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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGalves, Jeane Macelino-
dc.date.available2022-06-10-
dc.date.available2023-01-19T14:05:25Z-
dc.date.issued2022-06-10-
dc.identifier.citationGALVES, Jeane Macelino, M.Sc., Universidade Federal de Viçosa, junho de 2022. Análise do grau de maturidade em gestão do conhecimento na Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Wescley Silva Xavier. Coorientadoa: Danielly Oliveira Inomata.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4478-
dc.description.abstractThis dissertation addresses Knowledge Management (KM) in a public Higher Education Institution, with a predominantly bureaucratic organizational structure. In public universities, administrative activities are based on the knowledge and guidelines of the rules, norms and legislation determined by the Public Administration. Therefore, it becomes relevant for the public organization to insert strategic KM actions in line with its strategic objectives. This will allow the identification, creation, storage, application and sharing of knowledge (critical and organizational) that will result in the quality of the services provided and in greater social effectiveness. Thus, a methodological procedure was designed based on a descriptive case study with a quantitative and predominantly qualitative approach. Data collection included the application of semistructured interviews and a questionnaire with 42 objective assertions based on the Instrument for Assessing KM in Public Administration, proposed by Batista (2012), in the MGCAP Maturity Model. The research result shows that the degree of maturity of the studied institution is of initiation, as proposed by APO (2020), a level at which the organization begins to understand, understand and recognize the importance of managing knowledge. In addition, some practices are pointed out, aiming at raising the organizational level, and work suggestions are made for the gaps found.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.titleAnálise do grau de maturidade em Gestão Do Conhecimento na Universidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the degree of maturity in Knowledge Management at the State University of Amazonaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-01-19T14:05:25Z-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-6444-8152pt_BR
dc.contributor.advisor1Xavier, Wescley Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2862737729326123pt_BR
dc.contributor.advisor2Inomata, Danielly Oliveira Inomata-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6976397161261491pt_BR
dc.contributor.referee1Mendes, Diego Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2200677732623207pt_BR
dc.contributor.referee2ZARELLI, PAULA REGINA-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3728369712114321pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1497015187059023pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação aborda a Gestão do Conhecimento (GC) em uma Instituição de Ensino Superior pública, com estrutura organizacional predominantemente burocrática. Nas universidades públicas, as atividades administrativas são baseadas nos conhecimentos e nas diretrizes das regras, normas e legislações determinadas pela Administração Pública. Por isso, tornar-se relevante que a organização pública insira ações estratégicas de GC alinhadas com seus objetivos estratégicos. Isso permitirá a identificação, criação, armazenamento, aplicação e compartilhamento dos conhecimentos (críticos e organizacionais) que resultarão na qualidade dos serviços prestados e em maior efetividade social. Assim, desenhou-se um procedimento metodológico baseado num estudo de caso, descritivo com abordagem quantitativa e predominantemente qualitativa. A coleta de dados contou com aplicação de entrevistas semiestruturadas e um questionário com 42 assertivas objetivas baseadas no Instrumento para Avaliação da GC na Administração Pública, proposto por Batista (2012), no Modelo de Maturidade MGCAP. O resultado da pesquisa mostra que o grau de maturidade da instituição estudada é de iniciação, segundo proposto por APO (2020), nível no qual a organização começa a compreender, entender e reconhecer a importância de gerenciar o conhecimento. Além disso, são apontadas algumas práticas, visando à elevação de nível organizacional, e feitas sugestões de trabalho para as lacunas encontradas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração - Universidade Federal de Viçosapt_BR
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