DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4356
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFeitosa, Ana Isabel Moreira-
dc.date.available2022-10-07T12:50:06Z-
dc.date.issued2019-05-14-
dc.identifier.citationFEITOSA, Ana Isabel Moreira. Aplicação de função do 1º grau no EJA a partir do tema transversal trabalho e consumo. 2019. 55 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Presidente Figueiredo.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4356-
dc.description.abstractNowadays, mathematics plays an important role. teaching needs to correspond in a more versatile, intelligent and efficient way to the world, making it accessible to those who seek it. However, there are Despite so much technology and resources, the teaching of mathematics continues, in most cases, being presented in the traditional perspective, with use only blackboard and brush and mechanical calculations without contextualization. Facing the current scenario of teaching, this work aims to use the transversal theme work and consumption focusing on the subject 1st degree polynomial function, considering that the cross-cutting themes are recommended in PCN's and bring the reality of students students' reality of everyday examples emphasizing that such issues can be worked in all subjects and mathematics could not be different very On the contrary, it can be seen that there is great interest on the part of students, facilitating learning, making the student aware that learning, making the student aware that he can and should be an agent the environment in which he lives, where there is an awakening to the subject, where the identification of graphs relate examples of everyday life, stimulate what will be taught in the initial series of EJA. Once the transversality involves all areas of knowledge, focusing on the social, ethical focus on social, ethical, cultural development, promoting curiosity, qualification in the elaboration technologies for the formation of the student in the exercise of citizenship taking into account the worldview in view of a learning that can guide the development of a society based on equality. In this way, we intend to use mathematics to show that it is a science that covers different areas of knowledge, and that can promote reflection, values and promotion of a society focused on local values, and especially to citizenship.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectFunção de 1º graupt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectTemas transversaispt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subject1st degree functionpt_BR
dc.subjectCross-cutting themespt_BR
dc.titleAplicação de função do 1º grau no EJA a partir do tema transversal trabalho e consumopt_BR
dc.title.alternativeApplication of 1st grade function in EJA from the transversal theme work and consumptionpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-07T12:50:06Z-
dc.contributor.advisor-co1Carvalho, Joelma Monteiro de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5095453162912989pt_BR
dc.contributor.advisor1Moraes, Nadime Mustafa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4822173026595958pt_BR
dc.description.resumoNa atualidade, a ciência Matemática tem um grande papel, precisando seu ensino corresponder de uma forma mais versátil, inteligente e eficiente à realidade do mundo contemporâneo, tornando-a acessível aos que por ela buscam. Porém, surgem alguns desafios, apesar de tanta tecnologia e recursos, o ensino da Matemática continua, na maioria das vezes, sendo apresentado na perspectiva tradicional, com uso apenas de quadro e pincel e cálculos mecânicos sem contextualização. Frente ao cenário atual de ensino, este trabalho tem como objetivo utilizar o tema transversal trabalho e consumo focando o assunto função polinomial do 1º grau, tendo em vista que os temas transversais são preconizados nos PCN’s e trazem a realidade dos alunos exemplos do cotidiano enfatizando que tais temas podem ser trabalhados em todas as disciplinas e a Matemática não poderia ser diferente muito pelo contrário percebe-se que há grande interesse por parte dos alunos, facilitando o aprendizado, conscientizando o aluno que o mesmo pode e deve ser um agente participativo do meio em que vive, onde haja um despertar para o assunto, onde a identificação de gráficos relacionam exemplos do dia a dia, estimulam o que serão ministrados nas series iniciais do EJA. Uma vez que a transversalidade envolve todas as áreas do conhecimento, com enfoque ao desenvolvimento social, ético, cultural, promovendo a curiosidade, qualificação nas tecnologias de elaboração para formação do aluno no exercício de cidadania levando em consideração a visão de mundo tendo em vista um aprendizado que possa nortear o desenvolvimento de uma sociedade baseada na igualdade. Dessa forma, pretende-se com o uso da Matemática mostrar que se trata de uma ciência que abrange as diversas áreas do conhecimento, e que pode promover reflexão, valores e promoção de uma sociedade voltada aos valores locais, e principalmente à cidadania.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAZCÁRATE, Pilar Poded. Qué Matemáticas Necesitamos para Comprender el Mundo Actual. Investigactión en la Escuela, nº32, p.77-85. 1997. BARBOSA, Laura Monte Serrat. Temas Transversais: Como utilizá-los na prática educativa? Curitiba: Ibpex, 2007. BOMFIM, Felipe. Os Temas Transversais no Ensino da Matemática. Maceió – AL, 2010. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental: Terceiro e quarto ciclos. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 1998. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental: Terceiro e quarto ciclos. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2000. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental: Meio Ambiente. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2000. CARVALHO, Dione l. de. Metodologia do Ensino da Matemática. 2.ed. São Paulo: Cortez,1994. D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática – Elo entra as tradições e a modernidade. 2. ed. 2ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. LDB, Lei de Diretrizes e Bases. Secretaria de Editoração e Publicações Coordenação de Edições Técnicas. 2ª Ed. Brasília, 2018. MARCONI, Marina de Andrade. LAKATO, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Cientifica. São Paulo: Editora Atlas, 2003. PACIEVITCH, Thais. Disponível em: < https://www.infoescola.com/educacao/dejovens-e-adultos/ > acesso em 25-03-2019 às 22:54. SÁ, Robson. Disponível em : <https://www.infoescola.com/matematica/aspectoshistoricos-sobre-funcao-matematica/ > acesso em 24-03-2019 as 23:40.pt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESPF - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aplicação de função do 1º grau no EJA a partir do tema transversal trabalho e consumo.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.