DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4414
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMenezes, Gabriela do Carmo-
dc.date.available2022-12-04-
dc.date.available2022-12-05T13:02:01Z-
dc.date.issued2022-05-20-
dc.identifier.citationMENEZES, Gabriela do Carmo. Lugares de sociabilização dos jovens nerds na cidade de Manaus. 2022. 74 f. TCC (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4414-
dc.description.abstractThe present work is a critical-dialectical analysis about the processes and locations of socialization and sociabilization of nerd youth in the Urban Area of Manaus-AM. The main objective is to analyze from a historical, social and geographical perspective how and in which places nerd youth have established themselves to develop their youth culture, as well as their territorial scope in space and in virtual media, explaining the possible reasons for the rise of this tribe historically, such as the consolidation of this group in the world market and the growth of identification subgroups are understood in this research, through the existing bibliographic material and reports from the nerds themselves. For the formulation of the methodology, data were collected using a semi structured questionnaire, with open and closed questions, to trace an identity profile of the participants, ensuring qualitative and quantitative data regarding the chosen method. Followed by interviews to collect stories and personal experiences, these questions were answered by participants who identified themselves as part of the nerd culture in some degree, with young people between 14 and 29 years old and adults between 30 and 50 years old. It was noticed how the process of socialization of these young nerds is taking place in a context of intense urbanization and cultural integration and flexibilization of the term youth resulting from globalization. They are living in the city and are present on social media, being characterized as a culture for consumption, technological and with multiple territorialities. Key-Words: Youth Sociability; Nerds; Place; Territoriality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociabilidade dos Jovenspt_BR
dc.subjectNerdspt_BR
dc.subjectLugarpt_BR
dc.subjectTerritorialidadept_BR
dc.subjectYouth sociabilitypt_BR
dc.subjectPlacept_BR
dc.subjectTerritorialitypt_BR
dc.titleLugares de sociabilização dos jovens nerds na cidade de Manauspt_BR
dc.title.alternativePlaces of socialising for young geeks in the city of Manauspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-12-05T13:02:01Z-
dc.contributor.advisor1Campos, Iolanda Aida de Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7310498700225534pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é uma análise crítico-dialética sobre os processos e localidades de socialização e sociabilização da juventude nerd na Área Urbana de Manaus-AM. O objetivo principal é, analisar em uma perspectiva histórica, social e geográfica como e em quais lugares a juventude nerd tem se estabelecido para desenvolverem sua cultura juvenil, assim como sua abrangência territorial no espaço e nos meios virtuais, explicando as possíveis razões para a ascensão dessa tribo historicamente, como a própria consolidação desse grupo no mercado mundial e o crescimento dos subgrupos de identificação são compreendidos nesta pesquisa, por meio do material bibliográfico existente e relatos dos próprios nerds. Para a formulação da metodologia, os dados foram coletados, utilizando um questionário semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas, para traçar um perfil identitário dos participantes, assegurando dados qualitativos e quantitativos referentes ao método escolhido. Seguido por entrevistas para coletar histórias e experiências pessoais, tais questionamentos foram respondidos por participantes que se identificaram como integrantes da cultura nerd em algum grau, com jovens entre 14 a 29 anos e adultos de 30 a 50 anos. Percebeu se, como está ocorrendo o processo de socialização desses jovens nerds em um contexto de intensa urbanização e integração cultural e flexibilização do termo juventude resultantes da globalização. Eles estão vivendo na cidade e estão presentes nas redes sociais, sendo caracterizados como uma cultura para o consumo, tecnológica e com múltiplas territorialidades. Palavras-chave: Sociabilidade dos Jovens; Nerds; Lugar; Territorialidadept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALVES, Flamarion Dutra. Considerações sobre Métodos e Técnicas em Geografia Humana. DIALOGUS, Ribeirão Preto, v.4, n.1, 2008. BARCELOS, Renato Hübner. Nova mídia, socialização e adolescência: um estudo exploratório sobre o consumo das novas tecnologias de comunicação pelos jovens. UFRGS - LUME Repositório digital, [online], 2010. Disponível: <http://hdl.handle.net/10183/24512>. Acesso em: 22 de jan. de 2020. BRUNA. O que significa Kpopper + 4 passos para se tornar fã de verdade. MeuBias, 04 fev. 2021. Disponível em:< https://meubias.com.br/kpopper/>. Acesso em: 15 de mai. de 2022. CAMACHO, Gabu. Você sabe o que é um Bookstan?. Beco Literário, 30 nov. 2020. Disponível em: <https://becoliterario.com/voce-sabe-o-que-e-um-bookstan/>. Acesso em: 15 de mai. de 2022. CARLOS. A. F. A. O lugar no/do mundo. 1. ed. São Paulo: FFLCH, 2007. CARRANO, Paulo. Jovens, escolas e cidades: desafios à autonomia e à convivência. Revista teias, v. 12, n. 26, p. 16, 2011. Disponível em: <https://www.e publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24209>. Acesso em: 13 de fev. de 2022. CASTELLS, M. Sociedade em Rede. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1 CATANI, Afrânio Mendes; GILIOLI, Renato de Souza Porto. Culturas Juvenis - Múltiplos olhares. São Paulo: Editora UNESP, 2008 (Coleção Paradidáticos. Série Cultura). CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael Rosa Pereira; RIBEIRO, Elisa Antônia. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Revista Evidência, [online], v. 7, n. 7, 2012. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/ Maio2013/ sociologia_artigos/pesqusia_social.pdf>. Acesso em: 07 de out. de 2020. CHAGAS, Luciana Zamprogne. Na teia do aranha: a construção cultural dos estereótipos dos jovens Nerds. Anais do Seminário Nacional da Pós-Graduação em Ciências Sociais-UFES, v. 1, n. 1, 2011. Disponível em: <https://periodicos. ufes.br/snpgcs/article/view/1562/1154>. Acesso em: 15 de mai. de 2022. CONHEÇA os diferentes tipos de Nerds/Geeks. G4 Nerds - Tudo do mundo Nerd. Disponível em: <https://www.g4nerds.com.br/web-stories/conheca-os-diferentes tipos-de-nerds-geeks/>. Acesso em: 15 de mai. de 2022 COSTA, Diana Ayla Silva da; COSTA, Benhur Pinos da. Geografia das (micro) territorializações culturais nas praças do centro urbano de Manaus. II Colóquio Nacional do Núcleo de Estudos em Espaço e Representações, 2008. Disponível em: <https://neer.com.br/anais/NEER-2/Trabalhos_NEER/ED%203%20II%20%83_ 65 %22%20Territorios%20e%20territorialidades%20do%20urbano/PDFs/Microsoft%20 Word%20-%20DianaAylaSilvadaCosta.ED3II.pdf>. Acesso em: 9 de abr. de 2022. COSTA, Everaldo Batista da, et al. Lógica formal, lógica dialética: Questão de método em geografia. Geo Uerj, v. 01, n. 25, 276-285, 2014. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/article/viewFile/12732/9919>. Acesso em 07 de out. de 2020. DA ROCHA, Anderson Alves; DA SILVA, Priscila Kalinke. Cultura Nerd: Identidade e Forma Cultural. Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Goiânia, [S.n], 2019. DUARTE, M. T.; LEITE, M. E. T. B. Redes Sociais, Sociabilidade Juvenil e Mediações Escolares: os sentidos atribuídos por um grupo de jovens do Ensino Médio da Rede Pública de Educação de Porangatu. Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás. 2014. Disponível em: <http://www2.pucgoias.edu.br/ anais/2014/PDF/29deoutubro/Stricto_Sensu/SS121_redessociaissociabilidade.pdf>. Acesso em: 15 de mai. de 2022. FEDEL, Agnelo de Souza; SILVA, Josefina de Fátima Tranquilin. Juventude e cultura nerd no Brasil: universos narrativos. DITO EFEITO, v. 7, n. 19, p. 122, 2016. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br>. Acesso em: 12 de out. de 2020. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. GONÇALVES, Bruna Goudinho; NUERNBERG, Denise. A dependência dos adolescentes ao mundo virtual. Revista de Ciências Humanas, v. 46, n. 1, p. 165- 182, 2012. GROPPO, L. A. Teorias críticas da juventude: geração, moratória social e subculturas juvenis. Em Tese, v. 12, n. 1, p. 4, 13 jul. 2015. HAESBAERT, Rogério. Dos Múltiplos Territórios à Multiterritorialidade. Porto Alegre, [SN], set. 2004. HARVEY, David. O espaço como palavra-chave. GEOgraphia, v. 14, n. 28, p. 8-39, 29 abr. 2013. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/ 13641>. Acesso em: 10 de abr. de 2022. HISTORIADETUDO. História do Pokémon. Disponível em: <https://www.historiade tudo.com/pokemon>. Acesso em: 15 de mai. de 2022. LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. MAFFESOLI, Michel. O declínio do individualismo nas sociedades de massas. Tradução Maria de Lourdes Menezes; Apresentação e revisão Técnica Luiz Felipe Baeta. 5.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2008. 66 MATOS, Patrícia. O nerd virou cool: identidade, consumo midiático e capital simbólico em uma cultura juvenil em ascensão. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, São Paulo, [S.n.], p. 1 - 15, 2011. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/Sudeste2011/resumos/ r24-1149-1.pdf>. Acesso em: 13 de fev. de 2020 MATTOS, Georgia de. A construção social da juventude. XV Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura, [S.n.], 2021. Disponível em: <https://epecom.uniso.br/wp-content/uploads/2022/02/GT-5.1-Georgia-de Mattos.pdf>. Acesso em: 15 de mai. 2022. PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. ROBINATO, Talita. Dia do orgulho nerd; conheça os “tipos” de nerds. Legião Jovem, 25 mai. 2020. Disponível em: <https://www.legiaojovem.com.br/dia-do orgulho-nerd-conheca-os-tipos-de-nerds/>. Acesso em: 15 de mai. de 2022. RODRÍGUEZ, Francisco Javier López. Nerds y geeks como protagonistas de las nuevas sitcoms: estudio de los personajes principales de The IT Crowd y The Big Bang Theory. Previously on: estudios interdisciplinarios sobre la ficción televisiva en la Tercera Edad de Oro de la Televisión, 2011. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11441/44134>. Acesso em: 23 de fev. de 2022. SALVADOR, Candido de Oliveira, D. S. A Geografia e o método dialético. Sociedade e Território, v. 24, n. 1, p. 97-114, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/3466>. Acesso em: 10 de out. de 2020. SANTOS, Francisco Coelho dos; CYPRIANO, Cristina Petersen. Redes sociais, redes de sociabilidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 29, n. 85, p. 63- 78, 2014. SANTOS, Milton. Técnica espaço tempo: Globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: Edusp, 1994. SILVA, Alexandre Souza da. Aspecto da relação entre consumo e identidade na cultura nerd. Repositório - UFBA, 2015. Disponível em: <https://repositorio. ufba.br/handle/ri/31587>. Acesso em: 9 de abr. de 2022. SPOSITO, Marilia Pontes; ALMEIDA, Elmir de; CORROCHANO, Maria Carla. Jovens em Movimento: mapas plurais, conexões e tendências na configuração das práticas. Educação & Sociedade, v. 41, [S.n.], 2020. STÜRMER, A. B.; HERRMANN, G. P. Territorializações de Grupos Juvenis em Santa Maria-RS. Revista Perspectiva Geográfica-Campus Marechal Cândido Rondon, v. 12, n. 16, p. 22–32, 2017. Disponível em: <https://www.semantic scholar.org/paper/Territorializa%C3%A7%C3%B5es-de-Grupos-Juvenis-em-Santa- 67 St%C3%BCrmer-Herrmann/b47d047704bd82f88f8fd5cca0bba8dc063dcde3>. Acesso em: 25 de fev. de 2022. TRAVANCAS, Paula Rozenberg. Nem toda Mulher-Maravilha usa bracelete de ouro: um mapeamento dos blogs nerds feministas brasileiros. 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Joinville, [S.n]. 2018.pt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lugares de sociabilização dos jovens nerds na cidade de Manaus.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.