc.contributor.referee2Teles , Luciano Everton Costa-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6569-5606pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0779269175818800pt_BR
dc.contributor.referee3Silveira , Cristiane da-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-4397-5329pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3005829475675010pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4060989164889907pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa as implementações de políticas públicas de educação escolar indígena entre os anos de 2011 a 2021 e sua efetividade no território indígena de Porto Praia de Baixo, Município de Tefé. O Município de Tefé, embora possua apenas a terra indígena Barreira da Missão demarcada e reconhecida pelo Estado brasileiro, concentra inúmeros territórios onde a presença dos povos indígenas é significativa e potencial referência para seus processos de mobilização política na Região do Médio Rio Solimões e Afluentes, pois concentra a presença de instituições públicas, sendo também referência no comércio, saúde e educação aos municípios vizinhos. Os objetivos desta pesquisa foram contextualizar o processo histórico de mobilização étnica dos povos indígenas que contribuíram para a implementação da educação escolar indígena no território de Porto Praia de Baixo; Identificar e caracterizar as políticas públicas de educação escolar implementadas na comunidade Porto Praia de Baixo, de 2011 a 2021; e Analisar a efetividade das políticas implementadas para a educação escolar indígena no contexto comunitário. Utilizamo-nos do método de pesquisa qualitativa, assim como da revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas; desenvolvendo uma abordagem interdisciplinar entre as ciências sociais em diálogo com a história e a educação. A análise nos permitiu evidenciar, a partir das políticas públicas para a educação escolar indígena, uma compreensão acerca da dinâmica entre Estado e Sociedade e, sobretudo, como os movimentos sociais (grupos e agentes sociais) contribuem para a implementação e efetividade de ações educacionais no território indígena da comunidade de Porto Praia de Baixo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanaspt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Alfredo Wagner Berno; RUBIM, Altaci Corrêa. Kokama: a reconquista da língua e as novas fronteiras políticas.In: Revista Brasileira de Linguística Antropológica, v.4, n.1, 2012. Brasília: Laboratório de Línguas Indígenas, Instituto de Letras, Universidade de Brasília, 2012. ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 7 ed. São Paulo, SP: Atlas, 2006. Brasil - Rio de Janeiro 1962 - 178 p. Brasil (1988). Constituição. República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007. Coleção primeiros passos BOURDIEU, Pierre. A miséria do mundo. São Paulo, Vozes. 7. ed.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 693-732. BOURDIEU, Pierre. Sobre o Estado: Cursos no Collège de France (1989-92) / Edição. Patrick Champagne. Tradução Rosa Freire d‘Aguiar - 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2014. ISBN: 978-85-359-2435-0 BONETI, L. W. Políticas públicas por dentro. Ijuí (RS): Unijuí, 2007. CAPADA, Marta V. O debate sobre a educação indígena no Brasil (1975-1995): Resenhas de teses e livros (pp. 9-12). Brasília/São Paulo: MEC/MARI-USP, 1995, Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002026.pdf CARVALHO, M.L; BARBOSA T. R. C.G; SOARES, J. B. Implementação de política pública: uma abordagem teórica e Crítica. Argentina, 2010. CHAVES, Quézia Martins. Morre a empresa privada e nasce a comunidade: memória e territorialidade na comunidade indígena Projeto Mapi (Médio Solimões/AM). Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) Universidade Federal do Amazonas, Manaus 2018. CIARAMELLO, Patrícia Regina. Escolarização indígena, cultura e educação. Educação, Sociedade & Culturas, nº41, 2014,109-125 Site: http://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC41_P_Ciaramello.pdf CLIFFORD, James. A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX/ James Clifford; organizado por José Reginaldo Santos Gonçalves. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2002. ISBN 85.7108.214.6 Coordenação Técnica Local – CTL, terras indígenas em Tefé. 2020 106 CONSELHO INDIGENISTA MISSIONARIO. Por uma educação descolonial e libertadora. Manifesto sobre a educação escolar indígena no Brasil. CORTES, S. V e LIMA, L. L. (2012) A contribuição da sociologia para a análise de políticas públicas. in: Lua Nova, São Paulo, n° 87 pg 33-62. disponível: http://www.scielo.br/pdf/ln/n87/03.pdf, consultado em 28/08/2019 CORTES, S. V. (2013). Contribuições teóricas e à pesquisa empírica da sociologia às politicas públicas. in: Revista Brasileira de Sociologia Vol 01, n 01. Jan/jul 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.20336/rbs.23 consultado em 01/08/2019. CUNHA, Eliaquim Timóteo da. “Quando esse tal de SPI” chegou o serviço de proteção aos índios na formação de Rondônia. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social Universidade Federal do Amazonas, 2016. DEMO, Pedro. Metodologia científica em Ciências Sociais. 3 ed. São Paulo: Atlas 1995. FARIA, Carlos, A.P. A politica de avaliação de políticas públicas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, Vol. 20 nº. 59 outubro/2005. FARAH. Marta Ferreira Santos. Análise de políticas públicas no Brasil: de uma prática não nomeada à institucionalização do “campo de públicas”. Fundação Getúlio Vargas, São Paulo / SP — Brasil Rev. Adm. Pública — Rio de Janeiro 50(6):959-979, nov./dez. 2016 DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7612150981 FAULHABER, Priscila. O lago dos Espelhos: etnografia do saber sobre a fronteira em Tefé/Amazonas. __ Belém Museu Paraense Emílio Goeldi, 1998. 215 p. ISBN: 85-7098-0566. __________ Estrutura fundiária e movimentos territoriais no Médio Solimões. Bol. Museu Paraense Emilio Goeldi, série- Antropologia... 3 (1) 1987 p. 79-98 __________ A Terceira Margem índios e Ribeirinhos do Solimões. Trabalho apresentado no 13º Encontro dos Grupos Temáticos do PIPSA, em julho de 1988. __________ A reinvenção da identidade indígena no Médio Solimões e no Japurá. Anuário Antropológico/96. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997, p. 83-102. FILME: A Missão. Direção: Roland Joffé. Produção de Fernando Ghia e David Puttnam. Inglaterra. Warne Bros. 1986. Online FONSECA, Kácia Neto de Oliveira. Educação, identidade e escola entre os Kambeba. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus 2018. FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa; tradução Joice Elias Costa. 3. Ed. - Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 20-49. GIDDENS, Anthony. Sociologia; Tradução Sandra Regina Netz. 4. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2005 600 p.; 28 cm. ISBN 9788536302225 107 GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. v. 3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. Edição Carlos Nelson Coutinho. GRUNEWALD, Rodrigo de Azevedo. A viagem da volta: etnicidade, política e reelaboração cultural no nordeste indígena. João Pacheco de Oliveira (org.). 2ª ed. Contra Capa Livraria / LACED, 2004. ISBN: 85-86011-80-0 p. 139-174 HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo - SP, Brasil - 1990 HAGUETTE, Teresa M.F. Metodologias qualitativas na sociologia. 12 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. ISBN: 978-85-326-0854-3. HÖFLING, E. M. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos Cedes, ano XXI, nº 55, novembro/2001 pg 30 – 41. IBGE - https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/tefe/panorama - Dados sobre a cidade de Tefé - acesso em janeiro de 2021 Lopes, Danielle Bastos. O movimento indígena na Assembleia Nacional Constituinte (1984-1988). Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro– 2011. 184f. LUCIANO, Gersem. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. LACED/Museu Nacional, 2006. ISBN: 85-98171-57-3. ________ Cenário contemporâneo da educação escolar indígena no Brasil. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica. Brasília, 2007 MACIEL, Benedito do Espírito Santo Pena. Da proa da Canoa: Por uma etnografia do movimento indígena em Tefé. Somanlu, ano 9, n. o 2, jul./dez. 2009. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br Acesso em: 10 de novembro de 2021. MARTINS, Martha P. M. e NÓBREGA, Luciana Nogueira. Entre retomadas e autodemarcações – lutas indígenas por recursos naturais, territórios e direitos no brasil. Anais da VI Jornada da Rede Interamericana de Direitos Fundamentais e Democracia – Volume I, Porto Alegre, 2020. p. 53 -72 - disponível em: https://891aac48-381e-4192-adf596afc8de6326.filesusr.com/ugd/9b34d5_c07a55bdcb884c90a6489de71c2881f7.pdf acesso em julho de 2021 MARTINS, Heloisa Helena T. de Souza. Metodologia qualitativa de pesquisa. Revista: Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, p. 289-300, maio/ago. 2004. MELIÀ, Bartomeu. Educação indígena na escola. Cadernos Cedes, ano XIX, nº 49, Dezembro/99. p. 11-17. NASCIMENTO, Adir Casaro; VINHA, Marina. Educação escolar indígena e o sistema nacional de educação. In: XXIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação; V Congresso LusoBrasileiro de Política e Administração da Educação; I Colóquio Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, 2007, Porto Alegre. Cadernos ANPAE. Porto Alegre. 108 OLIVEIRA, João Pacheco de . A viagem da volta: etnicidade, política e reelaboração cultural no nordeste indígena. João Pacheco de Oliveira (org.). 2ª ed. Contra Capa Livraria / LACED, 2004. ISBN: 85-86011-80-0 ___________ Narrativas e imagens sobre povos indígenas e Amazônia: uma perspectiva processual da fronteira. INDIANA 27 (2010), p. 19-46 PEREZ. José R. R. Por que pesquisar implementação de políticas Educacionais atualmente? Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1179-1193, out.-dez. 2010 Disponível em http://www.cedes.unicamp.br acesso: 20-11-2019 Relatório em Prol da Demarcação da Terra Indígena Porto Praia de Baixo, município de Tefé, Manaus 2019. Elaboração: Comunidades Indígenas Terra Indígena Porto Praia de Baixo, Christian Ferreira Crevels (CIMI) Colaboração: Equipe da Pastoral Indigenista de Tefé (CIMI), Fábio Pereira (CIMI) Pesquisa: Christian Ferreira Crevels (CIMI), Equipe da Pastoral Indigenista de Tefé (CIMI), comunidade indígena Porto Praia de Baixo; Texto: Christian Ferreira Crevels (CIMI), Revisão: Adriana Maria Huber (CIMI) Revista Semestral: Estudos de Sociologia/Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Vol.15 (2010) -.- Araraquara: UNESP/FCLAR – Laboratório Editorial 1996, Organizadora: Lucila Scavone– p. 369-396 ISSN 1414-0144 RIBEIRO, Darcy. A Política Indigenista Brasileira. - Serviço de Informação Agrícola, 1962 RODRIGUES, Eubia Andréa. Rede urbana do Amazonas: Tefé como cidade média de responsabilidade territorial na calha do Médio Solimões. Dissertação (Mestrado em Geografia) Manaus: UFAM, 2011. Rubim, Altaci Corrêa. Identidade dos professores indígenas e processo de territorialização/Manaus-AM. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia- PPGSCA –– Universidade Federal do Amazonas, 2011. _______. O reordenamento político e cultual do povo Kokama: a reconquista da língua e do território além das fronteiras entre o Brasil e o Peru. Tese de Doutorado, Universidade de Brasília, 2016. RUBIM, Deise Silva. Traçando novos caminhos: ressignificação dos Kokama em Santo Antônio do Içá, alto Solimões – AM. Dissertação do Mestrado. UFAM, Manaus 2016. SÁ-SILVA, Jackson Ronie, ALMEIDA, Cristóvão Domingos, GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, Ano I - Número I - Julho de 2009, ISSN: 2175-3423. SILVA, Antônia Rodrigues da. Concepções e práticas de Educação Escolar Indígena: institucionalidade, estado da arte e escolarização dos Tikuna no Alto Solimões, AM. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas. Amazonas, Manaus, 2016. 109 SILVA, Katiane .Reflexões Sobre Violência e Deslocamentos De Povos Indígenas Na Amazônia/Katiane Silva. 2017. SILVA, Francisca Cardoso da. Da afirmação étnica à luta pela garantia da terra: a história de luta do povo indígena Kokama, aldeia Porto Praia de Baixo, Trabalho de Conclusão de Curso de História. Universidade do Estado do Amazonas, município de Tefé- Amazonas, 2019. SOUZA, Augusto Cabrolié Gonçalves de. Síntese da História de Tefé. 1989 ________ História de Tefé. 1989. SOUZA, C, 2006. Introdução Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 16, jul/dez 2006, p. 20-45. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/soc/n16/a03n16 TASTEVIN, Constant. ―A Região do Solimões ou Médio-Amazonas (Brasil)”. In FAULHABER, Priscila; MONSERRAT, Ruth (Orgs.). Tastevin e a Etnografia Indígena. Rio de Janeiro: Museu do Índio. 2008. p.13-38. TASSINARI, Antonella. M. I. e GOBBI, Izabel. Políticas públicas e educação para e sobre indígenas. Trabalho apresentado na 26ª Reunião Brasileira de Antropologia, realizada entre os dias 01 e 04 de junho, em Porto Seguro, Bahia, Brasil, ano de 2008. Disponível em: http://www.abant.org.br/conteudo/ANAIS/CD_Virtual_26_RBA/grupos_de_trabalho/trabalhos/GT%2007/isabel %20gobbi.pdf VIEGAS, Chandra Wood. Línguas em rede: para o fortalecimento da língua e da cultura Kokama. Tese (doutorado). Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística. Universidade de Brasília, 2014. 467f WAGNER, Roy. A invenção da cultura. Alexandre Morales e Marcela Coelho de Souza. São Paulo: Cosac & Naify, 2010. 110 REFERÊNCIAS DOCUMENTAIS Documento da comunidade Porto Praia de Baixo, 08 de agosto de 2013. Carta Aberta dos Povos Indígenas de Tefé, Mutirão, 2016. Boletim Huhuride Relatório do I Fórum de educação escolar indígena do município de Tefé, 2014. Relatório anual 2013 - CIMI Relatório narrativo anual 2015 - CIMI Relatório narrativo anual 2017 - CIMI Relatório Narrativo Semestral 2017/2018 - CIMI Relatório das atividades da CEEI, 2017-2019.pt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.