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Título: Resolução de problemas utilizando o quadrado mágico na 4ª etapa da educação de jovens e adultos
Título(s) alternativo(s): Problem solving using the magic square in the 4th stage of youth and adult education
Autor(es): Vidal, Maria Cristina Medeiros
Orientador(es): Lima, Geraldine Silveira
Palavras-chave: Matemática;Ensino de matemática;Quadrado mágico;Lúdico;Mathematics;Mathematics teaching;Playful;Magic square;EJA
Data do documento: 15-Jun-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: VIDAL, Maria Cristina Medeiros. Resolução de problemas utilizando o quadrado mágico na 4ª etapa da educação de jovens e adultos. 2019. 85 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Presidente Figueiredo - AM.
Resumo: Pensando na realidade do aluno, este trabalho surgiu para contribuir para o ensino fazendo uso de uma abordagem significativa com o tema “Resoluções de problemas utilizando o quadrado mágico na 4° etapa da Educação de Jovens e Adultos”, aplicada em uma Escola Municipal do Município de Presidente Figueiredo durante o turno noturno, e também, visa auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de matemática. Neste processo procurou-se oportunizar ao aluno a experimentação com a utilização do lúdico, proporcionando um novo olhar à matemática para contribuir e gerar novas expectativas de aprendizado. Os resultados desenvolvidos por esta dinâmica pode agregar valores substanciais ao ensino permitindo envolvimento dos alunos nas atividades propostas em sala, explorando o desenvolvimento das habilidades dos discentes na interação do processo educativo. Nessa perspectiva, a intenção é de atingir o aluno ao envolvimento do entendimento pela compreensão das estratégias alocadas nesse cenário frente aos problemas abordados por meio da ludicidade, dando ao aluno a oportunidade de conceber a importância do conteúdo aplicado, dessa forma o aluno 10 pode adquirir mais interesse em aprender cada vez mais com o processo das dinâmicas apresentadas. Os jogos de matemáticas que envolvem resoluções de problemas exigem do aluno um raciocínio logico e estratégicas para que o aluno possa desenvolver as resoluções e solucionar os problemas contextualizados abordados com jogos em sala de aula. É importante que o aluno encontre na escola um lugar que lhe propicie novas descobertas juntamente com um espaço favorável, onde possa combater seus medos e descobrir suas capacidades por meio dos jogos, instigando a experimentação de novos processos de aprendizagem ao ensino. Portanto, é fundamental compreendermos a importância da utilização dos jogos lúdicos na prática pedagógica. O professor é o mediador desse processo evolutivo, e proporciona ferramentas de avanço na progressão da descoberta desse conhecimento. O discente passa em querer saber e descobrir, seguido logo do processo de raciocínio lógico para sua aprendizagem, assim, o emprego de jogos e brincadeiras como estratégias mediadoras no processo de ensino aprendizagem no ensino EJA pode ser explorado.
Abstract: Thinking about the reality of the student, this work arose to contribute to the teaching using a significant approach with the theme "Problem solving problems using the magic square in the 4th stage of Youth and Adult Education Adults", applied in a Municipal School in the municipality of Presidente Figueiredo during the night shift, and also aims to assist in the process of teaching and learning process of the subject of mathematics. In this process, we tried to give the student the opportunity the student the experimentation with the use of playfulness, providing a new look to mathematics in order to contribute and generate new learning expectations. The results developed by this dynamic can add substantial values to the teaching, allowing the involvement of students in the activities proposed in the classroom, exploring the development of the students' abilities in the interaction of the educational process. In this perspective, the intention is to reach the student to involvement of understanding by understanding the strategies allocated in this scenario in front of the problems addressed through playfulness, giving students the opportunity to opportunity to conceive the importance of the applied content, thus the student 10 can acquire more interest in learning more and more with the process of the dynamics presented. The mathematical games that involve problem solving require the student's logical logical reasoning and strategies so that the student can develop the resolutions and and solve contextualized problems addressed with games in the classroom. of class. It is important that the student finds in the school a place that allows him/her to make new discoveries together with a favorable space where he can fight his fears and discover his and discover their abilities through games, instigating the experimentation of new learning new learning and teaching processes. Therefore, it is fundamental to understand the importance of using games in teaching practice. The teacher is the mediator of this evolutionary process, and provides tools to advance in the progression of the discovery of this knowledge. The learner starts to want to know and discover, followed by the logical reasoning process for learning, thus, the use of games and play as mediating strategies in the mediating strategies in the teaching learning process in EJA teaching can be explored.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4351
Aparece nas coleções:NESPF - Trabalho de Conclusão de Curso

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